BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Início Site Página 4

Turismo internacional soma US$ 7,17 bilhões no Brasil até novembro

0
Turismo internacional
Brasil recebe 8,39 milhões de turistas estrangeiros até novembro, com alta de 40,6% nas chegadas internacionais. Crédito: Divulgação/Embratur

O turismo internacional gerou US$ 7,17 bilhões em receitas para a economia brasileira entre janeiro e novembro de 2025. Os dados foram divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (19) e indicam crescimento de 8,41% em relação ao mesmo período de 2024, quando o volume somou US$ 6,62 bilhões. O resultado já se aproxima do total registrado em todo o ano passado, de US$ 7,3 bilhões.

Somente no mês de novembro, as receitas provenientes de visitantes estrangeiros alcançaram US$ 560 milhões. O desempenho acompanha o aumento no fluxo de turistas internacionais ao longo de 2025.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, os resultados indicam avanços e desafios para o setor. Segundo ele, a estratégia deve envolver todo o trade turístico, com foco em inteligência e inovação, para sustentar o crescimento das entradas de divisas e visitantes estrangeiros.

“É um ano histórico para o turismo internacional no Brasil e que comprova que elevamos o Brasil para outro patamar no mercado global do turismo. E quando falamos desse grande volume de recursos que o turista estrangeiro deixa em nosso país, significa que milhares de pequenos e médios empreendedores estão com seus negócios aquecidos, que o turismo está gerando empregos, renda e movimentando nossa economia com sustentabilidade”, afirmou Freixo.

Chegadas internacionais

Entre janeiro e novembro de 2025, o Brasil registrou 8,,4 milhões chegadas de turistas internacionais, volume 40,6% superior ao observado no mesmo intervalo de 2024. O mês de novembro foi o melhor da série histórica, com 704,1 mil visitantes estrangeiros, crescimento de 25,6% na comparação anual.

A Argentina manteve-se como principal país emissor de turistas para o Brasil, com 3,1 milhões de visitantes nos primeiros 11 meses do ano, alta de 82,1% em relação a 2024. Na sequência aparecem o Chile, com 721,5 mil chegadas e crescimento de 24,4%, e os Estados Unidos, com 677,9 mil visitantes, avanço de 5,8%.

Completam a lista dos cinco principais emissores o Uruguai, com 487,5 mil turistas e aumento de 37,2%, e o Paraguai, com 454,3 mil desembarques, crescimento de 14,4% no comparativo com o período de janeiro a novembro de 2024.

GTA celebra 36 anos com promoção especial 2×1 em seguro viagem

0
Celso Guelfi, presidente da GTA. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis
Celso Guelfi, presidente da GTA. Crédito: Felipe Lima/Brasilturis

A GTA – Global Travel Assistance segue celebrando seus 36 anos de atuação no mercado de seguro viagem com o lançamento de uma promoção especial voltada ao período de maior fluxo turístico do ano. Entre os dias 15 e 21 de dezembro, a empresa oferece a condição 2×1 na contratação do plano Full: ao adquirir um seguro viagem, o segundo sai totalmente gratuito. A ação é válida para emissões realizadas dentro do período promocional, para viagens de lazer com duração de até 30 dias, desde que os passageiros viajem no mesmo intervalo.

A iniciativa foi pensada especialmente para atender famílias e grupos de amigos que costumam viajar durante as festas de fim de ano e desejam incluir a proteção no planejamento da viagem. Em um período marcado por altas temperaturas, maior consumo de alimentos fora de casa e deslocamentos intensos, o seguro viagem se torna um aliado importante para minimizar transtornos como intoxicação alimentar, insolação e desidratação, além de garantir cobertura de até US$ 100 mil em destinos na Europa, América Latina, Canadá e demais países.

O plano Full da GTA contempla despesas médico-hospitalares, odontológicas e farmacêuticas, além de assistência em situações como extravio de bagagem, atraso de voo e outros imprevistos que podem impactar diretamente a experiência do viajante. Como diferencial, a empresa disponibiliza central operativa 24 horas, com atendimento contínuo durante toda a jornada, além de telemedicina com scan facial, recurso que agiliza diagnósticos e orientações médicas de forma prática e rápida, independentemente do destino.

