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IOF e tarifaço americano pressionam custos e freiam queda nas passagens corporativas

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Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly. Crédito: Divulgação
Com IOF e tarifaço americano, taxas altas freiam queda no preço de passagens corporativas, aponta levantamento da Onfly. Crédito: Divulgação

Um estudo realizado pela Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, revela que o cenário das viagens corporativas continua pressionado por fatores regulatórios e tributários, mesmo diante de reduções nas tarifas-base. A análise, que considera o período entre agosto de 2023 e agosto de 2025, mostra que o valor médio das passagens corporativas caiu apenas 3,1%, influenciado pelo aumento expressivo das taxas e impostos, que chegaram a acumular alta de 33,7% no período.

Segundo os dados, o ticket médio, incluindo tarifas e taxas, passou de R$ 828,68 em 2023 para R$ 803,07 em 2025. No entanto, a trajetória das taxas evidencia o peso no orçamento das empresas: entre 2023 e 2024, o avanço foi de 54,6%, subindo de R$ 41,94 para R$ 64,82. Embora em 2025 tenha ocorrido um recuo de 14,6% (R$ 55,37), os valores ainda permanecem 32% acima do registrado dois anos antes.

“Embora as tarifas base tenham registrado queda, o impacto das taxas adicionais é expressivo e pode anular boa parte desse benefício. Ou seja, para o passageiro corporativo, o valor final da viagem nem sempre reflete a redução no preço total da viagem”, afirma Rafael Cunha, head de Dados da Onfly.

O levantamento também avaliou o impacto da antecedência na compra de bilhetes. Em 2024, passagens adquiridas até 10 dias antes da viagem subiram 8,4%, enquanto aquelas compradas com maior antecedência registraram alta de 3,4%. Em 2025, o cenário foi semelhante: aumentos de 8,1% nas compras antecipadas e de 40,6% nas taxas para reservas de última hora, em comparação a 2023.

No caso dos voos nacionais, o ticket médio caiu 3,6% em 2024, mas voltou a subir 6,4% em 2025 devido à aplicação do novo IOF doméstico, resultando em um aumento acumulado de 2,5% frente a 2023. As taxas chegaram a subir 30,1% em 2024 e, mesmo com a queda de 15,9% em 2025, ainda se mantêm acima do patamar prévio. Já nos internacionais, houve alta de 2% em 2024 e queda de 5,1% no ano seguinte, mas as taxas ainda acumulam crescimento de 33,7% desde 2023.

As viagens para os Estados Unidos refletem de forma clara os efeitos do chamado tarifaço internacional e da alta cambial. Em 2024, as tarifas recuaram 2,4%, mas as taxas subiram 56,7%. Já em 2025, o ticket médio avançou 7% e as taxas diminuíram 14,7%, resultando, no acumulado, em alta de 4,5% no ticket e de 33,7% nas taxas.

Para Cunha, esse movimento mostra que, mesmo com oscilações anuais, os custos seguem em patamares elevados. Ele ressalta ainda que o tarifaço comercial imposto pelos Estados Unidos em 2025 não incide sobre passagens aéreas, mas afeta indiretamente o setor por meio da pressão cambial e do impacto sobre exportadores, que compõem parcela importante da demanda corporativa.

Cidade de São Paulo garante a realização da Abav Expo em 2026 e 2028

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Abav Nacional
Documento foi assinado por Rui Alves de Souza Júnior, secretário de Turismo da cidade de São Paulo, e por Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional. Crédito: Divulgação/Abav Nacional

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) oficializou, nesta terça-feira (9), a assinatura de um termo de compromisso com a Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo (SMTUR-SP), garantindo a realização da 53ª e da 55ª edições da Abav Expo na capital paulista.

O documento complementa o acordo firmado em 22 de agosto com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), consolidando a cidade como palco do principal hub de negócios de turismo da América Latina.

