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Embratur apresenta sistema de gestão no Google Cloud Summit 2025

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Embratur
Google aponta a solução como um dos maiores cases de uso do AppSheet na América Latina, com potencial de replicação. Crédito: Divulgação/Embratur

O palco principal do Google Cloud Summit 2025, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contou com uma participação especial da Embratur. A convite da Google Brasil, a agência esteve no evento para apresentar, nessa quarta-feira (10), a experiência com o desenvolvimento de um sistema próprio de gestão. A solução foi implementada pela própria equipe da Embratur utilizando a tecnologia Google AppSheet e outras ferramentas que permitem criar aplicativos, sites ou sistemas de forma simplificada.

Nomeada de “Hermes”, a aplicação é um sistema de gerenciamento que conecta o planejamento estratégico da Embratur à execução de suas despesas. Na prática, a ferramenta permite que todos os investimentos, custos e ações da agência sejam organizados, categorizados e rastreáveis. O sistema permite visualizar as informações sob diversos recortes (financeiro, orçamentário, contábil e estratégico), além de gerar dados para a análise de resultados e apuração de indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos, ferramentas de promoção utilizadas, entre outros.

Representaram a Embratur no painel, Caroline Jorge, gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Nathan Souza, gerente de Transformação Digital; Gabriel de Jesus, supervisor de orçamento e João Barros, assessor executivo júnior. Durante a apresentação, a equipe explicou a trajetória para desenvolvimento do Hermes e o processo interno de transição tecnológica pelo qual a Agência passou na atual gestão.

O Hermes foi apontado pela própria Google como um dos maiores e mais completos cases de uso da plataforma AppSheet na América Latina. O destaque vai além da ferramenta em si: enquanto o desenvolvimento sem códigos de programação costuma ser aplicado a soluções pontuais, a equipe da Embratur adotou uma abordagem estratégica e estruturada. Antes da fase de programação, foram conduzidos processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas. Com isso, o desenvolvimento técnico se tornou ágil e fluido, maximizando os ganhos de produtividade.

O foco principal do Hermes é o gerenciamento da execução orçamentária, o controle do planejamento e a produção de dados históricos qualificados. E embora o sistema tenha sido desenvolvido para atender às necessidades específicas da Embratur, seu modelo serve como referência para outras instituições públicas ou privadas.

Marcelo Freixo, presidente da Agência, elogiou o recurso. “O diferencial do projeto está na união entre negócio e tecnologia, demonstrando que soluções personalizadas podem ser construídas por equipes dinâmicas, aproximando a gestão do processo de desenvolvimento tecnológico por meio dessas ferramentas”, destacou.

Com o lançamento do Hermes, em janeiro deste ano, a agência passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo.

Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, comparou o antigo sistema ao uso do Hermes. “Em 2023, a gestão da Embratur ainda dependia de dezenas de planilhas, o que demandava muito esforço para consolidar e interpretar informações”, lembrou.

“Dois anos depois, temos o Hermes, um sistema que conecta planejamento, orçamento e resultados em tempo real. Além de facilitar a gestão, o sistema amplia a transparência, dá mais clareza às nossas decisões e consolida a cultura de inovação que estamos construindo na Embratur”, disse.

Além dos benefícios internos como ganho de produtividade, maior eficiência na gestão e tomadas de decisões com base em dados concretos, o Hermes criou uma nova fonte de dados e informações acessíveis à sociedade. Isso permite que os investimentos da Embratur possam ser analisados, avaliados e relacionados aos resultados alcançados. “Estamos falando de uma iniciativa pioneira em transparência e inteligência institucional no setor de turismo internacional”, acrescentou Freixo.

Projeto de lei de Minas propõe hospedagem mínima de 24 horas

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hospedagem 24 horas
Crédito: Helena Lopes/Pexels

Um projeto de lei em análise na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode alterar a forma como hotéis, pousadas e plataformas de locação, como Airbnb e Booking, oferecem suas diárias. O PL 3.788/25, apresentado pela deputada estadual Carol Caram, estabelece que o período de hospedagem corresponda integralmente a 24 horas, a partir do horário do check-in.

Atualmente, a maior parte dos meios de hospedagem adota o modelo em que o hóspede entra no início da tarde e deve deixar o quarto no fim da manhã seguinte, o que reduz o tempo de estadia para menos de um dia completo. Com a aprovação da proposta, essa prática seria proibida.