“Celebrar 36 anos é reafirmar nosso compromisso com a segurança e a tranquilidade dos viajantes. A promoção 2X1 é uma forma de agradecer a confiança de parceiros e clientes, além de incentivar que mais pessoas viajem protegidas”, comemora Celso Guelfi, presidente da GTA.

Costa Cruzeiros abre vendas da temporada 2026/2027 na América do Sul

0
Costa Cruzeiros
Costa Diadema e Costa Serena terão cruzeiros de 3 a 9 noites entre novembro de 2026 e abril de 2027, com embarques no Brasil e no Prata. Crédito: Divulgação

A Costa Cruzeiros abriu as vendas da temporada 2026/2027 na América do Sul. Os cruzeiros estarão disponíveis em todos os canais da companhia no Brasil e serão operados pelos navios Costa Diadema e Costa Serena, com roteiros de 3 a 9 noites entre novembro de 2026 e abril de 2027.

Os embarques ocorrerão nos portos de Santos, Itajaí e Rio de Janeiro, no Brasil, além de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. A programação inclui minicruzeiros de 3 e 4 noites, além de itinerários de 7 a 9 noites pelo litoral brasileiro e pela região do Rio da Prata.

O Costa Diadema inicia sua temporada sul-americana em 23 de novembro de 2026. Nos meses de novembro e dezembro de 2026, e entre o fim de março e o início de abril de 2027, o navio realizará minicruzeiros com embarques em Santos e Itajaí, com escalas em Ilhabela. A partir do cruzeiro de Natal, com saída em 20 de dezembro de 2026, o Costa Diadema passa a operar roteiros de 7 noites pelo Rio da Prata, com paradas em Buenos Aires e Montevidéu, mantendo embarques em Santos e Itajaí até meados de março de 2027.

O Costa Serena estreia na temporada sul-americana após concluir um cruzeiro de Volta ao Mundo, com 65 noites de duração, ligando Tóquio a Buenos Aires. O navio chega à capital argentina em 22 de dezembro de 2026, data que também marca o início de sua operação regular na região. Antes disso, há a opção de um trecho específico de 14 noites, com embarque em San Antonio, no Chile, em 8 de dezembro, e desembarque em Buenos Aires no dia 22 do mesmo mês, navegando pela Patagônia e Terra do Fogo.

Entre janeiro e março de 2027, o Costa Serena realiza cruzeiros regulares de 8 e 9 noites pela Argentina e Uruguai, com embarques no Rio de Janeiro e escalas em Ilhabela, Balneário Camboriú e Ilha Grande.

Além da temporada regional, a Costa Cruzeiros também confirmou os cruzeiros oceânicos Europa-Brasil e Brasil-Europa para o período 2026/2027. O Costa Diadema parte de Savona, na Itália, em 2 de novembro de 2026, com escalas em portos da Espanha, Portugal, Ilhas Canárias e Cabo Verde, antes de chegar ao Brasil, com desembarque final em Santos em 23 de novembro. O retorno à Europa ocorre a partir de Santos em 5 de abril de 2027, em um roteiro de 26 noites que inclui escalas no Brasil, África, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Dinamarca, com desembarque em Kiel, na Alemanha, em 30 de abril.

Já o Costa Serena realiza a travessia Brasil-Europa com saída do Rio de Janeiro em 8 de abril de 2027. O cruzeiro tem duração de 19 noites, com escalas em Recife, Mindelo, Las Palmas, Funchal, Cádiz, Málaga, Barcelona e Marselha, até chegar a Savona em 27 de abril de 2027.

Para marcar a abertura das vendas, a Costa Cruzeiros oferece desconto de 30% na tarifa marítima. A condição é válida para reservas efetuadas até 27 de fevereiro de 2026, para o 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes em cabines internas, externas e com varanda, nas tarifas MyCruise e All Inclusive. A promoção contempla todas as saídas do Costa Diadema e do Costa Serena na temporada 2026/2027 e não é válida para grupos.

