BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Início Site Página 7

Kissimmee celebra Halloween com experiências imersivas nos parques da Flórida

0
A temporada de outono transforma Kissimmee no epicentro da diversão de Halloween.
A temporada de outono transforma Kissimmee no epicentro da diversão de Halloween. Crédito: Divulgação

Kissimmee, destino estratégico da Flórida Central pela proximidade com os grandes parques temáticos, se transforma no centro das atenções durante a temporada de Halloween. Entre setembro e novembro de 2025, a cidade oferece uma programação intensa que mistura diversão, sustos e fantasia, com opções para famílias, aventureiros e fãs do terror.

No coração histórico da cidade, a festa Boo! on Broadway toma conta da Kissimmee Main Street em 24 de outubro, com distribuição de doces, música ao vivo e atividades para todas as idades. Já no Old Town Entertainment District, a noite de 31 de outubro ganha clima especial com decoração retrô e atrações voltadas para a família.

Os mais destemidos podem explorar o Boggy Creek Airboat Adventures, que apresenta experiências únicas como o Haunted Trail, o Haunted Truck Ride e os passeios noturnos de airboat pelos pântanos iluminados pela lua, misturando terror em terra e água.

Entre os grandes parques, o destaque é o Howl-O-Scream do SeaWorld Orlando, realizado de 5 de setembro a 1º de novembro. Este ano, a edição conta com três novas casas assombradas, quatro zonas de susto inéditas, espetáculos temáticos e acesso noturno às principais montanhas-russas do parque.

O Universal Orlando’s Halloween Horror Nights, até 2 de novembro, promete noites intensas com casas assombradas inspiradas em franquias de sucesso como Five Nights at Freddy’s e Terrifier, além de shows ao vivo e zonas de susto que espalham o medo por todo o parque.

No Volcano Bay Nights, as sextas-feiras ganham clima especial com atrações iluminadas e a participação da turma do Scooby-Doo em aventuras aquáticas temáticas. Para os pequenos, o Legoland Florida Resort retoma o tradicional Brick-or-Treat, com caçada de doces, personagens Lego exclusivos e um show de drones que ilumina o céu em noites selecionadas.

No Walt Disney World Resort, o Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party no Magic Kingdom acontece até 31 de outubro em noites selecionadas, trazendo novidades como o encontro de Mickey e Minnie no Town Square Theater, áreas reimaginadas para as crianças e festas dançantes inspiradas no filme Zombies 4: Dawn of the Vampires.

São Paulo recebe programação de turismo na Conferência Internacional da Diversidade

0
São Paulo Diversidade
Painéis discutem promoção internacional, hospitalidade inclusiva e experiências de países latino-americanos. Crédito: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de setembro, São Paulo sedia a 9ª Conferência Internacional da Diversidade, considerado um dos mais relevantes encontros globais voltados a negócios, turismo, cultura e esportes sob a perspectiva da inclusão LGBTI+.

Na quarta-feira, 10 de setembro, o evento terá um dia inteiramente dedicado ao turismo, com a participação de representantes do setor público, da iniciativa privada e de organismos internacionais. O objetivo é discutir estratégias, inovação e boas práticas voltadas à promoção de um turismo mais inclusivo e diverso.

A programação contempla temas de grande relevância, como a promoção internacional do turismo brasileiro, apresentada por Daniel Noble (Embratur); a divulgação de uma pesquisa sobre hábitos e consumo do turista LGBTI+ no Brasil, conduzida por Marcelo Prado (IEMI); e o painel “Bahia, destino da igualdade”, com Jeane dos Anjos (Bahia). Também estão previstos debates sobre hospitalidade inclusiva, com Alexis Andrades (Accor), e as ações do Governo de São Paulo, detalhadas por Leonardo Costa (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado).

No período da tarde, ganham destaque as iniciativas do Ministério do Turismo voltadas à diversidade, além de um painel internacional com jornalistas e discussões sobre as experiências de Colômbia, México e Uruguai no desenvolvimento do turismo LGBTI+. O setor privado também marca presença com cases de empresas como Avianca, Hero Pride, tg.mob e Rio Galeão, que apresentarão projetos voltados à inclusão no transporte e mobilidade.

