BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Início Site Página 24

Copa Airlines celebra 25 anos em SP com expansão até 2029

0
Valéria Padilla, gerente de Marketing da Copa Airlines, e Monica Afonso, gerente de Vendas Brasil. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Valéria Padilla, gerente de Marketing da Copa Airlines, e Monica Afonso, gerente de Vendas Brasil. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

São Paulo (SP) – A Copa Airlines celebra, em São Paulo, 25 anos de operações no mercado local com uma atualização de produto, conectividade e crescimento. A companhia destacou a conveniência do Hub das Américas (Panamá), que conecta sete cidades brasileiras a mais de 70 destinos relevantes nas Américas, incluindo 20 no Caribe, 17 nos Estados Unidos e 2 no Canadá, além de conexões por parceiros da Star Alliance.

“A nossa missão é conectar de forma simples e conveniente. O passageiro despacha a bagagem no Brasil e faz imigração apenas no destino final, mesmo em conexões de 30 ou 40 minutos no Panamá”, destacou Monica Afonso, gerente de Vendas Brasil da Copa Airlines.

A malha global opera hoje cerca de 400 a 420 voos diários e o plano projeta chegar a 500 voos por dia até 2029, com entregas de aeronaves em curso após atrasos em 2024. “Chegaremos a um incremento superior a 50% até 2029, de modo organizado e sustentável”, afirmou Monica.

No Brasil, a companhia opera 93 frequências semanais e atingirá 95 em janeiro, na alta temporada. O retorno a Salvador foi confirmado, completando presença em todas as regiões do País. Monica lembrou também que a empresa foi a primeira internacional a retomar Porto Alegre após a reabertura do aeroporto. “Quando colocamos um voo, é para ficar. Trabalhamos com planejamento e confiabilidade”, reforçou.

No produto, a Copa apresentou a Classe Dreams, com assentos-cama nas rotas estratégicas da Costa Oeste dos Estados Unidos (casos de Los Angeles, São Francisco e San Diego), além de refeições quentes incluídas e bagageiros com maior capacidade.
“É um padrão de serviço de classe mundial, com conforto e uma experiência fluida em toda a jornada”, disse Monica.

Outro destaque foi o Panamá Stopover, programa que permite ao viajante incluir de 24 horas a sete dias no país sem custo adicional na tarifa, com descontos em hospedagem, passeios e restaurantes por meio de mais de 80 parceiros locais.
“O stopover possibilita dois destinos na mesma viagem e mostra ao brasileiro que o Panamá é muito mais do que o Canal: há cultura, praias e compras de nível internacional”, acrescentou.

O programa de fidelidade ConnectMiles, que completa 10 anos, também esteve em pauta. No Brasil, ele integra parceiros de coalizão para acúmulo e resgate de pontos. Afonso ressaltou ainda a estratégia da Copa em equilibrar segmento corporativo e lazer.
“Estamos intensificando ações no corporativo, sem perder o DNA de lazer que sempre foi forte na companhia”, concluiu.

BLTA encerra roadshows no Brasil e confirma agenda internacional

0
BLTA
Associação reuniu hoteleiros e agentes em quatro cidades brasileiras e reforçou conexões no mercado de turismo de luxo em 2025. Crédito: Divulgação

Depois de realizar no final de março a primeira etapa de seu roadshow nacional 2025 em Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) concluiu, na última semana de agosto, o calendário de rodada de negócios entre hoteleiros e agentes de viagem em São Paulo (SP) e Campinas (SP), contando com a participação de 25 associados, entre hotéis e operadoras.

De acordo com Camilla Barretto, CEO da BLTA, esses roadshows promovem conexões não apenas entre o mercado e os associados, com a divulgação dos diferenciais e novidades de cada participante aos melhores agentes de turismo, mas, também, permitem trocas valiosas entre os associados presentes, elevando o nível coletivo da associação. “Tivemos dias de muito trabalho, mas com leveza, alegria e entusiasmo de todos os participantes”, afirma.