“O Brasil e a América do Sul são mercados prioritários e estratégicos para a Costa, e a confirmação de dois navios icônicos para a temporada 2026/2027 reforça nosso compromisso a longo prazo. Além de uma oferta robusta por destinos clássicos mais requisitados por nossos hóspedes, a vinda do Costa Serena, um navio completamente repaginado, junto ao já aclamado Costa Diadema garante ao hóspede uma experiência de viagem autêntica e inigualável com o melhor a bordo em hospitalidade, serviços, gastronomia e entretenimento”, afirma Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas.

Os cruzeiros da temporada 2026/2027 podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito pelo site da Costa Cruzeiros e pelo portal Costa Extra, exclusivo para agências de viagens.

BTG Pactual amplia benefícios em compras internacionais em janeiro

0
BTG Pactual
Cartões BTG contarão com acúmulo 50% maior de pontos ou cashback nas compras internacionais. Foto: Freepik

O BTG Pactual inicia 2026 com uma campanha voltada aos clientes que realizam viagens internacionais no começo do ano. Entre 1º e 31 de janeiro, todas as compras internacionais feitas com os cartões do banco contarão com acúmulo 50% maior de pontos ou cashback, de acordo com a modalidade escolhida no Programa de Fidelidade.

A participação é automática, sem necessidade de cadastro prévio, e válida para todos os cartões BTG Pactual de pessoa física, sem limite de gastos. A iniciativa aproveita o aumento do fluxo de viagens internacionais no período para reforçar os diferenciais da linha de cartões da instituição.

Com o bônus, clientes poderão alcançar até 5,2 pontos por dólar gasto ou 2,5% de cashback no Cartão Ultrablue. Já no Cartão Black, o acúmulo pode chegar a 3,3 pontos por dólar ou 1,5% de cashback. Além disso, permanecem ativos outros benefícios associados aos cartões do banco, como IOF zero em compras internacionais e a possibilidade de parcelamento em até 24 vezes diretamente pelo aplicativo.

A mecânica da campanha é direta: todas as transações realizadas fora do Brasil durante o mês de janeiro recebem automaticamente o acréscimo de 50% sobre o acúmulo padrão de cada cartão, respeitando as regras e pontuações específicas de cada categoria.

Os clientes do BTG Pactual podem escolher entre acumular pontos ou cashback e contam com diferentes formas de utilização do saldo. As opções incluem abatimento direto na fatura, transferência para programas parceiros — como Livelo, Smiles, Latam Pass e Azul Fidelidade — ou aplicação em investimentos, ampliando a flexibilidade e o valor percebido do benefício.

Unidas leva universo do Bob Esponja às lojas em parceria com a Paramount

0
Bob esponja Unidas Paramount
Bob Esponja vai fazer parte de todas lojas Unidas. Foto: reprodução/Linkedin

A Unidas, referência nacional em mobilidade, anuncia uma campanha inédita em parceria com a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, que transforma as lojas da companhia em todo o país em ambientes inspirados no universo do Bob Esponja. A iniciativa marca o lançamento do novo filme do personagem, que estreia em 25 de dezembro, e reforça a estratégia da empresa de ampliar a experiência do cliente durante a alta temporada de viagens.

Com o aumento do fluxo de famílias que passam diariamente pelas lojas da Unidas para iniciar as viagens de férias, a companhia aposta em uma ambientação lúdica e acolhedora. A decoração temática leva às unidades elementos visuais do personagem e de sua turma, criando um clima descontraído e convidativo desde o primeiro contato do cliente com a marca.

Além da ambientação especial, a campanha inclui uma ação promocional voltada aos consumidores. Clientes que contratarem a lavagem antecipada, seja no momento da reserva ou na retirada do veículo, receberão um dos copos colecionáveis do Bob Esponja, desenvolvidos exclusivamente para a iniciativa. Ao todo, são três modelos diferentes, pensados para estimular a coleção e tornar a experiência de locação ainda mais memorável, especialmente para famílias que viajam com crianças.

