BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Início Site Página 9

Redes sociais já influenciam 49% dos brasileiros na hora de viajar

0
redes sociais
Nordeste lidera lista de lugares mais desejados, com Noronha, Porto de Galinhas e Lençóis Maranhenses entre os favoritos. Crédito: Divulgação/MTur

Você já teve vontade de conhecer algum lugar diferente assistindo a um reels ou a um vídeo no TikTok? Se sim, saiba que não está sozinho: buscar informações sobre a próxima viagem nas redes sociais virou tendência entre os brasileiros. É o que revela um estudo realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Nexus, empresa de inteligência e pesquisa.

Segundo o levantamento, 49% dos consultados consideram plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok as fontes mais relevantes de dados na hora de planejar uma viagem pelo Brasil. A pesquisa também mostra que a tradicional indicação de amigos e familiares mantém força total, sendo o principal recurso para 45% dos entrevistados.

Celso Sabino, ministro do Turismo, ressalta que o estudo confirma a importância da presença digital no setor. “As redes sociais desempenham um papel fundamental na tomada de decisões dos viajantes. Já prevíamos essa tendência e acreditamos que essas ferramentas são muito importantes para democratizar o acesso a informações e inspirar mais brasileiros a conhecerem as maravilhas do nosso país. O Ministério do Turismo está cada vez mais presente nessas plataformas, dialogando diretamente com o viajante e mostrando a imensa diversidade de destinos que o Brasil oferece”, afirma Sabino.

O perfil predominante do viajante que mais utiliza redes sociais para inspirar novas viagens é de jovens (63% têm de 16 a 24 anos de idade), do sexo feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do “boca a boca”, os consultados revelaram que também buscam informações em sites e blogs especializados na área de turismo (21%), bem como agências de viagens/operadoras turísticas (20%).

Destinos favoritos

Conforme a mesma pesquisa, quando o assunto é o destino dos sonhos, as belezas naturais da região Nordeste do Brasil estão no topo da lista. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) lideram o ranking de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Na sequência, aparecem destinos a exemplo de Salvador (BA), Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), mostrando a força da diversidade dos atrativos nacionais. Em relação às experiências de viagem, o turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros, seguido pelo turismo religioso/espiritual (18%) e por cultural/histórico (14%).

Metodologia

O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do MTur, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2,5 mil entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Gol atinge melhor desempenho de pontualidade em agosto dos últimos 10 anos

0
Em agosto, a Gol realizou 19 mil voos, quase 2 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Crédito: Divulgação/ Gol
Em agosto, a Gol realizou 19 mil voos, quase 2 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Crédito: Divulgação/ Gol

A Gol Linhas Aéreas encerrou agosto com o melhor índice de pontualidade para o mês nos últimos dez anos. De acordo com a Cirium, referência global em dados aeronáuticos, 89,6% dos voos da companhia chegaram no horário estimado.

O resultado representa alta de 3,5 pontos percentuais em comparação a agosto de 2024 e avanço de 1,4 ponto em relação a julho de 2025.

A conquista ganha relevância porque foi registrada em meio a um crescimento no volume de operações. Em agosto, a Gol realizou 19 mil voos, quase 2 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de janeiro a agosto, foram 154 mil voos, o maior número dos últimos quatro anos para o período.

“Manter a pontualidade em altos patamares com uma operação mais robusta é uma conquista para todos os nossos colaboradores e nos incentiva a buscar ainda mais eficiência operacional, oferecendo a melhor experiência para os nossos clientes”, destacou Albert Pérez, vice-presidente de Operações (COO) da Gol.

Expansão internacional e consistência operacional

A companhia também avança em sua estratégia de internacionalização. Em agosto, inaugurou voos para Caracas (CCS) e ampliou opções em bases como Mendoza (MDZ) e Montevidéu (MVD). O desempenho reflete o impacto do programa Gol On, lançado em 2023, que revisou processos internos e reforçou a integração das equipes para garantir maior eficiência.

“O Gol On é um case de sucesso para nós. Para atingirmos esse nível de entrega, contamos com a colaboração e o engajamento de todos os envolvidos. Foi o nosso ‘Time de Águias’ que manteve a Gol como referência em pontualidade no Brasil e no continente”, completou Pérez.