Confira a programação completa abaixo:

9h00 – Credenciamento / welcome coffee / Network

09h30 – Abertura do dia e Boas vindas

9H45 – Brasis Da Diversidade: A Promoção Internacional Do Turismo (Daniel Noble – Embratur)

10H15 – Projeto De Pesquisa: Hábitos E Consumo Da População E Do Turista LGBTI+ No Brasil (Marcelo Prado – Iemi)

11H45 – Ibéria

10h50 – Bahia Destino Da Igualdade (Jeane dos Anjos – Bahia)

11h10 – Coffee Break / Network

11h50 – Recebendo Bem Todas as Famílias (Alexis Andrades – Accor)

12h05 – A Diversidade Do Turismo De São Paulo (Leonardo Costa – Secretaria De Turismo E Viagens Do Estado De São Paulo)

12h25 – Festuris

12h30 – Inclusão, Expansão Social E Inovação No Turismo (Jorge Souza – Orinter)

12h45 – O Argumento Econômico E Comercial Para A Inclusão Lgbtq+ (Fernando Alonso Pérez-Chao – Open For Business)

13h00 – Almoço/Network

15h00 – Cores Do Brasil: Ações Do Ministério Do Turismo Para A Diversidade (Rodrigo Moreles Canez – Ministério Do Turismo)

15h20 – Painel Jornalistas Internacionais (Moderação – Daniel Noble – Embratur)

16h00 – Avianca, O Céu É De Todos (Mariana Ferrari – Avianca)

16h05 – Hero Pride (Saulo Boccanera – Hero)

16h20 – Turismo LGBT Na Colômbia, México E Uruguai (Felipe Cárdenas – Câmara Da Diversidade Da Colômbia), Alejandro Camarillo (Comprodiverso Do México), Adrián Russo (Câmara De Comércio E Negócios LGBT Uruguai)

17h00 – Transportando Com Orgulho (Leandro Pimenta – tg.mob e Ana Paula Lopes – Rio Galeão)

17h30 – Encerramento

Jornada Turismo 2030 será destaque da Abav Expo

0
Jornada Turismo 2030 com foco em clima e sustentabilidade é destaque da Abav Expo. Crédito: Divulgação
Jornada Turismo 2030 com foco em clima e sustentabilidade é destaque da Abav Expo. Crédito: Divulgação

A 2ª edição da Jornada Turismo 2030 será um dos pontos altos da ABAV Expo 2025, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. O encontro integra a programação do ABAV Talks e será realizado no dia 9, das 15h às 18h45, reunindo especialistas e lideranças para discutir o futuro do turismo sob a ótica da responsabilidade climática e da regeneração social, cultural e ambiental.

A primeira edição da Jornada, em 2024, marcou a estreia do projeto com a websérie Passaporte para o Futuro e um encontro presencial durante a feira. Em sua fala, a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a urgência da pauta. “O turismo, responsável por cerca de 8% das emissões globais de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, um dos setores mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas, é chamado a assumir um papel de protagonismo. A Jornada do Turismo 2030 nasceu com esse propósito: estimular a responsabilidade climática, reduzir impactos ambientais e posicionar a atividade como vetor de regeneração cultural, ambiental e social”, afirmou.

A edição de 2025 terá curadoria de conteúdo assinada por Jeanine Pires, sócia-diretora da Pires Inteligência em Turismo. “Nossa proposta é apresentar práticas de turismo já testadas e bem-sucedidas, ao lado de projetos inovadores e recentes. A Jornada Turismo 2030 é um convite — e também uma provocação — para que empresas e destinos assumam, de forma efetiva, sua responsabilidade na agenda climática”, explicou.

A programação contará com quatro painéis temáticos. O primeiro, às 15h, abordará a COP30 e os desafios do Brasil como país-sede, com participação de Lucas Grilo (CEBDS) e da própria Jeanine Pires. Na sequência, o painel Eco+ discutirá neutralidade de carbono e economia circular no turismo, trazendo nomes como Fernando Beltrame (Eccaplan), Eduardo Calderon (Gol Linhas Aéreas) e Vinicius Crespo (Fecomércio RJ).

A terceira sessão, Águas+, será dedicada ao turismo em zonas costeiras e projetos de regeneração marinha, com Rudã Fernandes (Biofábrica de Corais), Guy Marcovaldi (Projeto Tamar) e Bruno Wendling (Fundação de Turismo do MS). Encerrando o ciclo, o painel Cultura+ debaterá como valorizar patrimônios e identidades culturais sem descaracterizar saberes locais, reunindo Antonio Pita (Diáspora.Black), Manuhã Pataxó (Tibá Etnoturismo) e Luciane De Lamare (Instituto Aupaba).