Segundo Antonio Guerardi, Diretor Executivo de Marketing e Experiência do Cliente da Unidas, a ação reforça o posicionamento da empresa em momentos-chave da jornada do consumidor. “Alugar um carro na alta temporada é, para muitas famílias, o primeiro passo das férias. Queremos que esse momento comece com leveza, alegria e boas lembranças. A parceria com a Paramount e as referências ao Bob Esponja dentro das lojas reforçam nosso propósito de entregar experiências acolhedoras e inspiradoras em cada etapa da jornada”, afirma.

A campanha ganha ainda mais força com a participação de Wendel Bezerra, dublador oficial do Bob Esponja no Brasil, que atua como influenciador convidado para amplificar a ação nas redes sociais da Unidas. A presença do profissional, cuja voz é reconhecida por diferentes gerações, contribui para aproximar o público da ativação e reforçar o vínculo emocional com o personagem.

Viracopos inaugura sala multissensorial e amplia política de acessibilidade nos aeroportos

0
MPor amplia inclusão com Sala Multissensorial em Viracopos
MPor amplia inclusão com Sala Multissensorial em Viracopos. Crédito: Divulgação

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passou a contar, a partir desta quarta-feira (17), com uma sala multissensorial dedicada ao acolhimento de passageiros neurodivergentes, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições relacionadas ao processamento sensorial. A inauguração do espaço representa mais um avanço na política de acessibilidade do setor aéreo brasileiro e integra as ações do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltadas à democratização da experiência aeroportuária.

A iniciativa reforça o compromisso do governo federal com inclusão, atendimento humanizado e respeito à diversidade dos passageiros. Em um ambiente tradicionalmente marcado por estímulos intensos — como ruídos, iluminação forte e grande circulação de pessoas —, a sala multissensorial surge como alternativa para reduzir a sobrecarga sensorial e proporcionar mais conforto antes do embarque.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a implantação desse tipo de estrutura representa um avanço concreto na forma como o setor aéreo se adapta às necessidades de diferentes perfis de viajantes. “A inclusão precisa estar presente em todas as etapas da viagem. As salas multissensoriais garantem mais conforto, dignidade e respeito às pessoas neurodivergentes, fortalecendo uma aviação mais humana e acessível para todos”, destacou o ministro.

Ambiente preparado para reduzir estímulos

Localizada no acesso ao embarque nacional, logo após o sistema de raio-x, a sala foi projetada para oferecer um ambiente seguro, controlado e sensorialmente adequado. O espaço conta com iluminação suave, sons relaxantes, materiais táteis, aromaterapia, projeções visuais e mobiliário pensado para auxiliar na regulação sensorial. A proposta é minimizar estímulos comuns do ambiente aeroportuário que podem gerar ansiedade, estresse ou desconforto em passageiros neurodivergentes.

O funcionamento será diário, das 7h às 23h, e o acesso ocorrerá mediante cadastro prévio no site do aeroporto, por meio de link específico. Para garantir segurança e bem-estar, a sala contará com regras de uso, como permanência máxima de 30 minutos, manutenção de ambiente silencioso e acompanhamento obrigatório para menores de idade ou pessoas que necessitem de apoio adicional.

Capacitação das equipes

Antes da abertura oficial da sala multissensorial, profissionais de diferentes áreas que atuam em Viracopos passaram por treinamento especializado conduzido pela terapeuta ocupacional Mariana Lima. A capacitação abordou temas como compreensão da neurodivergência, identificação de sinais de sobrecarga sensorial e práticas de atendimento humanizado no contexto aeroportuário.

A preparação das equipes é considerada parte essencial do projeto, já que o acolhimento adequado depende não apenas da infraestrutura física, mas também da postura e da sensibilidade dos profissionais que lidam diretamente com os passageiros. “A inclusão começa com o olhar humano”, destacou a instrutora, ao ressaltar a importância de reconhecer as necessidades individuais e agir de forma empática diante de situações de desregulação sensorial.