Embratur lança guia sobre igualdade racial no turismo

0
O Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo apresenta diretrizes para que empresas do setor incorporem práticas que fortaleçam o Afroturismo. Crédito: Otávio Santos / Secom PMS
O Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo apresenta diretrizes para que empresas do setor incorporem práticas que fortaleçam o Afroturismo. Crédito: Otávio Santos / Secom PMS

A Embratur lançou nesta terça-feira (9), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), o Guia Prático sobre Igualdade Racial no Turismo. O material apresenta diretrizes para que empresas do setor incorporem práticas inclusivas, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e no fortalecimento do afroturismo.

O documento, apresentado durante o workshop Trilhas do Afroturismo Internacional, em Salvador (BA), define o afroturismo como um segmento que promove identidade, ancestralidade e experiências afrocentradas, conduzidas por protagonistas negros.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o guia representa uma ferramenta estratégica para o posicionamento do país.

“Promover a igualdade racial não é apenas uma questão de justiça social, mas de inteligência de mercado e competitividade. Ao criarmos ambientes inclusivos e seguros, qualificamos destinos e projetamos o Brasil como líder global no afroturismo”, afirmou.

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, destacou que o guia é um passo concreto rumo a um turismo antirracista. “É uma publicação que orienta o setor com diretrizes claras, reforçando nosso compromisso em construir um turismo que reflita a diversidade brasileira e acolha a todos de forma justa e respeitosa”, disse.

O guia sugere ações como:

  • revisão de vagas para evitar linguagem excludente;
  • ampliação da divulgação em redes comunitárias negras;
  • formação de painéis de entrevistadores diversos;
  • letramento racial contínuo das equipes;
  • criação de materiais de divulgação que representem a diversidade de forma positiva.

Segundo a consultora Natália Oliveira, da Embratur/CAF, o caráter inédito da publicação é um avanço importante. “Direcionar o setor a acolher o turista negro é um passo essencial para a construção de um turismo mais justo”, avaliou.

Cooperação internacional

Para Eddi Marcelin, diretor de Diversidade da CAF, a iniciativa fortalece um ecossistema que gera impacto econômico enquanto celebra memória e identidade. O guia integra o Plano Brasis, nova estratégia de marketing internacional da Embratur, que posiciona o Brasil como destino sustentável, democrático e inclusivo.

O workshop em Salvador contou com a participação de empreendedores como Nilzete Santos (Afrotours), Carina Santos (Afrotrip Brasil Turismo) e o criador de conteúdo Leandro Gonçalves (Preto Viajante), além da apresentação de cases de diversidade do setor hoteleiro, como os da rede Accor.

Turkish Airlines amplia recursos de acessibilidade e comunicação com passageiros

0
Turkish Airlines
Passageiros recebem alertas por SMS, e-mail e aplicativo sobre entretenimento e confirmações de lista de espera. Crédito: Divulgação

Após apresentar a experiência da Classe Executiva no Dinner in the Sky, a Turkish Airlines anunciou novidades voltadas à acessibilidade, digitalização e comunicação com os passageiros, que passam a contar com mais recursos durante a jornada aérea e no processo de atendimento.

Entre as mudanças, a pesquisa de satisfação a bordo, disponível nas aeronaves equipadas com sistema de entretenimento Panasonic, agora pode ser respondida em dez idiomas: turco, inglês, espanhol, francês, russo, coreano, japonês, chinês, português e alemão. Segundo a companhia, a ampliação tem como objetivo tornar o feedback mais inclusivo e acessível.

A Turkish Airlines também passou a enviar mensagens por SMS e notificações via aplicativo para passageiros que voam em aeronaves com sistema de entretenimento sem fio. Os alertas, enviados antes do embarque, informam sobre a possibilidade de acessar o conteúdo de bordo diretamente em dispositivos móveis pessoais.

Outro recurso implementado é o envio de notificações automáticas por e-mail e SMS para passageiros que realizam reservas em lista de espera pelo Call Center ou nos escritórios físicos. Assim que a vaga é confirmada, o cliente é informado sem necessidade de novos contatos com a companhia aérea turca.

Governo Federal reconhece carnaval de Salvador como manifestação da cultura nacional

0
Norma teve origem em projeto da Câmara dos Deputados. Crédito: Agência Câmara de Notícias
Norma teve origem em projeto da Câmara dos Deputados. Crédito: Agência Câmara de Notícias

O carnaval de Salvador, considerado um dos maiores e mais emblemáticos do mundo, foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio da Lei 15.196/25, publicada após aprovação do Projeto de Lei 4191/23, de autoria da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), na Câmara dos Deputados e posteriormente no Senado.