Em Campinas, o encontro contou com 32 representantes de 25 agências e operadoras convidadas. Na capital paulista, profissionais de 59 agências e operadoras participaram das rodadas de negócios.

  • Roadshow em Campinas
    • Associados participantes : Auroraeco, Awasi Santa Catarina, B Hotel Brasília, Botanique Hotel, Caiman Pantanal, Carmel Charme, Carmel Taíba, Cristalino Lodge, Grupo Raiz do Brasil (Casa Brasileira Hotel e Pedras do Patacho), Estrela D’Água, Hamares Boutique Hotel, Hotel Emiliano, Hotel Vila da Santa, Janeiro Hotel, Jaguaríndia Village, Kuara Hotel, LK Design Hotel, Nannai Noronha, Nannai Resort & Spa, Ocanto.br (Pousada Literária, Pousada Tutabel e Pousada Trijunção), Pousada Maria Flor Noronha, Rancho do Peixe, Txai Resorts, Unique Garden, Uxua.
    • Apoiadores: Visit Rio e Trousseau Oficial
  • Roadshow em São Paulo
    • Associados participantes do : Auroraeco, Awasi Santa Catarina, B Hotel Brasília, Botanique Hotel, Caiman Pantanal, Carmel Charme, Carmel Taíba, Cristalino Lodge, Grupo Raiz do Brasil (Casa Brasileira Hotel e Pedras do Patacho), Estrela D’Água, Hamares Boutique Hotel, Kenoa, Hotel Vila da Santa, Janeiro Hotel, Jaguaríndia Village, Kuara Hotel, LK Design Hotel, Nannai Noronha, Nannai Resort & Spa, Ocanto.br (Pousada Literária, Pousada Tutabel, Pousada Trijunção), Pousada Maria Flor Noronha, Rancho do Peixe, Txai Resorts, Unique Garden e Uxua.
    • Apoiadores: Visit Rio, Trousseau Oficial, Paypal e Zissou

Eventos internacionais

Já a partir de outubro nova comitiva da BLTA desembarcará em importantes eventos do trade internacional do segmento de viagens de alto padrão. O primeiro deles é o Remote Immersion, que irá ocorrer na Chapada dos Veadeiros entre 20 e 23/10. Ainda no mesmo mês participará, em conjunto com a Embratur, da Galeria Visit Brasil Nova York (entre 29/10 e 2/11), que neste ano terá o Pantanal como tema. Em novembro já tem participação assegurada no Festuris (6 a 9/11) e em encerrará 2025 marcando presença na ILTM Cannes (1 a 4/12).

Festuris Luxury destaca Espanha, Itália e Suíça em experiências exclusivas

0
Festuris Luxury
Espaço Luxury terá Espanha, Itália e Suíça como protagonistas. Foto: divulgação/Festuris

O Festuris 2025 prepara um espaço Luxury voltado ao turismo de alto padrão, que terá como protagonistas três destinos europeus de destaque: Espanha, Itália e Suíça. A proposta é oferecer experiências exclusivas e imersivas, combinando cultura, gastronomia e lazer sofisticado.

A Espanha será representada por suas rotas históricas, vinhos consagrados e hotéis-boutique, permitindo aos visitantes conhecerem a diversidade cultural de cidades como Barcelona e Madri. Já a Itália trará ao evento alguns de seus ícones mais reconhecidos, das charmosas vilas da Toscana ao glamour de Milão, em um mix que une arte, luxo e gastronomia.

A Suíça, por sua vez, reforçará sua vocação para o bem-estar e a natureza, com destaque para resorts alpinos, passeios exclusivos e experiências que priorizam tranquilidade aliada à sofisticação.

O espaço Luxury tem se consolidado como um dos pontos altos do Festuris, ao reunir destinos e operadores de turismo de luxo em um ambiente propício para conexões estratégicas. A área se posiciona como um hub de negócios e relacionamento, valorizando experiências personalizadas e exclusivas para o público.