Para Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, o apoio da Prefeitura fortalece ainda mais a feira e amplia as perspectivas de crescimento do setor. “A Abav Expo é reconhecida internacionalmente como um dos principais encontros do turismo. Com o apoio da Prefeitura de São Paulo, temos a certeza de que realizaremos edições ainda maiores e melhores, que oferecerão experiências únicas aos profissionais do setor, fortalecendo negócios, conexões e o protagonismo do Brasil no cenário global”, declara.

Rui Alves de Souza Júnior, secretário de Turismo de São Paulo, destacou a importância da parceria para a realização da ABAV Expo na capital paulista. “Temos investido fortemente para promover a cidade de como um atrativo turístico, tanto nacional como também internacional”, pontua.

Próximas edições

A 53ª Abav Expo será realizada entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2026, no Expo Center Norte, ocupando integralmente os pavilhões Vermelho e Verde – um total de 36 mil m² de área expositiva. A expectativa é receber entre 35 e 40 mil visitantes presenciais ao longo dos três dias de feira. Já a 55ª edição da Abav Expo, também confirmada para a capital paulista, acontecerá em 2028, com data e local a serem anunciados futuramente.

Em 2025, a feira será realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Toda a cadeia produtiva do setor estará reunida: agentes e operadores de turismo, representantes de destinos, empresas de tecnologia, companhias aéreas, hotéis, locadoras de veículos, influenciadores digitais, imprensa e os principais operadores do Brasil e do exterior.

A Abav Nacional destaca que a realização da feira é resultado de parcerias institucionais e privadas, fundamentais para o fortalecimento do turismo brasileiro e celebra que as edições de 2026 e 2028 da Abav Expo terão como coanfitriões a Setur-SP e a SMTUR-SP. A entidade acredita que a sinergia entre os diferentes atores do setor é essencial para consolidar o evento como uma plataforma estratégica de negócios, inovação e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva do turismo.

Mtur realiza capacitação com foco em combate à exploração infantil de olho na COP30

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Turismo responsável: treinamento reforça combate à exploração infantil com foco na COP30
Turismo responsável: treinamento reforça combate à exploração infantil com foco na COP30. Crédito: Divulgação

O Ministério do Turismo realizou nesta terça-feira (9) uma capacitação online voltada ao fortalecimento das redes de proteção à infância e à adolescência, em preparação para o aumento do fluxo turístico esperado na COP30, que será sediada em Belém, no Pará, em 2025. A atividade integrou o programa Diálogos para a COP e a Operação Curupira Mirim, iniciativas que buscam garantir que a expansão do turismo ocorra de forma ética, segura e responsável.

O treinamento reuniu cerca de 40 participantes, entre representantes dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Ministério Público do Trabalho, além das Polícias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará. A abertura foi conduzida por Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, que destacou a importância da mobilização prévia. “O turismo precisa ser um espaço de oportunidades e desenvolvimento, nunca de violações. A capacitação de hoje reforça o compromisso do Brasil, em preparação para a COP30, de garantir que o aumento do fluxo turístico seja acompanhado por redes de proteção fortes e atuantes em defesa de crianças e adolescentes”, afirmou.

Entre os conteúdos apresentados, tiveram destaque as diretrizes do Código de Conduta Brasil, ferramenta que orienta profissionais e empresas do setor a adotarem práticas responsáveis contra violações de direitos no turismo. Também foi enfatizado o papel do Movimento Turismo que Protege, criado pelo MTur para mobilizar agentes públicos e privados na construção de um ambiente turístico ético, inclusivo e seguro.

A capacitação contou ainda com a participação da professora Marklea Ferst, da Universidade do Estado do Amazonas, que ressaltou o papel da sociedade na prevenção. “A proteção de crianças e adolescentes começa pelo olhar atento de todos. Cada cidadão pode ser um agente de prevenção ao identificar e denunciar situações de risco”, afirmou.