A parlamentar ressaltou a singularidade da festa soteropolitana, destacando seu caráter participativo e a forma como traduz a essência da cultura brasileira. “No período em que se festeja o Carnaval na capital soteropolitana, a cultura popular brasileira atinge a sua máxima expressão. É preciso notar que a dimensão participativa dessa festa é um traço distintivo por excelência do Carnaval baiano”, afirmou Alice Portugal.

Além do valor cultural, a deputada reforçou o peso econômico do evento. “Além do turismo, há uma variedade de atividades econômicas que crescem em razão do Carnaval, gerando emprego e renda para o povo soteropolitano”, completou.

A relevância da festa para Salvador é incontestável. Apenas em 2025, a prefeitura da cidade estimou a presença de 1,2 milhão de turistas ao longo da semana de celebrações, atraindo visitantes nacionais e internacionais. O impacto econômico também foi expressivo: cerca de 20 mil postos de trabalho temporários foram criados, especialmente em áreas como comércio, serviços e entretenimento, ampliando a movimentação financeira da capital baiana.

O reconhecimento legal fortalece ainda mais a imagem do carnaval de Salvador como patrimônio imaterial do Brasil, além de potencializar sua projeção em mercados turísticos internacionais. A festa, que já é um dos principais cartões-postais da Bahia, deve ganhar novo impulso em ações de promoção cultural, turística e de valorização das tradições locais.

A decisão também reforça a sinergia entre cultura e turismo, já que o carnaval baiano é um dos grandes responsáveis por colocar Salvador no mapa global de festas populares, movimentando setores estratégicos e consolidando a cidade como referência em experiências imersivas de música, dança e celebração coletiva.

Com a sanção presidencial, Salvador passa a ter seu carnaval oficialmente reconhecido pelo Estado brasileiro, assegurando à festa o devido destaque como expressão máxima da identidade cultural do país.

Turismo religioso em Natal reúne igrejas históricas, santuários e celebrações

0
Turismo religioso
Igreja da Nossa Senhora da Apresentação. Crédito: Divulgação

O turismo religioso em Natal, capital do Rio Grande do Norte, vai além das praias e da gastronomia que marcam o destino. A cidade preserva templos históricos, santuários modernos e celebrações que atraem fiéis e visitantes interessados em vivenciar experiências ligadas à fé e à cultura.

Igreja do Santo Antônio

Popularmente chamada de Igreja do Galo, foi fundada em 1766 e se tornou um dos símbolos do barroco natalense. Suas pinturas originais hoje fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Construída por escravos no século XVIII, a igreja recebia apenas negros e pobres. Hoje, é palco de missas em latim e é considerada a segunda mais antiga de Natal, segundo Câmara Cascudo.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação

Primeiro templo construído no estado, em 1599, é conhecida também como Catedral Antiga ou Sé Antiga. Foi erguida como uma pequena capela na missão de fundação da cidade.

Catedral Metropolitana

Com linhas trapezoidais ascendentes, a Catedral é referência arquitetônica em Natal. No subsolo, abriga a cripta inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1991.

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

Localizada em Petrópolis, foi erguida sobre a casa e o túmulo do Padre João Maria, atraindo fiéis em busca de devoção e história.

Igreja do Bom Jesus das Dores

Quarto templo católico construído em Natal, guarda imagens antigas talhadas em madeira e está localizado no bairro da Ribeira.

Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Inaugurado em 2009, homenageia os mártires do massacre de 1645, canonizados pelo Papa Francisco em 2017. O local preserva a memória dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Estátua de Santa Rita de Cássia

Situada em Santa Cruz, a 116 km de Natal, é a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. Todos os anos, em 22 de maio, recebe milhares de fiéis em homenagem à santa.

Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Famosa pelas missas celebradas todo dia 13 de cada mês, ganhou em 2024 uma imagem de 35 metros de altura, instalada em um grande santuário em construção na Zona Norte.

Peregrinação das Sete Igrejas

Evento realizado na quaresma, percorre templos históricos de Natal em caminhada penitencial, unindo devoção e conhecimento histórico.

Caminhada Espaços Sagrados

A atividade promove visitas a igrejas de diferentes denominações, além de sinagoga, templo maçônico e locais históricos, reforçando a pluralidade religiosa da capital potiguar.