Indonésia tornará obrigatório cartão de chegada digital em outubro de 2025

0
Crédito:Ismail saja/pexels

A partir de 1º de outubro de 2025, todos os viajantes internacionais que ingressarem na Indonésia precisarão preencher o cartão de chegada digital “All Indonesia”, medida que será válida em todos os aeroportos internacionais do país.

O sistema começará a ser implementado em 1º de setembro de 2025, nos aeroportos de Jacarta (CGK), Denpasar-Bali (DPS) e Surabaya (SUB). Um mês depois, a obrigatoriedade será estendida a todos os pontos de entrada aérea, incluindo Komodo, Makassar, Manado, Medan e Sumatra. Segundo as autoridades, postos marítimos e fronteiras terrestres também poderão ser incorporados a partir da mesma data.

O “All Indonesia” faz parte do novo portal digital lançado pelo governo, que reúne em uma única plataforma formalidades antes realizadas em etapas separadas.

O sistema integra serviços de imigração, alfândega, saúde e quarentena, simplificando a entrada de estrangeiros e cidadãos indonésios que retornam ao país.

Entenda como funciona

O formulário eletrônico é gratuito e deve ser preenchido no máximo três dias antes da viagem, por meio do site oficial ou do aplicativo “All Indonesia”, disponível para iOS e Android.

Passageiros que não completarem o registro antes da partida ainda poderão preencher o cartão digital ao desembarcar, por meio de um QR Code disponível nos aeroportos, especialmente em Jacarta. No entanto, as autoridades alertam que isso pode gerar atrasos nos controles de CIQ (Customs, Immigration and Quarantine) devido ao tempo de processamento dos dados.

Mas, atenção, o cartão “All Indonesia” não substitui o visto. A formalidade é um procedimento adicional que complementa os modelos já existentes, como e-VoA (visto eletrônico na chegada), e-Visa e visa on arrival.

 

São Paulo levará comitiva de turismo para a Abav 2025

0
São Paulo
SP participa da 51ª Abav Expo. Crédito: Secretaria de Turismo/Governo de SP

O Governo do Estado de São Paulo vai marcar presença na 51ª Abav Expo, que acontece entre 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro. A iniciativa integra o programa Discover/Descubra São Paulo, criado para promover a capital paulista como destino turístico e de negócios no Brasil e no exterior. Até 10 empresas do setor de turismo serão selecionadas para compor a comitiva, fortalecendo a representatividade do estado em uma das maiores feiras do trade na América Latina.

A feira, que será realizada no RioCentro, deve reunir mais de 2 mil marcas expositoras e receber 42 mil visitantes ao longo de três dias. Entre os participantes estão representantes de operadoras, agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros e promotores de eventos.

Estande de SP e benefícios às empresas

O programa contará com um estande próprio, espaço destinado a reuniões, ativações de marca, exibição de vídeos e palestras, além de atividades de networking com players nacionais e internacionais.

As empresas selecionadas terão direito a reembolso de até US$ 1 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos de viagem. Além disso, o programa oferece acompanhamento com ações de consultoria, monitoramento de resultados e suporte pós-evento.

“Com um estande próprio, São Paulo chega ao Rio de Janeiro na Abav Expo, uma das principais feiras nacionais do setor, com o objetivo de ocupar um espaço que já é seu naturalmente, o de turismo de eventos, gastronomia e história. Além disso, queremos expandir nossas frentes levando também ecoturismo, cultura e hospitalidade, que são temas que estamos colocando como prioridade neste momento”, afirma Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.

Programa Discover/Descubra São Paulo

Criado em 2025 pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a InvestSP, o Discover/Descubra São Paulo tem sido peça-chave na estratégia de internacionalização do turismo paulista. Só no primeiro semestre, sete missões empresariais renderam uma projeção de R$ 80 milhões em negócios para 19 companhias participantes.

Entre as ações realizadas estão participações em eventos globais como a Fitur Madrid, ITB Berlin, SXSW nos Estados Unidos, BTL Lisboa, WTM Africa, ATM Dubai e a WTM Latin America. Mais recentemente, o programa também marcou presença na IBTM Americas, no México.