A Operação Curupira Mirim, que integra órgãos federais e estaduais, atua com sensibilização, fiscalização e capacitação, reforçando o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. A expectativa é de que, até a COP30, novas ações sejam implementadas para consolidar uma rede de proteção efetiva diante da maior movimentação turística que o evento deverá gerar para a região amazônica.

Restaurante Merkado do Gran Meliá Iguazú abre portas ao público

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Gran Meliá Iguazú
Novo menu destaca sabores típicos de Misiones em proposta do chef no restaurante Merkado, aberto ao público externo. Crédito: Divulgação

O Gran Meliá Iguazú, único hotel da Argentina localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçú, anuncia que seu restaurante Merkado abre suas portas a todos os visitantes do Parque, sem a necessidade de se hospedar no hotel. Os clientes podem desfrutar de duas propostas gastronômicas, como o buffet de café da manhã e o “Menu Paseo Cataratas” no horário do almoço.

O buffet de café da manhã inclui produtos frescos, estações quentes, sucos naturais e doces artesanais, servidos com as Cataratas do Iguaçu como pano de fundo.

Para o almoço, o Merkado apresenta o “Menu Paseo Cataratas”, elaborado para celebrar os sabores nativos com um toque contemporâneo. Entre as opções, destacam-se a humita e a empanada de queijo artesanal com emulsão de pimentão, a crocante chipa guazú gratinada com vácuo grelhado ou pacu a la gremolata e um sorvete artesanal da selva feito com ingredientes locais como erva-mate, maracujá ou frutas vermelhas.

O restaurante está localizado no terraço principal do Gran Meliá Iguazú, com sua churrasqueira à vista e um ambiente cercado pela selva de Misiones. Ambas as propostas estão disponíveis todos os dias para visitantes externos e estão sujeitas à disponibilidade de espaço.

Latam terá 2 mil voos extras e seis novas rotas no verão 2025/2026

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Latam
Companhia ampliará oferta em Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont, com destaque para reforço das rotas ao Nordeste. Crédito: Divulgação

Durante a alta temporada de verão no Brasil, entre 15 de dezembro de 2025 e 8 de fevereiro de 2026, a Latam ampliará sua operação com mais 2 mil voos extras, considerando pousos e decolagens, e a ativação de 6 rotas extras domésticas, o que representa um potencial de 385 mil passageiros adicionais. No período, a companhia terá mais de 42,7 mil voos, refletindo um crescimento de 6% na oferta de assentos-quilômetro em relação ao planejado e de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No total, serão 6 rotas novas ou reativadas: São Paulo/Congonhas–Teresina, São Paulo/Congonhas–Aracaju, Fortaleza–Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Santos Dumont–Salvador, Rio de Janeiro/Santos Dumont–Porto Seguro e Rio de Janeiro/Galeão–Florianópolis. Essas estreias ampliam a conectividade da malha aérea da Latam e fortalecem o acesso a destinos de lazer muito procurados no período.

“Com esses ajustes, a Latam reforça sua estratégia de oferecer mais conectividade aos destinos de lazer mais procurados pelos brasileiros durante a alta temporada, ao mesmo tempo em que otimiza sua malha para atender à demanda de forma eficiente e sustentável”, analisa Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

Operação

No aeroporto de Guarulhos (SP), principal hub de conexões da Latam, a companhia reforçará sua conectividade para o Nordeste com aumento de 35 para 42 voos semanais para Maceió (AL), de 7 para 14 semanais para Jericoacoara (CE) e de 7 para 14 semanais para Juazeiro do Norte (CE).

