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Tampa Bay projeta voo direto para o Brasil e celebra alta no turismo

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Santiago Corrada, Leslie Benveniste, Stefanie Zinke (todos do Visit Tampa Bay) e Joyce Cordeiro (Aviareps). Foto: Matheus Alves (Brasilturis)

Tampa Bay projeta voo direto para o Brasil e celebra crescimento do turismo

Realizado nesta segunda-feira (31), evento parte da Sales Mission do Visit Tampa Bay, no Casa Manioca, em São Paulo, destacou o crescimento do destino entre os brasileiros e revelou que um voo direto entre Tampa e o Brasil pode ser anunciado em breve. O evento reuniu operadores e parceiros estratégicos para fortalecer a promoção do destino no mercado nacional.

Santiago Corrada, CEO do Visit Tampa Bay, reforçou que o Brasil segue entre os principais mercados emissores para a cidade, mesmo sem uma ligação aérea direta. “Desde janeiro, temos registrado 87% de ocupação hoteleira, a maior entre as grandes cidades dos Estados Unidos. E o Brasil sempre esteve no nosso top cinco mesmo sem um voo direto. Chegou a hora de mudar isso”, declara. Segundo ele, as negociações para a nova rota avançam e um anúncio oficial deve acontecer nos próximos meses.

O interesse dos brasileiros pelo destino se reflete também no aumento do número de pernoites. De acordo com Stefanie Zinke, diretora global de Vendas do Visit Tampa Bay, esse número dobrou de 2023 para 2024, enquanto outros destinos do estado mantiveram-se estáveis. “Isso se deve ao trabalho conjunto dos nossos parceiros, agentes de viagens e operadores brasileiros, que têm promovido Tampa com grande sucesso”, destacou.

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Santiago Corrada, CEO do Visit Tampa Bay, revelando novidades do destino da Flórida. Foto Matheus Alves (Brasilturis)

Crescimento e novidades

Além do possível voo direto, Tampa Bay vem se consolidando como um destino de alto padrão, com investimentos na hotelaria e na gastronomia. “Nos últimos anos, migramos para um perfil mais luxuoso. Abrimos um Marriott Edition – uma das cinco unidades nos EUA – e temos o Pendry Tampa em construção, que será inaugurado nos próximos meses”, conta Corrada. Outro destaque é o Palihouse, boutique hotel que já recebeu uma chave Michelin.

Na gastronomia, a cidade também tem atraído reconhecimento internacional. Tampa Bay integra o Guia Michelin há quatro anos e já conta com mais de 30 restaurantes recomendados, incluindo cinco estrelados. “Quando Taylor Swift iniciou sua turnê nos EUA, a única cidade que recebeu shows na Flórida foi Tampa. O mesmo aconteceu com Beyoncé. Isso demonstra nossa força como destino de entretenimento”, acrescenta Corrada.

Com atrações como o Riverwalk, o Busch Gardens e eventos esportivos de grande porte, Tampa Bay reforça sua competitividade no cenário turístico global. “Nos últimos três anos, ultrapassamos a marca de US$ 1 bilhão em receita hoteleira. Queremos continuar crescendo, especialmente com o mercado brasileiro”, concluiu o CEO.

A expectativa agora é que o anúncio do voo direto ocorra nos próximos meses, consolidando ainda mais Tampa Bay como um dos destinos de destaque para os turistas brasileiros na Flórida.

TZ Viagens contesta alegações de Schultz e reforça integridade da gestão

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Paulo Manoel, CEo da TZ Viagens (esq.), classifica como infundadas as acusações de irregularidades tributárias ou societárias feitas por Aroldo Schultz (dir.) Foto: Reprodução
Paulo Manoel, CEo da TZ Viagens (esq.), classifica como infundadas as acusações de irregularidades tributárias ou societárias feitas por Aroldo Schultz (dir.) Foto: Reprodução

Em resposta ao rompimento da TZ Viagens e empresas do Grupo Schultz, divulgado pelo Brasilturis no último sábado (29), a TZ Viagens enviou um comunicado que esclarece seu lado no caso e rebate as declarações feitas por Aroldo Schultz, fundador da Schultz Operadora, durante evento do setor em Curitiba. No documento, a franqueadora detalha sua estrutura societária, contesta as alegações de irregularidades e afirma que a disputa entre as partes já está sendo tratada na Justiça.