Política prioritária do MPor

A implantação e a expansão de salas multissensoriais fazem parte das diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos para tornar a aviação brasileira mais acessível e alinhada às melhores práticas internacionais de atendimento ao público. Segundo Silvio Costa Filho, a agenda de acessibilidade é tratada como prioridade na pasta. “Nosso compromisso é garantir que os aeroportos brasileiros estejam preparados para acolher todas as pessoas, respeitando suas necessidades específicas e promovendo uma experiência de viagem mais justa e segura”, afirmou.

Inclusão e impacto social

A criação do espaço em Viracopos responde a uma demanda crescente por ambientes acessíveis e sensorialmente adequados. De acordo com o Censo de 2022, o Brasil possui cerca de 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de TEA. Além disso, dados do Ministério do Turismo indicam que 53,5% dos turistas com deficiência já deixaram de viajar por falta de infraestrutura adequada.

Azul Viagens inaugura loja em Moema, em São Paulo

0
Azul Viagens Moema
Operadora amplia presença física em São Paulo (SP) e incorpora nova investidora à rede de lojas. Crédito: Divulgação

São Paulo (SP) – A Azul Viagens inaugurou uma nova unidade no bairro de Moema, na capital paulista, ampliando sua presença física em São Paulo. A loja está localizada nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, região considerada estratégica para a operadora.

Segundo a empresa, a abertura busca aproximar a marca de clientes e parceiros que circulam diariamente pela região, especialmente em um momento de ampliação da oferta de voos da Azul a partir de Congonhas durante o período de alta temporada.

A unidade em Moema também marca mais um passo da estratégia de expansão da Azul Viagens nas principais capitais do país. O espaço representa ainda a entrada de uma nova investidora na rede de lojas físicas da operadora. A investidora já mantinha relacionamento com a Azul Viagens desde 2024, com atuação no canal multimarcas por meio de agência cadastrada e integrada à operação.

“Com a inauguração da loja em Moema, a Azul Viagens segue oferecendo soluções completas em turismo, com um portfólio que inclui pacotes nacionais e internacionais, além de serviços para diferentes perfis de viajantes, e reforça a proximidade com os clientes em regiões estratégicas”, afirma Patrícia Gomes, gerente comercial da Azul Viagens.

Natal e Réveillon impulsionam crescimento de destinos nacionais e internacionais na Azul Viagens

0
destinos Azul
Caribe mexicano se destaca como destino que mais cresceu para as festas de fim de ano. Foto: divulgação

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, encerra o ano com resultados expressivos e reforça a força do período de festas no desempenho do setor. Após registrar crescimento de 31% no faturamento em dezembro na comparação com 2024, a empresa também aponta alta relevante na venda de pacotes para Natal e Réveillon, com destaque para dez destinos que apresentaram crescimento entre 30% e 340% em relação ao ano anterior.

O levantamento considera as escolhas de clientes que viajaram em família ou entre amigos durante o fim de ano e evidencia a diversidade do portfólio da operadora. Entre os destinos que mais cresceram estão cidades brasileiras de diferentes regiões, indo além do tradicional protagonismo do Nordeste na alta temporada, além de opções internacionais. Em ambos os períodos analisados, Natal e Virada do Ano, dois destinos internacionais aparecem no ranking, com destaque para o Caribe Mexicano, que lidera o crescimento tanto para o Natal quanto para o Réveillon.

De acordo com Fernanda Paranhos, gerente de produtos senior da Azul Viagens, os resultados refletem a estratégia adotada ao longo do ano. “Nossa expertise em destinos domésticos de todas as regiões e internacionais, aprimorada por ações de capacitação e campanhas de incentivo oferecias pela Azul Viagens ao longo do ano, nos permite ir além do tradicional com os nossos Clientes e oferecer novas opções de nosso amplo portfólio de produtos, de acordo com os mais variados perfis e expectativas”, garante.

Segundo a executiva, o desempenho também é resultado do trabalho integrado das lojas próprias e das agências parceiras, que contribuíram para ampliar o alcance dos produtos e estimular a procura por destinos menos óbvios no período mais concorrido do calendário turístico.

A seguir, confira os destinos que mais se destacaram em crescimento nas vendas para o fim de ano, com os respectivos percentuais de aumento em relação a 2024.