Executivo da Ubrafe ministra curso de marketing de experiências na ESPM

0
ESPM Ubrafe
Capacitação será presencial em São Paulo, entre 15 e 23 de setembro, com inscrições abertas até o dia 14. Crédito: Divulgação/ESPM

Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), entidade que representa o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, ministrará um curso voltado a profissionais de marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo (SP). Com inscrições abertas até 14 de setembro, a capacitação ‘Utilizando o Marketing de Experiências na Estratégia das Marcas’ será realizada nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 22h30, com carga horária de 15 horas.

Destinado a profissionais de eventos B2B, gestores de marcas e profissionais de agências de comunicação que atuam nesse segmento, o programa propõe aprofundar os conhecimentos sobre o uso de ativações e patrocínios, explorar ferramentas para a implementação de estratégias de comunicação em diferentes tipos de organizações, ampliar a compreensão da relação estratégica entre marcas e ações de Live Marketing, além de discutir os desafios dos eventos presenciais no contexto pós-pandemia.

Com mais de 35 anos de experiência nas áreas de marketing e vendas, Paulo Octávio atua no setor de Live Marketing desde 2001 e já liderou a organização de mais de 250 eventos B2B e B2C. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com MBA pela FIAP e mestrado pela Fundação Dom Cabral.

A formação da Ubrafe será presencial na unidade da ESPM em São Paulo. Para mais informações, acesse o site da ESPM.

Abav-SP | Aviesp homenageia Juliana Assumpção pelos 15 anos de atuação

0
Juliana recebeu uma placa com palavras que destacam a relevância de sua liderança. Crédito: Divulgação
Juliana Assumpção recebeu uma placa com palavras que destacam a relevância de sua liderança. Crédito: Divulgação

A Abav-SP | Aviesp homenageia, nesta quarta-feira (10), Juliana Assumpção pelos seus 15 anos de dedicação à entidade. A diretora-executiva recebeu uma placa comemorativa em reconhecimento à sua liderança e ao papel decisivo no fortalecimento da associação.

Juliana iniciou sua trajetória em setembro de 2010, como gerente de Eventos, com a missão de profissionalizar processos e ampliar a relevância da Aviesp. Em 2013, assumiu a gerência de Negócios e liderou transformações estratégicas, como o retorno da feira para Águas de Lindóia e a criação da Convenção Aviesp. Mais tarde, teve protagonismo no processo de unificação com a Abav-SP, além de consolidar o MeetingSP e a feira em Campinas como eventos de referência para o trade turístico.

Ao longo da carreira na entidade, também contribuiu para o crescimento do número de associados e para o fortalecimento da aproximação com os agentes de viagens. Hoje, no cargo de diretora-executiva, Juliana é reconhecida como uma das principais lideranças do setor.

“Juliana é um dos pilares da nossa associação. Ela e sua equipe conhecem muito bem os agentes de viagens e têm a proximidade necessária para entender suas dores e anseios, o que nos dá subsídios para propor ações e avançar”, afirmou Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp.

Com 26 anos de experiência no turismo, Juliana é formada em Administração Hoteleira e tem MBA em Recursos Humanos. Sua trajetória inclui passagens por redes hoteleiras como Transamérica e Meliá, o que reforça sua experiência no setor antes de ingressar no associativismo.

A placa entregue destacou a relevância de sua liderança, apontando que sua visão estratégica, dedicação e capacidade de transformar desafios em oportunidades moldaram a história recente da associação e inspiraram o setor.

Veja abaixo o texto da placa entregue à profissional:

Celebramos hoje os 15 anos de dedicação de Juliana Assumpção, nossa Diretora Executiva.

É uma jornada inspiradora. Agradecemos pelos 15 anos de dedicação, competência e liderança. Sua presença transformou nossa história, e sua visão estratégica e compromisso inabalável com a associação são a base de nossas maiores conquistas.

Você transforma desafios em oportunidades e nos ajuda a escrever a história da Abav-SP | Aviesp com amor e leveza.

Obrigado por estar conosco e nos inspirar todos os dias!