A deputada cita como justificativa o Código de Defesa do Consumidor, destacando o artigo 31, que exige informações claras, e o artigo 39, inciso 5, que veda vantagens consideradas abusivas. Para ela, a medida busca assegurar “transparência, boa-fé e equilíbrio na relação comercial”.

Reação do setor

O projeto, no entanto, recebeu críticas do setor hoteleiro. A Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla) considera a medida inconstitucional e prejudicial ao turismo. A entidade aponta riscos de aumento de custos, dificuldades na higienização dos quartos e redução da oferta. Segundo Alexandre Santos, presidente da Amihla, “a rotina dos hotéis ficaria inviável, já que o tempo entre uma saída e outra é usado para limpeza e preparação dos quartos”.

A associação também argumenta que a Lei Geral do Turismo já prevê que a diária de hospedagem pode ter até 24 horas e lembra que outras propostas semelhantes foram rejeitadas, validando os horários atuais de check-in e check-out, desde que informados com clareza.

O PL 3.788/25 já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue agora para as comissões de Desenvolvimento Econômico e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. Caso avance nessas etapas e seja aprovado em votação no Plenário, a regra passará a valer para todos os serviços de hospedagem em Minas Gerais.

Rotas do Vinho impulsionam turismo e crescimento das vinícolas em SP

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Rotas do Vinho
Mais de 80% das vinícolas paulistas registraram aumento de visitantes, segundo levantamento do CIET. Crédito: Divulgação

O programa Rotas do Vinho, do Governo do Estado de São Paulo, já apresenta resultados concretos para o turismo regional e para o setor vitivinícola paulista. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), por meio do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), 73,7% das vinícolas integrantes do programa avaliam os resultados como positivos.

Segundo os dados, 82% das vinícolas reportaram aumento no número de visitantes desde o lançamento da iniciativa, com crescimento médio de 27% no fluxo turístico. O gasto médio por visitante é de R$ 204, impulsionando diretamente a economia das cidades envolvidas e das propriedades produtoras de vinho. Esse movimento também se reflete nas receitas: 85,7% das vinícolas esperam encerrar o ano com alta média de 22% no faturamento em comparação a 2024.

“São Paulo é o maior consumidor de vinho do país e boa parte desse consumo está ligado às viagens turísticas. Estamos crescendo em qualidade, conquistando destaque no mercado internacional com premiações, e isso é resultado dos esforços do Governo do Estado, por meio do Rotas do Vinho de SP, da sociedade civil e de toda essa cadeia produtiva, cada vez mais organizada”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

O programa também estimula novos investimentos: 92% das vinícolas já iniciaram ou pretendem iniciar obras de melhoria em infraestrutura, sendo que 38,5% dessas iniciativas são motivadas diretamente pelo aumento da demanda turística.

O impacto também chegou ao mercado de trabalho. Cerca de 67,9% das vinícolas afirmaram estar contratando novos funcionários, e, em 52,6% dos casos, as contratações foram justificadas pelo crescimento no número de visitantes. O dado reforça o potencial do programa não apenas para atrair turistas, mas também para gerar empregos no interior.

Outro reflexo positivo é a diversificação da oferta turística: 96% das vinícolas estão criando ou ampliando experiências para o visitante, como degustações guiadas, passeios entre vinhedos, eventos culturais e gastronômicos. Mais da metade dessas iniciativas (55,6%) respondem diretamente ao aumento da procura desde a implementação do programa.

Para Amanda Willoweit, gerente-geral da Vinícola Floresta São Pedro, em Espírito Santo do Pinhal, o Rotas do Vinho tem sido decisivo para a projeção da produção paulista e para o desenvolvimento regional.

“Percebemos um aumento significativo de visitantes na nossa cidade e na vinícola. Acreditamos que precisamos continuar divulgando para o mundo os maravilhosos vinhos do nosso estado e transformar as nossas rotas em um grande destino turístico, o que continuará gerando emprego e transformando vidas. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa. É maravilhoso ser parte disso”, declara Amanda.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 30 de junho com as 66 vinícolas participantes do Rotas do Vinho em diversas regiões do estado.