Em nota oficial assinada por Paulo Manuel, CEO e fundador da rede de franquias, a empresa destaca que a constituição da TZ Viagens foi idealizada e estruturada por ele, enquanto Aroldo Schultz participou como sócio de capital, sem envolvimento na concepção ou operação da rede de franquias. Além disso, a franqueadora afirma que a regularidade jurídica da empresa é comprovada por quatro alterações contratuais sucessivas, todas devidamente homologadas pelas Juntas Comerciais de São Paulo e Paraná.

A TZ Viagens classifica ainda como infundadas as acusações de irregularidades tributárias ou societárias. Segundo a empresa, todas as obrigações fiscais sempre foram cumpridas rigorosamente e a companhia opera dentro do regime de Lucro Presumido.

Além disso, a TZ Viagens menciona uma disputa judicial em andamento, envolvendo a retirada indevida de R$ 1,3 milhão do caixa da empresa para uma conta pessoal de Schultz, sem respaldo contratual. “A Justiça do Paraná já ratificou a ilegalidade da subtração tanto em primeira quanto em segunda instância, reforçando a consistência das decisões e a materialidade dos indícios de má gestão e apropriação indevida de recursos”, afirmou a TZ Viagens.

A empresa também alega que Schultz demonstrou desinteresse no desenvolvimento da rede e priorizou interesses comerciais de suas demais empresas. Segundo a TZ Viagens, o modelo de franquias multimarcas, que permitiu a expansão da companhia, sempre foi motivo de desconforto para Schultz. “Ele manifestava insatisfação por entender que as franquias deveriam envidar maiores esforços e conferir valorização superior às empresas Schultz em suas atividades comerciais”, afirma a franqueadora.

Diante da disputa, Paulo Manuel afirma que adotou todas as medidas legais cabíveis para assegurar a integridade da TZ Viagens e proteger sua rede de mais de 290 agências, com projeção de ultrapassar 350 unidades até o final de 2025.

A empresa também destaca prêmios e certificações recebidos recentemente, como o Selo de Excelência em Franchising 2025, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o prêmio TOP MSC, pelo desempenho na comercialização de seguros de viagem.

“Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, com a ética e com a excelência na condução dos negócios. A TZ Viagens continuará sua trajetória sólida, baseada em valores, foco no cliente e responsabilidade com cada franqueado, no maior projeto de empreendedorismo assistido do franchising multimarcas do turismo brasileiro”, declara Paulo Manuel, CEO da empresa.

Além disso, a companhia negou que tenha sido informada sobre dificuldades financeiras da empresa, como mencionado por Schultz. “São falsas as declarações do Sr. Aroldo no sentido de que teria informado a empresa TZ Viagens sobre as dificuldades financeiras. Não há qualquer registro formal, comunicação documental ou evidência que comprove a alegada ciência ou anuência da franqueadora”, pontuou a nota oficial.

A companhia informou que segue à disposição da imprensa e do mercado para eventuais esclarecimentos e reforçou que tomará todas as medidas legais para preservar a integridade da franqueadora e de seus parceiros.

Latam soluciona viagem para 85% dos clientes afetados por suspensão da Voepass

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A Latam já encontrou solução de viagem para 85% dos 106 mil clientes impactados pela suspensão das operações da Voepass, anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 11 de março de 2025. A aérea permitiu a remarcação ou reembolso gratuito dos bilhetes adquiridos por meio do seu acordo de codeshare com a Voepass. Os 15% restantes estão com o processo de resolução em andamento, e o objetivo da companhia é atender a totalidade dos passageiros afetados.

Além de cumprir a resolução 400 da Anac, a Latam operou seis voos emergenciais entre 12 e 17 de março para atender passageiros que haviam comprado bilhetes da Voepass para Fernando de Noronha. Paralelamente, antecipou suas operações comerciais no destino pernambucano e também em Ribeirão Preto (SP), oferecendo novas opções de voo aos clientes.