No aeroporto de Congonhas (SP), a companhia ampliará a operação para destinos do Nordeste com crescimento de 7 para 14 voos semanais para Maceió (AL), de 28 para 34 para Recife (PE), de 21 para 27 para Fortaleza (CE), estreia da rota para Teresina (PI) com 7 voos semanais, de 7 para 14 para Natal (RN), de 44 para 51 para Salvador (BA), de 21 para 28 para Porto Seguro (BA) e de 2 para 9 para Ilhéus (BA). Também haverá reforços em outros destinos: de 8 para 10 voos semanais para Campo Grande (MS), de 7 para 9 para João Pessoa (PB), retomada da rota sazonal para Aracaju (SE) com 2 semanais e de 14 para 16 para Foz do Iguaçu (PR).

No aeroporto de Fortaleza (CE), a Latam retomará a rota sazonal para Belo Horizonte/Confins (MG) com 5 voos semanais e ampliará a conectividade regional com aumento de 4 para 7 voos semanais para Juazeiro do Norte (CE), de 2 para 3 para Parnaíba (PI) e de 7 para 12 para Belém (PA). Também terão crescimento as rotas para São Luís (MA), de 7 para 10 voos semanais, Manaus (AM), de 7 para 12, e Teresina (PI), de 7 para 11.

No aeroporto Santos Dumont (RJ), serão inauguradas duas rotas inéditas para a Bahia: Salvador (BA) com 7 voos semanais e Porto Seguro (BA) também com 7. Já no Galeão (RJ), a companhia passará a operar a rota sazonal para Florianópolis (SC), novidade na malha, com 7 voos semanais.

Por fim, no aeroporto de Curitiba (PR), será ampliada a rota para Foz do Iguaçu (PR), que passará de 7 para 14 voos semanais.

Expansão

Com a inauguração de suas operações em Dourados (MS), nesta segunda-feira (8 de setembro), a Latam alcançou o seu recorde de 58 aeroportos em todo o país.

No primeiro semestre de 2025, a companhia ampliou em 8,5% a sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil e prevê encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%. Já inaugurou 8 novas rotas, incluindo 5 bases: Pelotas (RS), Fernando de Noronha (PE), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Bonito (MS).

No mercado internacional, conta com voos próprios do país para 90 destinos no exterior, projetando crescimento de até 11% na oferta. Entre as novidades estão rotas já inauguradas – Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre-Buenos Aires, além de lançamentos já anunciados como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.

Sol, praia e cultura lideram preferências de viagem dos brasileiros

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preferências de viagens
Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA). Crédito: MTur Destinos.

Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) são os três destinos nacionais que mais despertam o interesse dos brasileiros, segundo levantamento do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. O estudo, divulgado nesta semana, mapeou as preferências de viagem dentro do país e reforçou a força da região Nordeste como referência no turismo nacional.

Além dos destaques nordestinos, o ranking inclui Salvador (BA), Maragogi (AL), Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR), mostrando que o Brasil reúne uma combinação de atrativos naturais, culturais e históricos capazes de atender diferentes perfis de viajantes. Para o ministro do Turismo, os números refletem o potencial do setor. “O levantamento mostra que o Brasil é imbatível em diversidade de destinos e experiências. Temos sol e praia, mas também roteiros religiosos, culturais, gastronômicos e de aventura que encantam viajantes. Nosso papel é fortalecer essa oferta, ampliando o acesso, a conectividade e a promoção do Brasil como destino turístico de excelência”, afirmou.

Quando se trata das experiências turísticas mais desejadas, o turismo de sol e praia aparece na liderança, com 62% da preferência dos brasileiros. Em seguida, o levantamento aponta o turismo religioso/espiritual (18%), seguido pelo cultural e histórico (14%). Já o turismo esportivo e o de aventura, ambos com 13%, completam a lista, incluindo atividades como canoagem, trilhas, escaladas e rapel.

A pesquisa também indica o avanço do Brasil como destino para estrangeiros, especialmente na baixa temporada. O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, com alta de 50% em comparação ao mesmo período de 2024. São Paulo registrou crescimento de 208% nas buscas, consolidando-se como uma das cidades brasileiras mais procuradas por viajantes internacionais. Outras cidades em destaque foram Búzios (+19%), Florianópolis (+46%) e Porto de Galinhas (+108%), compondo o top 5 segundo levantamento da Booking.com.