O Rotas do Vinho

Lançado oficialmente em 28 de agosto de 2024, o programa tem o objetivo de valorizar o enoturismo no Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 60 vinícolas participam da iniciativa, que mapeia, organiza e divulga trajetos turísticos em regiões produtoras como Jundiaí, São Roque, Espírito Santo do Pinhal e Serra da Mantiqueira, entre outras.

A ação é coordenada pela Casa Civil e pela InvestSP, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo e Viagens (Setur-SP), Agricultura e Abastecimento (SAA) e Cultura, Economia e Indústrias Criativas.

HotelDO reforça time comercial com executivos na área de Inside Sales

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Juliana Alves e Euclides Eduardo Batista chegam à equipe Comercial da HotelDo. Crédito: DIvulgação/HotelDO
Juliana Alves e Euclides Eduardo Batista chegam à equipe Comercial da HotelDo. Crédito: DIvulgação/HotelDo

A HotelDO ampliou a equipe comercial. Agora, a área de Inside Sales passa a contar com os executivos Juliana Alves e Euclides Eduardo Batista, que atuarão no atendimento a agentes de viagens em todo o Brasil, sob coordenação de Jefferson Rocha.

Segundo o diretor comercial da HotelDO, Marcio Nogueira, a iniciativa está alinhada à estratégia de proximidade com os parceiros.

“A ampliação do time de Inside Sales reflete nosso compromisso em estar cada vez mais próximos dos agentes de viagens, oferecendo suporte ágil, especializado e soluções que realmente gerem valor para seus negócios. Com profissionais qualificados, conseguimos fortalecer nossa presença em todo o país e apoiar nossos parceiros de forma ainda mais consistente”, destacou.

Juliana Alves possui sete anos de experiência no setor de turismo, com passagens por operadoras e locadoras de veículos. É formada em Administração e Negócios pela Universidade Anhembi Morumbi e tem pós-graduação em Transporte Aéreo pela Universidade UNG Guarulhos.

Euclides Eduardo Batista é formado em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (UMS) e atuou no setor de telecomunicações, com foco em atendimento ao cliente.

Com a chegada dos novos executivos, a HotelDO amplia sua capacidade de suporte remoto aos agentes de viagens. Recentemente, a operadora aproveitou a edição do Campus HotelDO, realizada em Campinas, para anunciar um conjunto de novidades voltadas aos agentes de viagem parceiros. As atualizações foram detalhadas por Bruna Barreto, gerente Comercial, e Lia Somavilla, gerente de Contas da rede.

Brasil defende turismo inclusivo e destaca oportunidades de investimento no G20

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Brasil defende turismo inclusivo e apresenta oportunidades de investimento em Fórum na Cidade do Cabo, África do Sul. Crédito: Denise McIntyre/ Mtur
Brasil defende turismo inclusivo e apresenta oportunidades de investimento em Fórum na Cidade do Cabo, África do Sul. Crédito: Denise McIntyre/ Mtur

O Brasil reforçou sua defesa por um modelo de turismo que una rentabilidade, inclusão social e sustentabilidade durante o Fórum de Investimentos em Turismo e Diálogo de Líderes do G20, realizado nesta quarta-feira (10) na Cidade do Cabo, África do Sul. O encontro, organizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) em parceria com o governo sul-africano, reuniu líderes globais e investidores interessados em novos projetos para o setor.

Representando o ministro Celso Sabino, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou que o grande desafio do setor é direcionar investimentos que também contemplem comunidades locais. “Eu sou da Amazônia e tirar as pessoas da invisibilidade é o meu maior desafio! É importante a planilha financeira, mensurarmos lucro, valores, mas é imprescindível olharmos para o valor das comunidades locais e como promovermos inclusão!”, afirmou.

Como exemplo prático, ela citou o impacto do investimento em infraestrutura portuária no crescimento do setor de cruzeiros. “Por muitos anos os cruzeiros só atravessavam a nossa costa de 8 mil km, muitos não paravam. Melhoramos a infraestrutura de marinas e portos e, hoje mais navios desembarcam turistas em nossa costa, gerando renda e inclusão”, disse. Somente na última temporada, a atividade movimentou R$ 6 bilhões na economia, com 838 mil cruzeiristas e gasto médio de R$ 700 por visitante em destinos locais.