Roadshow Visite Noronha capacita mais de 400 agentes de viagens em cinco cidades

0
Visite Noronha
Roadshow passou por Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP). Crédito: Divulgação/Visite Noronha

O primeiro roadshow nacional promovido pelo Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) reforçou a posição do arquipélago como um dos destinos mais desejados do país. Realizada entre julho e setembro de 2025, a ação, intitulada de “Visite Noronha – Além do Paraíso”, passou por Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP), reunindo mais de 400 agentes de viagens e operadores de turismo.

Com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur, além do Sebrae Pernambuco e da EcoNoronha, o roadshow teve como objetivo fortalecer a presença de Fernando de Noronha no mercado emissor nacional, capacitar profissionais do trade e fomentar novas oportunidades comerciais.

Durante os eventos, os participantes tiveram acesso a conteúdos estratégicos sobre o destino, conheceram os diferenciais de Noronha e participaram de rodadas de negócios com os associados do Visite Noronha, ampliando o relacionamento entre fornecedores da ilha e o canal de vendas.

“O resultado superou nossas expectativas. Conseguimos apresentar a diversidade de produtos e serviços de Fernando de Noronha para um público altamente qualificado, fortalecendo parcerias e abrindo novas portas para o destino”, comemora Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha.

Ocupação em alta

Noronha segue em evidência e está cada vez mais disputado. No primeiro semestre de 2025, o arquipélago recebeu 62,9 mil visitantes, registrando um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A ocupação hoteleira também impressiona: 67,6% na média, com picos de 80,8% em janeiro e 76,4% em junho.

“O sucesso é resultado da maior conectividade aérea, com a liberação do aeroporto para aeronaves a jato, e de ações intensas de promoção turística que vêm atraindo novos públicos e movimentando o destino durante todo o ano”, conclui o presidente do Visite Noronha.

Smiles anuncia Clube Smiles Day com bônus de até 350% para assinantes

0
O Clube Smiles Day vem aí com promoções de até 350% de bônus para encher a conta de milhas
O Clube Smiles Day vem aí com promoções de até 350% de bônus para encher a conta de milhas. Crédito: Divulgação

A Smiles, programa de fidelidade do Grupo Gol, confirmou a realização de mais uma edição do Clube Smiles Day, uma das principais datas promocionais voltadas aos assinantes do clube. A ação acontece entre os dias 8 e 26 de setembro, em duas fases, com condições especiais para potencializar o acúmulo de milhas e ampliar as oportunidades de viagem.

O período começa com o “esquenta”, entre 8 e 15 de setembro, que inclui promoções antecipadas para assinantes do Clube Smiles, além de ofertas de compra de milhas, transferências de pontos, adesão com vantagens adicionais e reativação de saldos. A partir de 16 de setembro até o dia 26, a campanha entra em sua fase principal, com bonificações ainda mais expressivas.

Entre os destaques, clientes do Clube Smiles e/ou categoria Diamante terão até 90% de bônus nas transferências de pontos de bancos parceiros. Já novos assinantes podem garantir 36 mil milhas ao longo de 12 meses, além de um voucher de 76% de desconto para a compra de milhas. Outro atrativo é a possibilidade de aquisição com até 350% de bônus, transferências entre contas com até 315% adicionais e reativação de milhas com até 325% extras.

O Clube Smiles foi pioneiro no setor de fidelidade ao lançar, em 2013, o primeiro modelo de assinatura voltado ao acúmulo de milhas. Desde 2017, o Clube Smiles Day tornou-se um marco no calendário promocional da empresa, reforçando a proposta de relacionamento com os viajantes mais frequentes e engajados.

Mais informações e condições detalhadas estão disponíveis no site oficial: smiles.com.br/mfe/promocao.

Clara Resorts aposta em experiências imersivas e novo modelo de eventos corporativos

0
Clara Resorts
Clara Ibiúna Resort: o cenário ideal para eventos inesquecíveis. Crédito: Divulgação

O Clara Resorts tem ampliado sua presença no mercado de eventos corporativos ao propor experiências que vão além dos formatos tradicionais. Com três unidades localizadas em São Paulo e Minas Gerais, o grupo desenvolveu soluções que unem capacitação profissional, imersão cultural e atividades em contato com a natureza, atendendo desde convenções de grande porte até encontros de alto nível para executivos.