BWH Hotels estreia como expositora na Equipotel 2025

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BWH Hotels Equipotel
Ricardo Manarini, country Manager da BWH Hotels no Brasil. Crédito: Divulgação

Está confirmada a participação da BWH Hotels na edição 2025 da Equipotel, que será realizada entre 16 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Nesta, que é a primeira vez que participa como expositora, em um estande próprio e individual, a empresa contará com executivos do mercado nacional e também com presença de Richard Rehwaldt, vice-presidente para a América Latina.

Baseado no México, a vinda do executivo para a feira, é uma resposta direta ao foco de expansão que a BWH Hotels prepara para o Brasil: recentemente, a companhia anunciou a conclusão da sua área de Desenvolvimento e os planos de ampliar de seis para 25 hotéis no País até 2030.

A participação da BWH Hotels na Equipotel será marcada por ampla rodada de negócios e demos com demonstrações de serviços com executivos das áreas de Marketing, Revenue Management, Vendas e Novos Negócios, com apresentação das ferramentas e dos entregáveis diferenciados da companhia em sessões exclusivasde 20 minutos para atendimentos individuais aos hoteleiros, com foco na demanda, necessidade e oportunidade de cada um.

Ricardo Manarini, country manager da BWH Hotels no Brasil desde 2022, destaca que “ao longo de 2025 nós ampliamos um movimento de consolidação de posicionamento de marca e as feiras e eventos do setor são muito importantes porque nos permitem estar ao lado de todo o trade, respeitando a característica de cada evento e entendendo como se eles se integram à nossa estratégia”, declara.

De forma prática, os participantes poderão conhecer soluções práticas para maximizar ocupação e rentabilidade por meio de inteligência em gestão; impulsionar a visibilidade e atratividade dos empreendimentos; otimizar conversões e relacionamento com clientes nacionais e internacionais; e receber suporte estratégico para novos projetos hoteleiros.

“Para nós, é um privilégio contar com uma plataforma tão relevante para a conexão da hotelaria brasileira como a Equipotel. Nosso papel é atuar como suporte aos hotéis, alinhando seus objetivos à nossa marca e expertise global. Mostrar isso na prática aos hoteleiros será um grande prazer”, destaca Manarini.

Além da participação expositiva no estande, Ricardo Manarini e Camila Zucoloto, gerente de Operações e BI da BWH Hotels Brasil, estarão presentes em talks promovidos pela Escola de Hoteleiros, no dia 18 de setembro. O country manager abordará a temática de Liderança com outros heds, às 16hrs, enquanto Camila falará sobre Employer Branding ao lado de demais experts da área, às 17hrs.

 

BWH Hotels Equipotel
Camila Zucoloto, gerente de Operações e BI da BWH Hotels Brasil. Crédito: Divulgação

O estande da BWH Hotels na Equipotel é o L65, próximo à Praça de Alimentação e à arena de conteúdos.

Azul terá 100 voos extras para Aracaju na alta temporada

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Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão 2025/2026
Azul anuncia 100 voos extras para Aracaju na alta temporada de verão 2025/2026. Crédito: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou um reforço significativo em sua malha para a alta temporada de verão 2025/2026, com foco em Aracaju, capital de Sergipe. Entre 13 de dezembro e 1º de fevereiro, a companhia terá 100 voos extras de e para a cidade, totalizando 13,6 mil assentos adicionais. O acréscimo representa crescimento de 14% no número de operações e 19% na oferta de lugares em comparação à malha regular.

O destaque fica para os voos de lazer inéditos a partir do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que pela primeira vez terá conexões sazonais para Aracaju. Além disso, a capital sergipana também contará com reforço na ligação com Campinas, um dos principais hubs da Azul. Atualmente, a malha regular da empresa já conecta a cidade a Confins/Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas.