Ana Carla também ressaltou a importância do diálogo entre governo e iniciativa privada, lembrando que o Ministério do Turismo retomou o Conselho Nacional de Turismo, hoje com 93 representantes da sociedade civil. “A experiência brasileira é com o diálogo e isso tem promovido um impacto importante na implementação de políticas públicas mais eficazes”, pontuou.

A presença do Brasil no fórum está alinhada às prioridades da presidência brasileira do G20 e ao esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em estreitar laços com o continente africano. Entre 2022 e 2024, o número de turistas sul-africanos que visitaram o Brasil quase triplicou, passando de 5.403 para 15.280.

No encerramento do painel, Ana Carla conectou o futuro do turismo às questões climáticas e reforçou o convite para a COP30, que será realizada em Belém. “O Brasil espera por todos na Amazônia para este debate crucial. É muito importante que o próximo seja um ano de implementação de um desenvolvimento sustentável, responsável e inclusivo”, afirmou.

Durante o encontro, também foi apresentado o Guia de Investimentos em Turismo, elaborado pela ONU Turismo em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). O documento reúne 118 projetos potenciais, incluindo concessões de parques nacionais e urbanos, além de iniciativas de recuperação de patrimônios históricos. “Apresentamos a investidores de todo o mundo um portfólio robusto e diversificado, com projetos que aliam retorno financeiro à sustentabilidade e ao desenvolvimento social”, concluiu Ana Carla.

A secretária seguirá representando o Brasil ao longo da semana, participando da reunião do G20 Turismo em Mpumalanga, onde reforçará a contribuição brasileira ao grupo e incentivará a adesão dos países à COP30 em novembro.

Air Canada expande hub de Toronto com novas rotas e frota

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Air Canada
Companhia anuncia voos para Rio, Lima, Cartagena e destinos no México e Caribe já no inverno de 2025. Crédito: Divulgação

A partir do verão de 2026, a Air Canada retomará voos diretos para Xangai e Budapeste e adicionará frequências para Praga. Esses novos serviços reforçam ainda mais Toronto Pearson como o maior hub da companhia aérea canadense, conectando a mais de 150 destinos no Canadá e no mundo.

“A Air Canada continua fortalecendo sua ampla malha em Toronto Pearson, e nossa trajetória ousada de crescimento global consolidará ainda mais sua posição como um dos principais hubs internacionais do continente”, afirmou Mark Galardo, Vice-Presidente Executivo, Chief Commercial Officer e Presidente de Cargas da Air Canada.

“Após o lançamento de nossas novas rotas para a América do Sul neste inverno, com voos de Toronto para Rio de Janeiro, Lima e Cartagena, além de novos destinos de lazer no México e no Caribe, a Air Canada lançará no próximo verão dois prestigiados serviços internacionais, com o retorno dos voos diretos da maior metrópole do Canadá para Xangai e Budapeste”, acrescenta.

“Estamos muito entusiasmados em ver a Air Canada ampliar sua malha em Toronto Pearson, fortalecendo a conexão do Canadá com economias de todo o mundo”, comenta Deborah Flint, presidente e CEO do Aeroporto Toronto Pearson.

“Como parceira de lançamento da Air Canada para o 787-10 – uma aeronave de nova geração – reforçamos nosso papel estratégico no mercado e a importância de nossos planos de construir o aeroporto do futuro através do programa Pearson LIFT, nossa iniciativa de infraestrutura. Com o LIFT, vamos elevar a experiência do passageiro, fortalecer a conectividade global e impulsionar a expansão econômica local – tudo isso viabilizado em parceria com nossas companhias aéreas”, complementa Flint.

“A expansão da Air Canada em Toronto Pearson gera empregos, contribui de forma significativa para o PIB da Grande Toronto e cria novas oportunidades econômicas ao facilitar o comércio internacional e o turismo. Olhando para o futuro, a nova frota de Boeing 787-10 encomendada será baseada inicialmente em Toronto para sustentar o crescimento internacional contínuo, ampliando ainda mais o comércio e a empregabilidade. Com a chegada dessas aeronaves widebody e da nova e inovadora frota Airbus A321XLR nos próximos anos, estamos ansiosos para abrir novas oportunidades de viagem em Toronto Pearson para nossos clientes”, concluiu Galardo.