“Percebemos uma demanda crescente por eventos que fujam do formato tradicional de auditórios e coffee breaks. Empresas buscam experiências transformadoras que fortaleçam vínculos, estimulem a criatividade e gerem resultados mensuráveis no engajamento das equipes”, afirma Taiza Krueder, CEO do Clara Resorts. Em 2024, a rede registrou alta de 27% na realização de eventos corporativos, somando mais de 300 encontros promovidos para marcas como Mitsubishi, Novo Nordisk e XP.

O recém-inaugurado Clara Arte, em Brumadinho (MG), dentro do Instituto Inhotim, oferece um ambiente de alto padrão para encontros executivos. Com 46 bangalôs exclusivos e acesso privilegiado ao maior museu a céu aberto da América Latina, o espaço combina arte contemporânea com reuniões estratégicas, criando cenários diferenciados para programas de liderança e convenções.

Eleito três vezes consecutivas como “Melhor Hotel do Brasil e América do Sul para Famílias” pelo TripAdvisor, o Clara Dourado, em Dourado (SP), também se destaca no segmento corporativo. O resort conta com teatro equipado, salões moduláveis, áreas ao ar livre e parques de aventura, que possibilitam desde dinâmicas de team building até programas de bem-estar com mindfulness e yoga em meio à natureza.

Já o Clara Ibiúna, localizado a 72 km de São Paulo, alia estrutura para convenções de até 500 pessoas com atividades náuticas como wakeboard, esqui aquático, vela e wakesurf. A proposta é transformar a prática esportiva em ferramenta de liderança, colaboração e comunicação entre equipes. O resort também está em expansão, com novas salas previstas para inauguração em outubro.

Segundo dados da FecomercioSP e da Alagev, as viagens corporativas movimentaram R$ 131 bilhões em 2024, crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. Esse cenário reforça a busca por propostas inovadoras como as do Clara Resorts, que unem infraestrutura tecnológica, gastronomia de chefs renomados e curadoria de experiências personalizadas.

“Não somos apenas um local para eventos. Somos curadores de experiências que geram transformação real nas organizações. Tratamos cada evento como um sonho, com atenção especial a toda jornada dos participantes. Grande parte dos nossos clientes renovam contratos, comprovando que investir em experiências diferenciadas gera retorno mensurável”, finaliza Taiza Krueder.

Latam cresce 16% na demanda doméstica em agosto

0
No consolidado, o Grupo Latam registrou crescimento de 10,8% na demanda global (RPK), transportando cerca de 7,7 milhões de passageiros no período. Crédito: Divulgação/Latam
No consolidado, o Grupo Latam registrou crescimento de 10,8% na demanda global (RPK), transportando cerca de 7,7 milhões de passageiros no período. Crédito: Divulgação/Latam

A Latam Airlines Brasil registrou um crescimento de 16% na demanda doméstica em agosto de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados da companhia.

O avanço foi sustentado pelo aumento de 11,3% na oferta de assentos (ASK) no mercado interno e pela inauguração da rota Brasília–Campinas, que passou a operar com 21 voos semanais.

O desempenho reforça a retomada do transporte aéreo no país e resultou em uma taxa de ocupação de 86% nos voos domésticos, alta de 3,4 pontos percentuais frente a agosto de 2024. O movimento de agosto também superou o crescimento de 13% registrado em julho, mês marcado pela alta temporada de férias.

No consolidado, o Grupo Latam registrou crescimento de 10,8% na demanda global (RPK), transportando cerca de 7,7 milhões de passageiros no período. Só no Brasil, foram 3,4 milhões de viajantes embarcados. A oferta total de assentos do grupo aumentou 9,4% no mês. Vale ressaltar que a Latam registrou, no primeiro semestre, a maior conectividade de sua história.

Expansão 

Além do voo para Campinas, a Latam anunciou a ampliação de sua malha no país com novas rotas regionais, reforçando a estratégia de conectar destinos brasileiros a partir de seus hubs em São Paulo e Brasília.

Para a companhia, a expansão da conectividade fortalece a competitividade e amplia as opções de viagem tanto para clientes de lazer quanto para corporativos.

Na divisão de logística, a Latam Cargo registrou crescimento de 5,1% na capacidade total (ATK) em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado, refletindo a expansão da demanda por transporte aéreo de mercadorias.