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, a decisão reforça o potencial turístico do estado. “Aracaju é um destino muito importante para a Azul e para a Azul Viagens. Nos últimos anos, temos observado um crescimento constante da procura pelas praias sergipanas, que encantam nossos Clientes pela beleza natural, hospitalidade e gastronomia. O reforço da malha aérea nesta alta temporada, com destaque para as operações inéditas de lazer a partir de Congonhas, mostra a nossa confiança no potencial turístico do estado e o nosso compromisso em conectar ainda mais brasileiros a Sergipe”, afirmou.

A secretária de Estado do Turismo de Sergipe, Daniela Mesquita, destacou que a ampliação é fruto de um trabalho integrado entre setor público e privado. “Os resultados do primeiro semestre apresentado pela Azul Viagens reforçam a relevância de Sergipe como destino turístico e comprovam que estamos no caminho certo. Desde o início do governo Fábio Mitidieri, nossa missão tem sido ampliar a malha aérea, em um trabalho contínuo de diálogo com as companhias aéreas. Com quase três anos de gestão e fortes investimentos, já avançamos bastante, mas ainda há espaço para crescer. Esse movimento só é possível com a união entre Setur, Azul, hotelaria, receptivo e todo o trade, que agora se fortalecem ainda mais com a oportunidade de abertura do mercado a partir de Congonhas”, destacou.

A Azul Viagens, operadora da companhia, também registra números positivos em relação ao destino. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram mais de 9,1 mil clientes transportados para Aracaju, um crescimento de 55% em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho confirma a força das praias sergipanas e o aumento da procura por pacotes de lazer na região.

Produtores rurais e agricultores familiares passam a integrar o Cadastur

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Cadastur
Nova portaria garante segurança jurídica e mantém benefícios fiscais e previdenciários para quem atua no turismo rural. Crédito: Rosalind Chang/Unsplash

O Ministério do Turismo (MTur) publicou a Portaria Mtur Nº 25, de 3 de setembro de 2025, que estabelece as condições para o cadastramento de Produtores Rurais e Agricultores Familiares no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A medida é um marco para o turismo rural no Brasil, que reconhece e dá visibilidade a quem atua no setor, facilitando o acesso a políticas e programas de apoio do Ministério.

A nova regulamentação se aplica a produtores e agricultores que oferecem serviços turísticos remunerados em suas propriedades, de forma complementar à sua atividade principal. Um dos pontos mais importantes da portaria é que a prestação desses serviços não descaracteriza a condição de Produtor Rural ou de Agricultor Familiar para quaisquer fins legais, garantindo que eles mantenham seus direitos e benefícios.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo, a medida fortalece um dos segmentos mais promissores do setor. “O turismo rural é a conexão do viajante com as nossas raízes e a nossa terra. Com esta portaria, estamos dando a segurança e o reconhecimento que esses trabalhadores do campo merecem, ao integrarmos oficialmente esses prestadores de serviço à cadeia do turismo, abrimos portas para que possam crescer, gerar mais renda e desenvolver o turismo rural no Brasil”, afirma o ministro.

Quais atividades podem ser cadastradas?

De acordo com a portaria, podem se cadastrar no Cadastur os produtores que oferecem todos os serviços e atividades turísticas categorizadas no cadastro, algumas delas são:

  •  Hospedagem rural;
  • Oferta de alimentação e bebidas, desde que parte seja produzida na propriedade ou na região;
  • Organização de visitas e atividades turísticas na propriedade;
  • Realização de vivências e experiências relacionadas à rotina da produção agropecuária;
  • Comercialização de produtos manufaturados na propriedade, como itens agropecuários, extrativistas e artesanais e outros.

O que muda?