A Air Canada tem orgulho de oferecer serviços premium a clientes elegíveis em Toronto Pearson. Isso inclui a Air Canada Signature Suite – eleita a Melhor Experiência Gastronômica em Lounge de Classe Executiva do Mundo no Skytrax Awards deste ano –, além do serviço de concierge, três lounges Maple Leaf e dois Air Canada Cafés. A divisão de cargas da companhia também tem presença estratégica em Toronto, com instalações de última geração para gerenciar remessas especializadas, desde medicamentos sensíveis ao tempo até transporte de cavalos.

A Air Canada também planeja retomar sua rota para Tel Aviv a partir de Toronto no próximo mês.

Novas rotas da Air Canada a partir de Toronto:

Verão 2026

VooOrigemDestinoPartidaChegadaDias de operaçãoTemporada
AC 942Toronto (YYZ)Budapeste (BUD)21:5511:25 (+1 dia)Ter, Sex, Sáb, Dom5 jun – 23 out 2026
AC 943Budapeste (BUD)Toronto (YYZ)13:1515:15Seg, Qua, Sáb, Dom6 jun – 24 out 2026
AC 27Toronto (YYZ)Xangai (PVG)12:4516:20 (+1 dia)Seg, Qua, Sex, DomA partir de 3 jun – anual
AC 28Xangai (PVG)Toronto (YYZ)18:0019:55Seg, Ter, Qui, SábA partir de 4 jun – anual

Inverno 2025

VooOrigemDestinoPartidaChegadaDias de operaçãoTemporada
AC 84Toronto (YYZ)Rio de Janeiro (GIG)23:3010:45 (+1 dia)Ter, Qui, Sáb4 dez 2025 – 26 mar 2026
AC 85Rio de Janeiro (GIG)Toronto (YYZ)21:3007:00 (+1 dia)Qua, Sex, Dom5 dez 2025 – 27 mar 2026
AC 936Toronto (YYZ)Cartagena (CTG)08:5514:30Sáb20 dez 2025 – 11 abr 2026
AC 937Cartagena (CTG)Toronto (YYZ)15:3020:45Sáb20 dez 2025 – 11 abr 2026
AC 86Toronto (YYZ)Lima (LIM)22:1006:10 (+1 dia)Ter, Sex5 dez 2025 – 27 mar 2026
AC 87Lima (LIM)Toronto (YYZ)08:0015:55Qui, Dom7 dez 2025 – 26 mar 2026
AC 1895Toronto (YYZ)Puerto Escondido (PXM)10:1014:43Qua17 dez 2025 – 8 abr 2026
AC 1894Puerto Escondido (PXM)Toronto (YYZ)15:4521:24Qua17 dez 2025 – 8 abr 2026
AC 946Toronto (YYZ)Pointe-à-Pitre (PTP)08:1514:10Sáb20 dez 2025 – 11 abr 2026
AC 953Pointe-à-Pitre (PTP)Toronto (YYZ)15:1019:40Sáb20 dez 2025 – 11 abr 2026
AC 1360Toronto (YYZ)Guadalajara (GDL)16:4521:10Ter, Qui, Sáb4 nov 2025 – 28 abr 2026
AC 1361Guadalajara (GDL)Toronto (YYZ)08:3014:05Qua, Sex, Dom5 nov 2025 – 29 abr 2026

Capacidade adicional

RotaIncremento no pico de 2026 vs. 2025
Toronto (YYZ) – Praga (PRG)+1 frequência, totalizando 4 voos semanais

Fim da Voepass reduz aviação regional e amplia protagonismo da Azul

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Voepass
Dois meses após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) encerrar definitivamente as operações da Voepass, a aviação regional brasileira enfrenta uma retração significativa. Crédito: Divulgação

Dois meses após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encerrar definitivamente as operações da Voepass, a aviação regional brasileira enfrenta uma retração significativa. O segmento, agora praticamente concentrado na Azul Conecta — subsidiária regional da Azul —, registra números bem abaixo dos apresentados no mesmo período do ano passado.

De acordo com relatório da Anac, em julho de 2025 a Azul Conecta transportou apenas 5.208 passageiros. No mesmo mês de 2024, a Voepass havia atendido cerca de 99,4 mil viajantes, operando sob as marcas MAP e Passaredo. A queda representa 34,6% na comparação anual, segundo informações publicadas pela Folha de São Paulo.