New Age leva agentes de viagens para Maceió e Maragogi

0
New Age
Grupo de profissionais de São Paulo e Minas Gerais participou de visitas técnicas e experiências em hotéis e atrativos locais. Crédito: Divulgação

Entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a New Age promoveu um famtour exclusivo com destino a Maceió (AL) e Maragogi (AL), reunindo agentes de viagens do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Além dos representantes da operadora, que faz parte do TP Group, participaram do encontro outros dez profissionais de cidades como São José do Rio Preto (SP), Tanabi (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Uberlândia (MG) e Uberaba (MG).

A programação incluiu hospedagem nos hotéis Maceió Atlantic e Praia Dourada, além de visitas técnicas à propriedades como o Maceió Mar Resort e o Jatiúca Hotel.

Os agentes também vivenciaram experiências completas no destino, com direito a passeios às praias do Gunga, Francês e Barra de São Miguel. Além disso, os participantes participaram de um day use no Beach Club Pontal de Maragogi.

O famtour foi realizado em parceria com a Luck Receptivo, reforçando o compromisso da New Age em oferecer capacitação prática e ampliar o portfólio de conhecimento dos agentes, contribuindo para o fortalecimento das vendas dos destinos.

Recentemente, a operadora também levou agentes a Los Cabos.

São Paulo leva seis empresas do turismo para a FIT Buenos Aires

0
São Paulo
SP quer atrair turistas sul-americanos e gerar novas oportunidades de negócios. Crédito: Divulgação

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo confirmaram a participação de uma comitiva paulista na Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, considerada uma das maiores da América Latina. A missão, marcada entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, integra o programa Discover/Descubra São Paulo, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O evento argentino reúne anualmente cerca de 125 mil visitantes, incluindo operadores de viagens, representantes de agências, hotéis, companhias aéreas, restaurantes e promotores de eventos de pelo menos 40 países. Com esse cenário, a capital paulista terá a oportunidade de expandir sua visibilidade e gerar novos negócios, ao mesmo tempo em que fortalece seu posicionamento como destino turístico e de negócios.

Foram selecionadas para integrar a delegação seis empresas com atuação estratégica no setor: Jardim Bíblico do Templo de Salomão, Mercado SP SPE, Zoológico de São Paulo, Clarity Viagens, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe) e Expo Fórum de Turismo 60+ | Kuwabara Comunicação. Além da participação nos encontros comerciais e atividades de networking, São Paulo contará com um estande próprio para divulgação de seus atrativos.

“Um dos nossos principais focos neste ano é ampliar a presença da cidade de São Paulo em eventos latino-americanos, uma vez que a proximidade geográfica é um elemento valioso a ser considerado para a promoção turística”, destacou o secretário municipal de Turismo, Rui Alves. “Especificamente com relação à Argentina, São Paulo compartilha muitos aspectos em comum, como a paixão pelos esportes e pela gastronomia”, completou.

Entre as ativações previstas, chama atenção a réplica de um carro de Fórmula 1 com tecnologia de realidade virtual, permitindo que os visitantes simulem uma corrida no Autódromo de Interlagos. A ação remete ao Grande Prêmio de São Paulo, realizado em novembro, que injeta cerca de R$ 2 bilhões na economia da cidade a cada edição, movimentando setores como hospedagem, transporte, alimentação e passeios turísticos.

Lançado no início de 2025, o Discover/Descubra São Paulo foi estruturado para apoiar empresas em missões nacionais e internacionais, oferecendo reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis — equivalente a 50% dos custos com viagem. A iniciativa inclui ainda suporte de consultoria, ações de promoção coletiva, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

No primeiro semestre deste ano, o programa já contabilizou sete missões internacionais, envolvendo 19 empresas e gerando uma projeção de R$ 80 milhões em negócios. Até dezembro, ainda estão previstas mais três missões internacionais (WTM Londres, Festuris em Gramado e ILTM Cannes) e duas nacionais. Entre os destinos já contemplados, destacam-se Madrid, Berlim, Lisboa, Cidade do Cabo, Dubai, Cidade do México e São Paulo, além de participações programadas para a Istanbul Tourism Fair e a ABAV Expo.

Gol lança voo entre Rio e Macapá com escala em Belém

0
Gol
Operações começam em 1º de dezembro com voos diários em Boeing 737 MAX 8, ampliando a conectividade entre Norte e Sudeste. Crédito: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas informou, nesta quarta-feira (10) que iniciará, em 1º de dezembro de 2025, uma nova rota regular ligando o Rio de Janeiro (GIG) a Macapá (MCP), com escala em Belém (BEL). As operações serão diárias, de segunda a domingo, com aeronaves Boeing 737 MAX 8.