Até o fim de 2025, estão previstas missões adicionais para a WTM Londres (novembro), o Festuris em Gramado (novembro) e a ILTM Cannes (dezembro), consolidando São Paulo como um dos principais destinos turísticos e de negócios da América Latina.

Disney anuncia novidades no Walt Disney World durante D23

0
Walt Disney D23
Atração temporária Tron estreia em 15 de setembro. Foto: divulgação

O Walt Disney World Resort, na Flórida, anunciou uma série de novidades durante o Destination D23: A Journey Around the Worlds of Disney, evento que reuniu Walt Disney Imagineers, Disney Legends e convidados especiais.

Entre os destaques está a revelação de uma nova paleta de cores para o icônico Cinderella Castle, no Magic Kingdom. Inspirada em sua versão original, a pintura aposta em tons de cinza, creme, azul e detalhes dourados, ressaltando os 57 metros de altura da estrutura.

Outra novidade envolve a atração Walt Disney’s Carousel of Progress, criada por Walt Disney e em operação desde a Feira Mundial de Nova York em 1964. O espetáculo receberá uma figura áudio-animatrônica do próprio Walt Disney, que dará as boas-vindas em uma cena inédita.

O Magic Kingdom também receberá uma experiência temporária na atração Tron Lightcycle/Run. Inspirada no filme “Tron: Ares”, que estreia em outubro, a atualização estreia em 15 de setembro e incluirá nova iluminação em tons vibrantes de vermelho e laranja, além de trilha sonora criada pela banda Nine Inch Nails.

Já para a futura área temática dedicada aos Vilões, os Imagineers buscaram referências em Paris e Barcelona, estudando a arquitetura Art Nouveau e explorando sua conexão com a estética dos personagens. O estilo servirá de base para o conceito batizado de “Arquitetura Conjurada”, que promete unir elementos históricos e fantásticos no design da nova área.

Latam registra maior conectividade da história no Brasil

0
Foram disponibilizados 22,6 milhões de assentos no mercado doméstico entre janeiro e junho deste ano. Foto: divulgação

A Latam Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com um aumento histórico de quase 30% na oferta doméstica de assentos em relação ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. O crescimento, registrado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), consolida a maior conectividade já operada pela companhia no país.

Foram disponibilizados 22,6 milhões de assentos no mercado doméstico entre janeiro e junho deste ano, alta de 27% frente a 2019. No internacional, a oferta chegou a 4,3 milhões de assentos, avanço de 3% no mesmo comparativo. Ao todo, somando os dois segmentos, a Latam disponibilizou 26,9 milhões de assentos, crescimento de 22%.

A conectividade também avançou. Em 2025, a aérea já opera 138 rotas domésticas para 56 aeroportos, contra 123 rotas para 44 destinos antes da pandemia. No segmento internacional, são 38 rotas para 23 aeroportos. Até o fim deste mês, novos voos para Bonito (MS), Dourados (MS) e Parnaíba (PI) elevarão a presença para 59 aeroportos atendidos no Brasil.

No segundo semestre, estão sendo inauguradas 12 rotas domésticas, como Guarulhos-Bonito, Congonhas-São Luís e Brasília-Foz do Iguaçu, além de seis internacionais, incluindo Florianópolis-Lima, Guarulhos-Córdoba e Porto Alegre-Buenos Aires.

O movimento foi acompanhado por crescimento no número de passageiros. No semestre, 22 milhões de viajantes foram transportados em voos domésticos e internacionais, um aumento de 23% frente a 2019. A taxa de ocupação média atingiu 86% nos voos domésticos e 87% nos internacionais.

Em agosto de 2025, a Latam operou uma média de 800 voos diários no Brasil, sendo 736 domésticos e 64 internacionais. A frota nacional conta hoje com 169 aeronaves, frente a 158 no fim de 2019.

Segundo dados da Anac, a Latam lidera o market share nos mercados doméstico e internacional desde 2021. Além disso, a companhia foi apontada pela Abracorp, pelo segundo ano consecutivo, como a preferida dos viajantes corporativos no país.