A Azul, que já atravessa um processo de reestruturação após entrar com pedido de Chapter 11 nos Estados Unidos em maio deste ano, vem enxugando sua malha. Entre janeiro e março, foram encerrados voos em 14 cidades, como Campos (RJ), Mossoró (RN), Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR). Desde julho, a aérea também reduziu frequências e eliminou mais de 50 rotas consideradas deficitárias. A companhia justifica as medidas citando alta do dólar, custos operacionais crescentes, limitações de frota e os ajustes ligados ao processo judicial.

Enquanto a Azul diminui presença, outras companhias regionais tentam ocupar espaço. A Abaeté Aviação, sediada na Bahia, anunciou em agosto que ampliará sua oferta para a alta temporada, entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026. Serão 460 voos e 4.140 assentos disponibilizados, um crescimento de 16% em relação ao mesmo período no ano anterior. A empresa opera duas rotas estratégicas, Salvador–Morro de São Paulo e Salvador–Boipeba, ambas em destinos turísticos consolidados no estado.

Segundo o CEO Héctor Hamada, o aumento é reflexo da maior conectividade internacional de Salvador. “Em março registramos aumento de 50% no número de estrangeiros em nossas rotas. Voos como Paris–Salvador, da Air France, ajudam nesse resultado. O verão é naturalmente o período de maior procura e conseguimos responder rapidamente à demanda”, afirmou.

Em julho, a Abaeté transportou 556 passageiros, alta de 43% sobre o mesmo mês de 2024. Apesar do crescimento, a participação ainda é mínima: apenas 0,006% dos cerca de 9 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico no período.

Na tentativa de reverter o cenário de retração, o Ministério de Portos e Aeroportos lançou, em junho, o programa AmpliAR, que prevê a concessão de 19 aeroportos regionais da Amazônia Legal e do Nordeste. A ideia é atrair operadores privados para investir em infraestrutura e estimular a aviação regional. A abertura das propostas está marcada para novembro, com expectativa de melhorar a conectividade em áreas hoje pouco atendidas.

Vila Galé Collection Palácio dos Arcos amplia oferta em 12 apartamentos

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A poesia é um dos elementos centrais da experiência do Vila Galé Collection Palácio dos Arcos. Crédito: Divulgação
A poesia é um dos elementos centrais da experiência do Vila Galé Collection Palácio dos Arcos. Crédito: Divulgação

Entre Lisboa e Cascais, à beira do rio Tejo e de frente para o Atlântico, o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ampliou a sua oferta de hospedagem. O primeiro cinco estrelas do grupo Vila Galé inaugurou 12 apartamentos premium, todos com vista para o mar, elevando para 88 o total de unidades disponíveis no empreendimento.

Instalado em um palácio do século XV, o hotel combina patrimônio histórico e conforto contemporâneo. A poesia é um dos elementos centrais da experiência, com versos de Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles presentes em corredores e quartos.

Nos novos apartamentos, a decoração minimalista privilegia a vista panorâmica para o oceano, integrando-se ao estilo original do edifício.

O hotel oferece piscina ao ar livre e o Satsanga Spa, com piscina climatizada, sauna, banho turco, hidromassagem, academia e salas de tratamentos. A experiência gastronômica é conduzida pelo restaurante Inevitável, especializado em culinária portuguesa contemporânea. A estrutura é completada por biblioteca, vinoteca, capela e salas para eventos privados, reforçando o conceito de destino completo para lazer e negócios.

Construído no final do século XV e reconstruído no século XVIII, o Palácio dos Arcos está associado à história das grandes navegações portuguesas. De acordo com registros, foi dali que o rei D. Manuel I acompanhou a partida das caravelas rumo à Índia. Hoje, o mesmo cenário inspira hóspedes que desejam vivenciar tradição e modernidade em um só espaço.

Hotel Fazenda Vilarejo inaugura Aqua Vila, novo espaço aquático

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Fachada da Aqua Vila Fazenda Crédito: Divulgação
Fachada da Aqua Vila Fazenda Crédito: Divulgação

O Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória (RJ), inaugurou o Aqua Vila, área aquática que reforça o conceito de ecoresort da marca e amplia a oferta de lazer para hóspedes de todas as idades. O investimento de R$ 6 milhões resultou em um espaço moderno, sustentável e integrado ao ambiente natural da Serra da Bodoquena.