Os passageiros que compraram bilhetes da Voepass por meio da Latam puderam remarcar ou solicitar reembolso diretamente pelo site da companhia, na seção “Minhas Viagens”. A empresa afirmou que continuará atualizando a Anac e os consumidores sobre o andamento do atendimento aos clientes impactados e acompanhará possíveis novos desdobramentos da suspensão da Voepass.

Crescimento da Latam no Brasil

Nos últimos dois anos, a frota da Latam no Brasil cresceu 13%, com a incorporação de 25 novas aeronaves desde janeiro de 2023. Com isso, a empresa expandiu sua malha aérea no país, operando voos para 54 aeroportos brasileiros e prevendo um aumento de até 8% na oferta de assentos (ASK) em 2025. No primeiro semestre deste ano, a aérea também iniciará operações em Pelotas (RS).

Internacionalmente, a Latam segue como a companhia que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos para 90 aeroportos fora do país. Em 2024, a empresa estreou rotas como Brasília-Santiago, Curitiba-Lima e Recife-Santiago. Para 2025, já confirmou a operação de Fortaleza-Lisboa na alta temporada.

O crescimento da companhia também reflete na contratação de profissionais. O número de colaboradores da Latam no Brasil subiu 14% nos últimos dois anos, totalizando 20,5 mil funcionários. Em janeiro, a empresa iniciou as aulas da Escola Latam, programa profissionalizante voltado à formação de mecânicos aeronáuticos, e em fevereiro abriu um novo processo seletivo para contratar 900 tripulantes no país.

Segundo dados da Anac, a Latam lidera o mercado de aviação doméstico e internacional no Brasil desde 2021. Entre os viajantes corporativos, também ocupa o topo do ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) pelo segundo ano consecutivo.

Nova diretoria da ABIH-MG toma posse com foco na hotelaria e no turismo mineiro

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Flavia Badaro, presidente da ABIH-MG, e Rodrigo Cancado, vice-presidente da ABIH-MG. (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2027 em um evento prestigiado no Rooftop do hotel Intercity BH Expo. Com a presença de mais de 120 convidados, incluindo autoridades e representantes do trade turístico, o evento reafirmou o compromisso da entidade em fortalecer o setor hoteleiro e consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos do país.

A presidente da ABIH-MG, Flávia Badaró, destacou em seu discurso os desafios e as estratégias da nova gestão, com foco na aproximação com o poder público e na ampliação de benefícios para os associados. “Nosso compromisso é fortalecer ainda mais a conexão entre a hotelaria e os poderes públicos estadual e municipal, assegurando que as demandas do setor sejam atendidas de forma eficaz. Além disso, estamos firmando parcerias com empresas privadas e instituições financeiras para disponibilizar linhas de crédito diferenciadas aos nossos associados, garantindo a excelência da rede hoteleira em Minas Gerais, independentemente do porte dos empreendimentos”, afirmou.

Rodrigo Cançado, vice-presidente, ressaltou a importância da profissionalização do setor e a implementação de novas iniciativas voltadas especialmente para o interior do estado. “Nosso objetivo é ampliar o acesso dos hoteleiros a fornecedores estratégicos e oferecer treinamentos essenciais para o desenvolvimento local. Sabemos que a capacitação e a melhoria da infraestrutura são fatores determinantes para impulsionar o turismo e fortalecer a economia dessas regiões”, disse.

A cerimônia contou ainda com a participação do secretário estadual da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que enfatizou a relevância da parceria entre a entidade e o governo para o desenvolvimento do setor. “A hotelaria de Minas Gerais é uma das grandes protagonistas do turismo nacional. Essa parceria contribui de forma efetiva para a consolidação do potencial turístico do estado, garantindo hospedagem de excelência e uma estrutura capaz de atender à demanda crescente de visitantes. Desejamos sucesso à nova diretoria e reforçamos nosso compromisso com o setor para os próximos anos”, destacou.

A nova diretoria assume com o desafio de ampliar a representatividade da ABIH-MG e fomentar ações estratégicas para impulsionar o turismo mineiro. Entre as prioridades, estão o fortalecimento da hotelaria independente, a qualificação da mão de obra e a atração de novos investimentos para o setor.