WAM Experience nomeia Higino Vieira como CTO

0
WAM Experience
Com trajetória em tecnologia e gestão pública, Vieira terá a missão de ampliar o uso de soluções inteligentes e fortalecer a cibersegurança. Crédito: Divulgação

A WAM Experience anuncia Higino Vieira como CTO (Chief Technology Officer) da companhia. A decisão marca um novo capítulo na jornada de transformação digital do grupo, que nos últimos meses consolidou avanços expressivos em inovação, eficiência operacional e experiência do cliente.

Vieira atua há mais de dois anos na WAM, onde ocupou o cargo de COO, conduzindo iniciativas que garantiram maior integração entre áreas, economia e evolução tecnológica. Com ampla experiência em tecnologia, ele assume o desafio de acelerar a adoção de soluções inteligentes, seguras e centradas no cliente.

“Estou honrado pelo desafio. O objetivo é seguir usando a tecnologia como aliada para simplificar processos, reduzir custos e oferecer experiências inteligentes. Estamos transformando o grupo de ponta a ponta, unindo inovação, praticidade e confiança”, afirma Vieira.

Em 2025, a área de Tecnologia e Inovação do grupo vem consolidando entregas estratégicas, com foco em inteligência artificial, ciência de dados e integrações, além de avanços em infraestrutura e cibersegurança, garantindo resiliência e continuidade operacional.

Com sólida formação acadêmica, Higino é analista de sistemas e especialista em administração geral. Atuou em posições de gestão no Senado Federal, Ministério do Trabalho, Ministério do Turismo e ApexBrasil. Sua trajetória combina visão estratégica de negócios e domínio técnico, credenciais que reforçam a confiança da WAM em consolidar-se como referência em hospitalidade e inovação no Brasil.

Natal Luz de Gramado celebra 40 anos com ingressos disponíveis via WhatsApp

0
Natal Luz de Gramado completa 40 anos em 2025. Crédito: Divulgação
Natal Luz de Gramado completa 40 anos em 2025. Crédito: Divulgação

O Natal Luz de Gramado, maior espetáculo natalino da América Latina, chega à sua 40ª edição apostando em inovação para ampliar a experiência do visitante. Em parceria com a Imply ElevenTickets, tiqueteira oficial do evento, o festival passa a oferecer a compra de ingressos diretamente pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais usado no mundo.

A novidade garante mais comodidade e agilidade ao público que pretende garantir lugar em espetáculos como o Grande Desfile de Natal, o Nativitaten e o Illusion. Todos os anos, o evento recebe mais de 2 milhões de visitantes, consolidando-se como um dos principais atrativos turísticos do Brasil.

Como funciona o novo sistema

O processo de compra é simples e totalmente digital. Basta iniciar uma conversa com o número oficial (51) 2106-8010. O atendimento automatizado, com inteligência artificial, valida o cadastro do usuário — com envio de link e código de autenticação por e-mail — e, em seguida, apresenta as opções de ingressos disponíveis.

O visitante pode escolher a data, o setor no mapa do evento, o tipo e a quantidade de ingressos. O pagamento pode ser feito via Pix, cartão de débito ou crédito, em link seguro. Após a confirmação, o ingresso digital é enviado imediatamente, pronto para uso.

Tecnologia a serviço da experiência

A parceria entre a GramadoTur e a Imply® reforça o compromisso do evento em aliar tradição e tecnologia. Além da venda digital, a plataforma ElevenTickets integra controle de acessos e suporte de equipes especializadas, garantindo eficiência em todas as etapas da operação.

“É uma honra para a Imply® ser a tiqueteira oficial nos 40 anos do Natal Luz, oferecendo tecnologias e serviços que unem praticidade, segurança e inovação. Com a venda de ingressos via WhatsApp, colocamos a tecnologia a serviço da experiência do visitante, simplificando o acesso e ampliando as possibilidades de compra. Nosso compromisso é entregar, junto à GramadoTur, um evento memorável, com excelência na operação e no atendimento, reforçando a magia que faz do Natal Luz um dos maiores eventos natalinos do mundo”, pontua Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.