Os destinos que mais cresceram no Natal
% de crescimento em relação a 2024

1º Caribe Mexicano (internacional) – 182%
2º UNA-Comandatuba (BA) – 138%
3º Bonito (MS) – 105%
4º Espanha (internacional) – 45%
5º Porto Alegre + Serra Gaúcha (RS) – 35%

Os destinos que mais cresceram na Virada do Ano
% de crescimento em relação a 2024

1º Caribe Mexicano (internacional) – 340%
2º Espanha (internacional) – 138%
3º Porto Alegre + Serra Gaúcha (RS) – 55%
4º Vitória + Guarapari (ES) – 31%
5º Fernando de Noronha (PE) – 30%

Serra Verde Express inaugura vagão Família Arruda no trajeto Curitiba–Morretes

0
Serra Verde Express inaugura vagão Família Arruda, em homenagem aos fundadores
Serra Verde Express inaugura vagão Família Arruda, em homenagem aos fundadores. Crédito: Divulgação

A Serra Verde Express apresentou oficialmente, no dia 17 de dezembro, o vagão Família Arruda, novo integrante da categoria boutique do trem turístico que liga Curitiba a Morretes. A cerimônia ocorreu na plataforma da Estação Ferroviária de Curitiba e foi marcada por emoção e surpresa: mantido em sigilo até o momento do lançamento, o projeto presta homenagem aos fundadores da companhia, Adonai Arruda e Ione Mari da Veiga, responsáveis por transformar o passeio ferroviário em uma referência internacional desde a concessão assumida em 1997.

Integrado a uma composição de 28 carros, o vagão Família Arruda é o sétimo da categoria boutique e se destaca por uma característica inédita na frota: é o único com teto de vidro. A inovação atende a um desejo antigo da presidência da empresa e amplia a experiência do passageiro ao permitir a observação da verticalidade da Mata Atlântica, das encostas e do “corpo” das montanhas, complementando as vistas tradicionais de vales e penhascos. A expectativa é que o novo carro transporte mais de 11 mil passageiros em seu primeiro ano de operação.

Engenharia de retrofit e soluções técnicas

O projeto leva a assinatura das arquitetas Lucille Amaral e Silvane Eclache, profissionais responsáveis por mais de dez vagões retrofit da Serra Verde Express. A concepção exigiu soluções técnicas inéditas, já que não há literatura especializada ou escolas dedicadas à restauração e adaptação de vagões turísticos no Brasil.

“Ao longo dos anos aprendemos na prática. Descobrimos, por exemplo, que nada no interior do vagão pode ultrapassar a altura da janela para não obstruir a visão, que é o principal atrativo. Neste carro, o desafio foi a implementação das aberturas no teto, que exigiram reforços estruturais e vedação especial para suportar a trepidação e as intempéries da serra”, detalha Lucille Amaral.

Sustentabilidade e eficiência energética também foram pilares do desenvolvimento. Assim como nos demais vagões da companhia, o sistema elétrico utiliza energia limpa proveniente de placas solares. No entanto, o novo carro incorpora painéis mais potentes e eficientes, acompanhando a evolução tecnológica e reforçando o compromisso ambiental da Serra Verde Express. O vagão conta ainda com sistema de exaustão elétrica para conforto térmico, substituindo modelos eólicos tradicionais, além de iluminação linear em LED de alta performance ao longo dos 16 metros do salão.

Design funcional e operação

Além da experiência ao passageiro, o vagão Família Arruda foi concebido para resolver um gargalo operacional da categoria boutique. Localizada distante do vagão-bagageiro, a área de luxo demandava reabastecimento frequente durante o trajeto. O novo carro passou a funcionar como um hub logístico, com freezers de alta capacidade que servem como estoque reserva de bebidas para todo o setor premium, garantindo eficiência e continuidade do serviço.