Nova diretoria da ABIH-MG para o biênio 2025-2027

Presidente: Flávia Araújo Badaró
1º vice-presidente: Rodrigo Chaves Cançado
2º vice-presidente: Guilherme Ferreira de Oliveira Sanson
3º vice-presidente: Farley Aquino Rodrigues Alves
Diretor secretário: Anderson Vieira Bastos
Diretor secretário adjunto: Luís Felipe Cavalieri Carvalho
Diretor tesoureiro: Rodrigo Avelino Batista
Diretora tesoureira adjunta: Carolina Drumond Lobo Colombarolli
Diretor administrativo: Rogério Wanderley Sanders
Diretor de hotéis de rede: Rodrigo Medeiros de Castro
Diretor de pousadas urbanas: Alexandre Moreira Vieira
Diretor de resorts, pousadas rurais e hotéis fazenda: Antônio Geraldo de Pádua Júnior
Diretor de comunicação: Diego Pires Gomes
Diretora comercial: Rosana de Jesus Ferraz
Diretora de eventos: Marcela Elisabeth Oliveira
Conselheira fiscal: Ludmila Bicalho Cortes
Conselho consultivo: Patrícia Matos de Azeredo Coutinho

Latam inaugura voo direto entre Rio Branco e Guarulhos com 90% de ocupação

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Eduardo Macedo (esq.), Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, junto à tripulação acreana do voo inaugural Rio Branco-Guarulhos da companhia, e autoridades presentes Foto: Divulgação Latam
Eduardo Macedo (esq.), Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, junto à tripulação acreana do voo inaugural Rio Branco-Guarulhos da companhia, e autoridades presentes Foto: Divulgação Latam

A Latam iniciou, nesta segunda-feira (31), a operação da rota Rio Branco-Guarulhos com 90% de ocupação no voo inaugural. A estreia contou com uma cerimônia especial no Aeroporto Plácido de Castro, na capital acreana, com a presença de representantes da companhia aérea, do governo estadual e municipal. A primeira operação foi tripulada pelos comissários acreanos Damila Moreno, Venicius Cunha e Yarllen Almeida.

Antes da decolagem, Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, conduziu o corte da fita ao lado de Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre; Alan Rick, senador pelo estado; e Marcus Campos, gerente Comercial da Vinci Airports, administradora do terminal.

“Renovamos nosso compromisso com o Acre e investimos para aproximar ainda mais o Norte dos demais brasileiros e do mundo. Essa nova rota vai transportar 38 mil passageiros por ano, aproximando Rio Branco de mais de 50 destinos no Brasil e mais de 20 no exterior por meio de conexões em São Paulo”, destacou Macedo.

A nova operação reforça o papel estratégico do aeroporto da capital acreana na malha aérea nacional. Para o governador do estado, Gladson Cameli, a conectividade direta com São Paulo representa um avanço significativo para a região.

“Estamos ganhando mais uma rota de voos, dessa vez um voo direto Rio Branco-São Paulo três vezes por semana, e o maior beneficiado com isso é o nosso povo. Um voo direto, de quatro horas, não só agiliza as viagens, como dá mais opções para quem quer chegar ao Acre e conhecer nossas potencialidades econômicas e turísticas, além de facilitar o ir e vir dos cidadãos acreanos para a maior cidade do país”, afirmou Cameli.

Julio Ribas, diretor-presidente da VINCI Airports no Brasil, também destacou os impactos positivos da nova operação. “Esse novo voo direto reforça o papel estratégico do Aeroporto de Rio Branco como porta de entrada e saída do Acre. Seguimos comprometidos em trabalhar junto às companhias aéreas e autoridades para ampliar ainda mais essas ofertas, oferecendo uma infraestrutura mais moderna, segura e preparada para o crescimento da região”, pontuou.

A Latam opera inicialmente três voos semanais entre Rio Branco e Guarulhos (às segundas, quintas e sextas-feiras), com previsão de ampliação para cinco frequências a partir de junho. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A319 ou A320, que acomodam até 174 passageiros. A duração do trajeto é de aproximadamente quatro horas, com decolagem da capital acreana às 10h (horário local) e retorno de São Paulo às 7h05.

Além da nova conexão com Guarulhos, a Latam mantém a operação regular entre Rio Branco e Brasília, com 10 voos semanais, garantindo conexões para outros 37 destinos brasileiros e dois aeroportos internacionais a partir do hub da companhia na capital federal. As passagens para a nova rota já estão disponíveis no site da Latam e demais canais de venda.