Inspirado no Aqua Vila do Hotel Vilarejo Praia, em Rio das Ostras, o novo complexo foi projetado para unir diversão, relaxamento e bem-estar. Para o público infantil, o destaque é o brinquedão com quatro toboáguas e um amplo espelho d’água. Já os adultos contam com piscina de borda infinita com vista para o lago central, bar all inclusive e ofurô. Toda a estrutura é climatizada, com água aquecida a 32°C.

A área é totalmente fechada e equipada com tecnologias sustentáveis, como o uso de energia solar – mesma fonte limpa que abastece todo o hotel. O projeto arquitetônico preservou as 52 árvores originais do terreno e incorporou soluções que melhoram o conforto térmico, reduzindo em até 2°C a sensação de calor no ambiente interno.

Segundo João Mello, diretor executivo do Grupo Vilarejo, a inauguração amplia em 6% a área construída de lazer do hotel.

“Nosso objetivo é requalificar o produto, ampliando a infraestrutura aquática e os espaços cobertos de lazer. Queremos que os hóspedes encontrem aqui experiências únicas, em qualquer época do ano”, destaca.

Para garantir segurança, a equipe responsável recebeu treinamento do Corpo de Bombeiros e orientação de Jasper Blaim, especialista internacional que participou da implementação do Wet’n Wild Brasil. O espaço conta com protocolos de primeiros socorros, salva-vidas e monitoramento constante.

 

Explora Journeys anuncia novos itinerários e estreia do Explora V em 2027/2028

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Explora Journeys apresenta novos itinerários para a temporada 2027/2028, incluindo cruzeiro pela Amazônia
Explora Journeys apresenta novos itinerários para a temporada 2027/2028, incluindo cruzeiro pela Amazônia. Crédito: Divulgação

A Explora Journeys, marca de cruzeiros de luxo do Grupo MSC, acaba de revelar os itinerários da temporada 2027/2028, que promete ser a mais diversa da companhia até agora. Entre as novidades está a inclusão de rotas inéditas pela Ásia e a estreia do Explora V, quinto navio da frota, que será inaugurado em dezembro de 2027.

Ao todo, serão cerca de 100 viagens entre setembro de 2027 e maio de 2028, percorrendo quase 200 destinos em 59 países. Segundo a empresa, a temporada foi planejada para oferecer uma imersão cultural mais profunda, com roteiros que valorizam tanto grandes ícones turísticos quanto portos menos explorados.

Anna Nash, presidente da Explora Journeys, ressaltou a relevância dessa expansão. “A inclusão da Ásia é um marco histórico para nossa empresa e para nossos hóspedes. Ela reflete não apenas nossa ambição de expandir os horizontes, mas também nosso profundo respeito pela riqueza cultural e pela beleza natural desta região. Junto com o lançamento do Explora V, esses itinerários marcam uma nova era, que convida os viajantes a se conectarem de maneira significativa com novas partes do mundo”, afirmou.

Na Ásia, o Explora III será responsável por estrear a operação da marca na região, com 28 cruzeiros que incluem 47 destinos em países como Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã, Tailândia, Malásia, Indonésia e Singapura. Os roteiros incluem pernoites em cidades estratégicas, como Tóquio, Hong Kong e Bali, permitindo contato mais próximo com tradições locais e celebrações icônicas, como o Ano Novo Chinês.

O grande lançamento, porém, será o Explora V, que fará sua temporada inaugural no Mediterrâneo em um período de menor fluxo turístico. Os roteiros incluem passagens por Malta, Sicília, Istambul e Dubrovnik, além de uma escala inédita em Salerno, porta de entrada para a Costa Amalfitana. Depois, o navio seguirá para o Mar Vermelho e a Península Arábica, oferecendo itinerários que percorrem Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, com visitas a sítios como Petra, Luxor e as Pirâmides de Gizé.

Já no Caribe, América Central e América do Sul, os navios Explora II e Explora IV conduzirão itinerários que combinam natureza exuberante e cultura. A temporada terá ainda cruzeiros pela Amazônia, incluindo paradas em Santarém, Boca da Valéria e um pernoite em Manaus.