Até agora, não havia uma norma específica para o enquadramento de Pessoas Físicas produtores rurais e agricultores familiares, que também são prestadoras de serviço no Cadastur, o que gerava insegurança jurídica e limitava o acesso a políticas públicas. Muitos produtores que ofereciam atividades turísticas operavam na informalidade, com receio de perderem benefícios fiscais e previdenciários, como o enquadramento de segurado especial do INSS e o acesso ao Pronaf, caso a oferta de turismo descaracterizasse sua atividade como rural.

A nova portaria estabelece que a prestação de serviços turísticos, quando vinculada à atividade principal, passa a ser considerada atividade rural. Isso garante que os produtores possam diversificar sua renda com o turismo sem o risco de perderem seus direitos, incluindo benefícios fiscais.

Como se cadastrar?

Para se habilitar, o produtor rural ou agricultor familiar pode atuar como pessoa física ou jurídica. No caso de pessoa jurídica, é necessário possuir um CNPJ ativo com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) compatível com o serviço oferecido. Já para pessoa física, é preciso ter CPF e inscrição ativa no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF), também com um código de atividade compatível.
Produtores ou agricultores familiares que estão em fase de “implantação” de empreendimento turístico também podem solicitar o cadastramento. Nessa condição, o empreendedor pode pleitear acesso a linhas de crédito ou benefícios específicos, se houver previsão legal ou normativa.

Cadastur

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo, reúne pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, garantindo legalidade, benefícios e oportunidades aos cadastrados. Além de ser fonte de consulta segura para turistas, o registro assegura acesso a programas como o Fungetur, que oferece crédito com juros reduzidos, estimulando o desenvolvimento do turismo, a geração de empregos e a renda local.

O cadastramento é realizado através do site do Cadastur.

Redes sociais já influenciam 49% dos brasileiros na hora de viajar

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redes sociais
Nordeste lidera lista de lugares mais desejados, com Noronha, Porto de Galinhas e Lençóis Maranhenses entre os favoritos. Crédito: Divulgação/MTur

Você já teve vontade de conhecer algum lugar diferente assistindo a um reels ou a um vídeo no TikTok? Se sim, saiba que não está sozinho: buscar informações sobre a próxima viagem nas redes sociais virou tendência entre os brasileiros. É o que revela um estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus, empresa de inteligência e pesquisa.

Segundo o levantamento, 49% dos consultados consideram plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok as fontes mais relevantes de dados na hora de planejar uma viagem pelo Brasil. A pesquisa também mostra que a tradicional indicação de amigos e familiares mantém força total, sendo o principal recurso para 45% dos entrevistados.

Celso Sabino, ministro do Turismo, ressalta que o estudo confirma a importância da presença digital no setor. “As redes sociais desempenham um papel fundamental na tomada de decisões dos viajantes. Já prevíamos essa tendência e acreditamos que essas ferramentas são muito importantes para democratizar o acesso a informações e inspirar mais brasileiros a conhecerem as maravilhas do nosso país. O Ministério do Turismo está cada vez mais presente nessas plataformas, dialogando diretamente com o viajante e mostrando a imensa diversidade de destinos que o Brasil oferece”, afirma Sabino.

O perfil predominante do viajante que mais utiliza redes sociais para inspirar novas viagens é de jovens (63% têm de 16 a 24 anos de idade), do sexo feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do “boca a boca”, os consultados revelaram que também buscam informações em sites e blogs especializados na área de turismo (21%), bem como agências de viagens/operadoras turísticas (20%).

Destinos favoritos

Conforme a mesma pesquisa, quando o assunto é o destino dos sonhos, as belezas naturais da região Nordeste do Brasil estão no topo da lista. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) lideram o ranking de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Na sequência, aparecem destinos a exemplo de Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), mostrando a força da diversidade dos atrativos nacionais. Em relação às experiências de viagem, o turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros, seguido pelo turismo religioso/espiritual (18%) e por cultural/histórico (14%).

Metodologia

O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do MTur, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2,5 mil entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.