Riogaleão Cargo amplia operações de importação para e-commerce

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Área de Remessa Expressa do RIOgaleão Cargo. Foto: Divulgalção RIOgaleão
Área de Remessa Expressa do RIOgaleão Cargo. Foto: Divulgalção RIOgaleão

O Riogaleão Cargo iniciou uma operação dedicada a remessas expressas para importação de compras feitas via e-commerce internacional. A iniciativa foi viabilizada pelo programa Remessa Conforme, da Receita Federal, que permite que empresas de comércio eletrônico realizem suas próprias importações no Brasil.

Para atender à demanda, a concessionária estruturou um processo personalizado para um grande player do setor, já em operação no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O objetivo é agilizar e tornar mais eficiente o processamento das remessas. “Criamos um programa de treinamento específico para a equipe dedicada a essa operação. Foi um esforço multidisciplinar para realizar as adequações necessárias, garantindo conformidade com a legislação aduaneira e os requisitos do cliente”, explica Eduardo Calderelli, gerente de Operações do Riogaleão Cargo.

Desde sua inauguração, a nova área alfandegada já processou 240 mil remessas apenas em fevereiro. A expectativa para março é atingir a marca de 1 milhão de pacotes, com projeção de crescimento para mais de 3 milhões de encomendas em maio. A operação do terminal conta com capacidade máxima de processamento de 9 mil remessas por hora.

“Além de uma ampla malha internacional e espaço disponível para expansão, contamos com a expertise para desenvolver soluções personalizadas para cada cliente. Acreditamos que a escolha pelo RIOgaleão reflete nossa experiência em operações alfandegadas, aliada à infraestrutura de ponta e aos equipamentos disponíveis no aeroporto para atender clientes de grande porte”, afirma Leandro Lopes, gerente Comercial do RIOgaleão Cargo.

Estrutura e impacto econômico

O espaço dedicado à remessa expressa inclui infraestrutura alfandegada, como raio-x, porta-paletes e áreas de inspeção para órgãos fiscalizadores, além de sistemas de controle. Atualmente, a operação movimenta cerca de 500 toneladas por mês.

A iniciativa também impactou a geração de empregos. O RIOgaleão contratou 53 funcionários para a operação, enquanto o operador logístico que alugou a área integrou mais 50 profissionais à equipe.

“Acreditamos que a demanda por remessas expressas vai continuar crescendo. Por isso, já estamos preparados para receber mais operações. Contamos com espaço para expandir esse tipo de serviço, além da experiência do GIG com operação de alfândega”, conclui Lopes.

 

 

SITA compra a CCM e aposta na integração entre tecnologia e design nos aeroportos

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A aquisição da CCM soma elementos de design e consultoria ao cliente à tecnologia já existente da Sita (Foto: Divulgação)

A Sita, líder mundial em tecnologia para o transporte aéreo, anunciou a aquisição da italiana CCM, referência global em design e produção de interiores aeroportuários. A iniciativa visa transformar os terminais em ambientes mais inteligentes, eficientes e alinhados às novas demandas de automação, biometria e autosserviço.

Com aeroportos cada vez mais focados em inovação, o modelo tradicional de balcões fixos de check-in e áreas de segurança estáticas se torna obsoleto. A Sita aposta na combinação entre tecnologia e design para melhorar a circulação de passageiros e otimizar o uso do espaço nos terminais. “Esta novidade não se trata apenas de expandir os aeroportos, mas de reimaginá-los”, afirmou David Lavorel, CEO da Sita.

A CCM tem um histórico de mais de três décadas desenvolvendo projetos para mais de 300 aeroportos ao redor do mundo. A empresa se destaca pela criação de ambientes que equilibram eficiência operacional e conforto para os viajantes. Segundo Sergio Colella, presidente da Sita para a Europa, a aquisição representa um avanço estratégico. “O mercado precisa de uma mudança fundamental – em que a tecnologia e o design trabalhem juntos para tornar os aeroportos mais inteligentes no uso de seu espaço, aumentando a capacidade e a flexibilidade para atender à próxima geração de viagens.”