No interior, a homenagem aos fundadores se traduz em escolhas que remetem à solidez e à durabilidade. É o primeiro vagão boutique com estofamento 100% em couro, além de banheiros com revestimento vinílico e cubas em pedra nobre. Tons de verde, em referência à marca Serra Verde Express, e caramelo predominam no acabamento. As poltronas ganharam um novo sistema de fixação que facilita a retirada e reduz a necessidade de manutenção, um fator essencial para a longevidade do equipamento.

Legado e emoção na inauguração

O lançamento ocorre em um ano simbólico, em que Curitiba recebe o título de Capital Nacional do Turismo Ferroviário e a ferrovia utilizada pelo trem completa 140 anos. A cerimônia reuniu mais de 60 convidados, entre familiares, autoridades e colaboradores históricos, reforçando o caráter afetivo da homenagem.

O fundador e presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, destacou o significado do momento. “Este vagão é a prova de que a paixão e a convicção movem montanhas, literalmente. Ver este trem, que começou com tão pouco, tornar-se uma referência mundial e ainda ser capaz de nos surpreender… esta é a maior recompensa. Hoje, com certeza é um dos dias mais emocionantes da minha vida”, afirmou o empresário.

Cyan Resort by Atlantica divulga programação de Natal e Réveillon em Itupeva

0
Cyan Resort by Atlantica
Resort no interior de São Paulo detalha agenda de atividades e ceias para as festas de fim de ano. Crédito: Divulgação

O Cyan Resort by Atlantica, localizado em Itupeva (SP), divulgou a programação de Natal e Réveillon voltada aos hóspedes durante o período das festas de fim de ano. As atividades abrangem ações temáticas, opções de lazer e ceias especiais, com foco em diferentes faixas etárias.

No Natal, a agenda inclui chegada do Papai Noel, entrega de presentes, show de mágica, oficinas temáticas, caça ao tesouro, bandaokê e atividades recreativas voltadas à convivência entre adultos e crianças. Para o Réveillon, estão previstas atrações como Show da Virada, apresentações musicais, lual de Ano Novo, oficinas infantis, recreação na piscina, gincanas, atividades de artesanato, DJ, samba na piscina e caminhada ao nascer do sol.

A programação gastronômica das datas festivas será conduzida pelo chef Luís Augusto Alves, conhecido como chef Lucke, formado pela escola Le Cordon Bleu, de Paris, e premiado com uma estrela Michelin em 2008. Segundo o resort, o cardápio foi elaborado com pratos tradicionais associados ao período.

Na ceia de Natal, o menu inclui opções como peru recheado com farofa, tender ao molho de frutas, bacalhau pil pil, polvo confitado e contrafilé ao molho de cogumelos. O bufê contará ainda com arroz natalino, mjadra, purê de batata-doce com castanha de xerém, purê gratinado com gorgonzola, papas fritas, crepes recheados, além de paella mista, caldo de peixe e estação de grelhados com cortes variados e legumes.

Para o Réveillon, o cardápio prevê pratos como carré de cordeiro em crosta de ervas, camarão ao molho de dendê com mousseline de banana, pernil recheado com frutas tropicais, bacalhau à portuguesa, leitão à pururuca, medalhão de robalo com camarão, salmão ao molho de champanhe com uvas verdes e fraldinha ao vinho do Porto com cebola confitada e presunto de Parma.

O resort também destaca sua infraestrutura de lazer, que inclui o Parque Aventura, com tirolesa de 15 metros de altura e percurso de arvorismo, além do Tixa Club, espaço voltado ao público infantil com áreas de atividades lúdicas.

Segundo Francisco Henriques, gerente geral do Cyan Resort by Atlantica, há previsão de ampliação dessas estruturas. “Estamos preparando uma série de novidades para elevar ainda mais a experiência dos nossos hóspedes, com a ampliação do Parque Aventura”, afirma.

Inaugurado em junho de 2022, o Cyan Resort by Atlantica possui 220 apartamentos e está localizado a cerca de 45 minutos da capital paulista e a 20 minutos do Aeroporto de Viracopos. O empreendimento conta com mais de 5.300 m² de área de lazer, incluindo piscinas, parque aquático, áreas esportivas e equipe de recreação segmentada por faixa etária.