“Estamos expandindo a malha aérea no Norte do Brasil, em especial entre duas cidades que têm uma forte demanda entre si, Macapá e Belém, com o nosso centro de conexões de voos no Rio de Janeiro”, afirma Rafael Araujo, diretor executivo de Planejamento da Gol. A viabilização dessa nova ligação, que será a mais rápida entre Macapá e Rio, é exemplo de como a colaboração dos governos locais e da NOA, administradora dos aeroportos de Macapá e Belém, desenvolvem oportunidades”, acrescenta.

O voo G3 1158 partirá do RIOgaleão às 8h30, fará escala em Belém (PA) e chegará a Macapá (AP) às 13h45. No sentido inverso, o voo G3 1159 sairá da capital amapaense às 15h10, com pouso previsto no Rio de Janeiro (RJ) às 20h45, também com escala em Belém.

A companhia destaca que a rota atende tanto a demanda de negócios quanto de lazer, ampliando a conectividade entre as regiões Sudeste e Norte, além de fortalecer a ligação entre os estados do Amapá e Pará.

Autoridades

Além do executivo da Gol, outras autoridades, como Celso Sabino, ministro do Turismo, também comentaram sobre a iniciativa. “Essa nova rota é mais um passo na nossa missão de aproximar a Região Norte do restante do país. Ampliar a conectividade aérea significa fortalecer o turismo, atrair investimentos, gerar emprego e renda, além de valorizar a diversidade e o potencial econômico da nossa região”, salienta o ministro.

“Conectar destinos nacionais é um estímulo também para o turismo internacional em nosso país. Essa nova rota abre possibilidades na promoção de destinos na Região Norte, pois conecta Macapá a duas das principais entradas de visitantes estrangeiros no Brasil”, ressalta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Com esse novo voo, a Gol reforça a parceria para ampliarmos nossa conectividade e sermos ainda mais competitivos no mercado do turismo internacional. Incentivar o crescimento do fluxo de turistas estrangeiros movimenta a nossa economia e reafirma o turismo como uma indústria sustentável que gera emprego e renda em todo o país”, complementa Freixo.

“A inauguração deste voo é mais uma prova de que o Amapá está cada vez mais integrado ao cenário nacional. Grandes eventos, como a Expofeira, o Réveillon da Amazônia e o Carnaval do Meio do Mundo projetam o Amapá como referência no turismo, na cultura e no desenvolvimento econômico do Brasil. Essa nova rota aérea consolida essa posição, amplia as oportunidades de negócios e garante maior integração do nosso estado com todo o País”, comenta Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal.

“Com essa rota, ampliamos as possibilidades para que o nosso povo explore outras regiões do Brasil e, ao mesmo tempo, abrimos ainda mais as portas para que visitantes de todo o País e do mundo venham descobrir as riquezas da nossa terra. Trata-se de um passo em conjunto que integra a Amazônia aos múltiplos Brasis, reforçando nosso papel como um estado estratégico no cenário turístico”, salienta Clécio Luís Vilhena Vieira, governador do Amapá.

IOF e tarifaço americano pressionam custos e freiam queda nas passagens corporativas

0
Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly. Crédito: Divulgação
Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly. Crédito: Divulgação

Um estudo realizado pela Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, revela que o cenário das viagens corporativas continua pressionado por fatores regulatórios e tributários, mesmo diante de reduções nas tarifas-base. A análise, que considera o período entre agosto de 2023 e agosto de 2025, mostra que o valor médio das passagens corporativas caiu apenas 3,1%, influenciado pelo aumento expressivo das taxas e impostos, que chegaram a acumular alta de 33,7% no período.

Segundo os dados, o ticket médio, incluindo tarifas e taxas, passou de R$ 828,68 em 2023 para R$ 803,07 em 2025. No entanto, a trajetória das taxas evidencia o peso no orçamento das empresas: entre 2023 e 2024, o avanço foi de 54,6%, subindo de R$ 41,94 para R$ 64,82. Embora em 2025 tenha ocorrido um recuo de 14,6% (R$ 55,37), os valores ainda permanecem 32% acima do registrado dois anos antes.