A união entre Sita e CCM pretende oferecer ao setor aeroportuário uma solução completa, desde o planejamento dos espaços até a implementação de novas tecnologias. “Ao integrar nossos conhecimentos, damos vida aos aeroportos do futuro – uma arquitetura baseada em soluções inovadoras e impulsionadas pela eficiência para melhorar a experiência dos passageiros e as operações da equipe do aeroporto”, acrescentou Lavorel.

Com a fusão entre expertise tecnológica e design funcional, a Sita reforça seu compromisso de liderar a transformação dos aeroportos e proporcionar uma experiência de viagem mais fluida e conectada.

Embratur e Sebrae reforçam parceria para impulsionar turismo nacional

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Presidente da Embratur, Marcelo Freixo ressaltou importância do trabalho conjunto com o Sebrae para consolidar turismo como política pública estratégica (Foto: Divulgação)

A Embratur e o Sebrae reafirmaram seu compromisso com o fortalecimento do turismo brasileiro durante o Encontro Nacional de Gestores de Turismo do Sebrae, realizado na última quinta-feira (27) em São Luís (MA). O evento reuniu representantes de todos os estados para discutir ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do setor, que já representa 8% do PIB nacional.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a relevância da colaboração entre as instituições para consolidar o turismo como uma política pública estruturada. “A potência dessa relação Embratur e Sebrae está nesse fortalecimento do turismo enquanto política pública. São muitas as possibilidades dessa parceria e estamos colocando em prática de forma estratégica. Precisamos entender e promover a valorização do turismo como o motor da economia”, afirmou Freixo.

A programação contou ainda com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que ressaltou os investimentos no turismo local e celebrou o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. “Não basta apenas o título, é fundamental cuidar desse patrimônio. Estamos investindo em infraestrutura, incluindo a construção de 20 aeroportos regionais, para impulsionar o turismo sustentável”, afirmou Brandão.

O evento também contou com a participação de representantes da Embratur, como Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade; Carina Camara, coordenadora de Articulação com o Trade Nacional; e Sáskia Lima de Castro, gerente de Gestão de Gabinete.

Expansão e novos investimentos

A parceria entre Embratur e Sebrae tem resultado em diversas iniciativas para ampliar a presença do Brasil no mercado internacional. Em 2024, o país bateu recordes em arrecadação turística, número de visitantes estrangeiros e aumento da conectividade aérea. Nos dois primeiros meses de 2025, o volume de turistas internacionais cresceu 57%, enquanto a oferta de voos subiu 12%.

Os esforços conjuntos incluem dez press trips, oito famtours, 15 feiras internacionais e duas campanhas de promoção. Entre os destaques estão a plataforma Brasil Travel Specialist, lançada na Fitur para capacitação de operadores estrangeiros, e o programa Vitrine Visit Brasil, que catalogou 101 experiências turísticas pelo país.

Para sustentar esse crescimento, a Embratur e o Sebrae estão desenvolvendo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), um novo plano de promoção internacional. A estratégia será apresentada no Visit Brasil Summit, em maio, e tem como objetivo alinhar estados, municípios e setor privado para otimizar investimentos e ampliar a competitividade do Brasil como destino turístico.

Maranhão no cenário internacional

O Maranhão tem conquistado visibilidade global com o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses e recomendações de veículos internacionais como USA Today e Travel + Leisure. Em 2024, cerca de 69.500 turistas estrangeiros visitaram o estado, com expectativa de crescimento para 75 mil em 2025.

A Embratur tem promovido o destino por meio de famtours para operadores internacionais e ações nos roadshows “Visit Brasil América Latina”, expandindo a presença do estado em mercados estratégicos como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. Campanhas promocionais, como “Discover Spectacular Brazil” na Europa e “Always On” para os Estados Unidos e América Latina, também impulsionaram a visibilidade digital do Brasil.

Além disso, a participação em feiras internacionais reforçou a promoção do Maranhão nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália, fortalecendo a presença do estado no turismo global.

Piraju recebe nova estrutura náutica para impulsionar turismo fluvial

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Estrutura náutica em Piraju (Foto: Divulgação)

O Governo de São Paulo inaugurou, no último sábado (29), a sétima estrutura náutica de uso público do estado, localizada na Estância Turística de Piraju, às margens do Rio Paranapanema. O projeto, viabilizado pela Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), visa fortalecer o turismo náutico, facilitando o embarque e desembarque de embarcações e incentivando a atividade econômica local.