Um marco para turismo e cultura

Com a inovação, o Natal Luz de Gramado reafirma sua posição como evento de referência mundial. A combinação de espetáculos grandiosos, estrutura de ponta e soluções digitais acessíveis contribui para atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior, movimentando a economia local e reforçando a imagem de Gramado como destino turístico de destaque.

Costa amplia temporada de roteiros no inverno europeu

0
Costa Cruzeiros
Costa Toscana terá itinerário de 12 noites pelo Mediterrâneo Ocidental em 2026, com paradas na Espanha, Itália, Tunísia e Marrocos. Crédito: Divulgação

A Costa Cruzeiros anunciou a ampliação da sua programação para o inverno europeu 2025/2026, com dois novos itinerários no Mediterrâneo Ocidental a bordo do Costa Toscana. Recentemente, a companhia também relançou promoção com pacote de bebidas grátis para temporada 2025/2026.

A partir de janeiro de 2026, o navio oferecerá um roteiro de 12 noites com embarque em Savona (Itália) e paradas em Marselha (França), Barcelona, Alicante e Málaga (Espanha). O itinerário inclui ainda Tânger (Marrocos), La Goulette (Tunísia), Palermo e Nápoles (Itália), além de Civitavecchia/Roma, antes do retorno a Savona. Entre os destaques está a passagem pelo chamado “Ponto Mais Escuro do Mar de Alboran”, área do Mediterrâneo onde os passageiros poderão observar o céu estrelado.

Até dezembro de 2025, o Costa Toscana também realizará cruzeiros de sete noites dedicados aos Golfos da Itália. O roteiro passa por Marselha, Barcelona, o “Ponto Mais Escuro do Mar Baleares”, Nápoles, Civitavecchia/Roma e La Spezia.

Outro navio em operação na região será o Costa Smeralda, que fará cruzeiros de sete noites no Mediterrâneo Ocidental, com embarque em Gênova e escalas em Marselha, Barcelona, no “Ponto Mais Escuro do Mar das Baleares”, além de Cagliari, Nápoles e Civitavecchia/Roma.

No Caribe, o Costa Fascinosa e o Pacifica realizarão itinerários de sete noites a partir de dezembro de 2025. O Fascinosa terá três opções de roteiro, com embarque em Santo Domingo (República Dominicana), incluindo paradas em Tortola, Ilha Catalina, Fort-de-France, Philipsburg, Basseterre, St. Lucia, St. John’s e Antígua e Barbuda. Já o Pacifica oferecerá itinerários com embarques em La Romana (República Dominicana), passando por Samaná, Amber Cove, Ilha Catalina e seis ilhas caribenhas, entre elas Tortola e St. Lucia.

As Ilhas Canárias estarão na programação do Costa Fortuna, que terá saídas de Las Palmas e Santa Cruz de Tenerife em cruzeiros de sete noites, com escalas em Madeira, Lanzarote, La Gomera, Fuerteventura e Gran Canaria. Algumas partidas incluirão também o Marrocos, com visitas a Marrakech e Agadir.

Na Ásia, o Costa Serena oferecerá dois itinerários diferentes de 14 noites, com passagens por Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Singapura, Brunei e Filipinas.

A temporada também contará com o cruzeiro Volta ao Mundo a bordo do Costa Deliziosa, que parte de Trieste (Itália) em 21 de novembro de 2025 para uma viagem de 142 dias, passando pela América do Sul, Polinésia, Austrália, Ásia e Oceano Índico.

No outono europeu, o Costa Favolosa realizará minicruzeiros de três e quatro noites no Mediterrâneo Ocidental.

Todos os cruzeiros podem ser adquiridos em até 12 parcelas promocionais no cartão de crédito. Mais informações estão disponíveis no site da companhia e no portal Costa Extra, exclusivo para agências de viagens.