“Embora as tarifas base tenham registrado queda, o impacto das taxas adicionais é expressivo e pode anular boa parte desse benefício. Ou seja, para o passageiro corporativo, o valor final da viagem nem sempre reflete a redução no preço total da viagem”, afirma Rafael Cunha, head de Dados da Onfly.

O levantamento também avaliou o impacto da antecedência na compra de bilhetes. Em 2024, passagens adquiridas até 10 dias antes da viagem subiram 8,4%, enquanto aquelas compradas com maior antecedência registraram alta de 3,4%. Em 2025, o cenário foi semelhante: aumentos de 8,1% nas compras antecipadas e de 40,6% nas taxas para reservas de última hora, em comparação a 2023.

No caso dos voos nacionais, o ticket médio caiu 3,6% em 2024, mas voltou a subir 6,4% em 2025 devido à aplicação do novo IOF doméstico, resultando em um aumento acumulado de 2,5% frente a 2023. As taxas chegaram a subir 30,1% em 2024 e, mesmo com a queda de 15,9% em 2025, ainda se mantêm acima do patamar prévio. Já nos internacionais, houve alta de 2% em 2024 e queda de 5,1% no ano seguinte, mas as taxas ainda acumulam crescimento de 33,7% desde 2023.

As viagens para os Estados Unidos refletem de forma clara os efeitos do chamado tarifaço internacional e da alta cambial. Em 2024, as tarifas recuaram 2,4%, mas as taxas subiram 56,7%. Já em 2025, o ticket médio avançou 7% e as taxas diminuíram 14,7%, resultando, no acumulado, em alta de 4,5% no ticket e de 33,7% nas taxas.

Para Cunha, esse movimento mostra que, mesmo com oscilações anuais, os custos seguem em patamares elevados. Ele ressalta ainda que o tarifaço comercial imposto pelos Estados Unidos em 2025 não incide sobre passagens aéreas, mas afeta indiretamente o setor por meio da pressão cambial e do impacto sobre exportadores, que compõem parcela importante da demanda corporativa.

Cidade de São Paulo garante a realização da Abav Expo em 2026 e 2028

0
Abav Nacional
Documento foi assinado por Rui Alves de Souza Júnior, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, e por Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional. Crédito: Divulgação/Abav Nacional

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) oficializou, nesta terça-feira (9), a assinatura de um termo de compromisso com a Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo (SMTUR-SP), garantindo a realização da 53ª e da 55ª edições da Abav Expo na capital paulista.

O documento complementa o acordo firmado em 22 de agosto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), consolidando a cidade como palco do principal hub de negócios de turismo da América Latina.

Para Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, o apoio da Prefeitura fortalece ainda mais a feira e amplia as perspectivas de crescimento do setor. “A Abav Expo é reconhecida internacionalmente como um dos principais encontros do turismo. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, temos a certeza de que realizaremos edições ainda maiores e melhores, que oferecerão experiências únicas aos profissionais do setor, fortalecendo negócios, conexões e o protagonismo do Brasil no cenário global”, declara.

Rui Alves de Souza Júnior, secretário de Turismo de São Paulo, destacou a importância da parceria para a realização da ABAV Expo na capital paulista. “Temos investido fortemente para promover a cidade de como um atrativo turístico, tanto nacional como também internacional”, pontua.

Próximas edições

A 53ª Abav Expo será realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2026, no Expo Center Norte, ocupando integralmente os pavilhões Vermelho e Verde – um total de 36 mil m² de área expositiva. A expectativa é receber entre 35 e 40 mil visitantes presenciais ao longo dos três dias de feira. Já a 55ª edição da Abav Expo, também confirmada para a capital paulista, acontecerá em 2028, com data e local a serem anunciados futuramente.

Em 2025, a feira será realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Toda a cadeia produtiva do setor estará reunida: agentes e operadores de turismo, representantes de destinos, empresas de tecnologia, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, influenciadores digitais, imprensa e os principais operadores do Brasil e do exterior.

A Abav Nacional destaca que a realização da feira é resultado de parcerias institucionais e privadas, fundamentais para o fortalecimento do turismo brasileiro e celebra que as edições de 2026 e 2028 da Abav Expo terão como coanfitriões a Setur-SP e a SMTUR-SP. A entidade acredita que a sinergia entre os diferentes atores do setor é essencial para consolidar o evento como uma plataforma estratégica de negócios, inovação e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva do turismo.