A nova estrutura inclui um píer flutuante, passarela com caminho pergolado, mirante e paisagismo. O investimento na obra faz parte de um amplo plano estadual que já soma mais de R$ 8,8 milhões em infraestrutura para municípios com potencial de navegação.

“É mais que uma obra. O Governo de São Paulo entende o seu papel como facilitador e indutor de desenvolvimento nos municípios e suas vocações turísticas. Piraju ganha um excelente equipamento, que vai marcar o segmento náutico local a partir desta entrega”, destacou o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O estado de São Paulo conta com mais de 4,2 mil quilômetros de rios navegáveis, mais de 50 represas e lagos cercados por vegetação, além de 880 quilômetros de litoral. O crescimento do turismo náutico nos últimos anos tem ampliado a demanda por infraestrutura adequada para embarcações, impulsionando setores como hotelaria, gastronomia e comércio.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Construtores de Barcos e Implementos (Acobar) e da Lidera Consultoria, uma estrutura de apoio náutico para 300 embarcações pode gerar um impacto econômico de R$ 141 milhões por ano, além de criar 780 empregos diretos e indiretos.

Expansão do turismo náutico

O Governo de São Paulo anunciou um investimento de R$ 45 milhões para a implantação de 21 estruturas náuticas até 2026. O programa busca fomentar o desenvolvimento sustentável nas regiões às margens de rios, lagos e represas, promovendo a organização da entrada e saída de embarcações e a preservação ambiental.

Além da infraestrutura, o projeto incentiva investimentos privados e a qualificação da atividade náutica, ampliando o fluxo turístico e a geração de receitas para os municípios.

Fim do Perse: Haddad nega prorrogação e setor de eventos volta a pagar tributos

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O governo se comprometeu a dar transparência aos números e auditar os impactos fiscais do programa. Fotos: Diogo Zacarias/MF

Apesar da pressão do Congresso e de representantes do setor, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) será encerrado em março, confirmou Fernando Haddad, ministro da Fazenda. A partir de abril, as empresas beneficiadas pelo programa voltam a recolher integralmente os tributos federais.

“O Perse acaba com R$ 15 bilhões. As projeções indicam que, até março, os valores devem chegar a R$ 16 bilhões. Então, as empresas passam a recolher a partir de abril”, afirmou Haddad na última quinta-feira (27). Segundo ele, se o programa fosse mantido, o custo chegaria a R$ 18 bilhões ou R$ 19 bilhões até o fim do ano.

O programa, criado em 2021 para mitigar os impactos da pandemia no setor de eventos, concedeu isenção de tributos como Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

O ministro destacou que o governo se comprometeu a dar transparência aos números e auditar os impactos fiscais do programa. A análise será feita com base na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi), documento criado para que as empresas declarem os benefícios recebidos.

As informações de março só serão conhecidas no fim de maio, pois as empresas têm 60 dias para preencher a Dirbi. Haddad afirmou que, caso a auditoria indique que as renúncias fiscais ficaram abaixo de R$ 15 bilhões, o governo pode reavaliar a situação. No entanto, ele considera essa possibilidade remota.

“Ninguém mais está discutindo e nem pretende rediscutir o acordo firmado na residência oficial do então presidente da Câmara, Arthur Lira. O que foi pactuado foi a auditoria dos números depois das informações prestadas pelas empresas. Não há outra coisa além disso”, reforçou o ministro.

O Perse beneficia segmentos como hotelaria, restaurantes, bares, bufês, aluguel de equipamentos recreativos e culturais, além de cinemas, teatros e espetáculos de dança. Diante da perspectiva de fim do programa, a Frente de Comércio e Serviços (FCS) defende a manutenção dos incentivos fiscais, mas de forma escalonada.

A proposta da entidade sugere um redutor de 80% nos tributos até o fim de 2024 e de 50% até o fim de 2026, quando originalmente estava prevista a extinção do Perse. A FCS tem mobilizado parlamentares para tentar viabilizar a prorrogação da medida, mas o governo mantém a posição de encerrar o programa conforme acordado.