BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

Emirates conclui testes de motor em solo com combustí­vel de aviação 100% sustentável

A Emirates concluiu com sucesso o teste em solo com um de seus motores GE90 em uma aeronave Boeing 777-300ER usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF).

O objetivo dos testes e análises em solo é analisar a capacidade do motor GE90 de operar com 100% SAF de mistura especial, sem afetar seu desempenho e sem exigir modificações nos sistemas da aeronave ou procedimentos especiais de manutenção na aeronave Boeing 777-300ER ou motor GE90 para operar. O SAF reduz em até 80% as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível.

Os resultados dos testes em solo abrirão caminho para o primeiro voo experimental da companhia aérea usando 100% SAF em um motor, que deve ser realizado nesta semana.

Os testes envolveram a operação de um motor com 100% SAF e de outro com combustível de aviação convencional para analisar melhor o comportamento e o desempenho do sistema com o uso de cada tipo de combustível, comparar as saídas específicas de cada motor e garantir a operação contínua dos sistemas de combustível da fuselagem e do motor da aeronave durante o voo de teste planejado.

Nos testes em solo no moderno Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a aeronave passou por suas atividades de pré-inspeção padrão. Depois disso, o teste de operação estacionária começou com a operação da fonte auxiliar de energia (APU) Honeywell 331-500 usando 100% SAF. A APU foi então colocada sob carga total com SAF para ligar os motores.

O motor esquerdo foi operado em toda a sua faixa de potência, usando as mesmas configurações que serão usadas no voo experimental. Foram testadas as configurações de marcha lenta, decolagem e subida nos tempos completos do perfil de voo, operando em velocidade e intensidade máximas. Os motores foram então operados em configurações de “cruzeiro” por 15 minutos.

Após o término da simulação, os motores foram resfriados. Os combustíveis foram isolados em tanques separados para manter a separação dos combustíveis de teste. Após a conclusão do teste em solo, os dados do motor foram transferidos para revisão, comparação e análise.

No Dubai Airshow 2021, a Emirates, a GE Aerospace e a Boeing assinaram um pré-acordo (MoU) para desenvolver um programa de voo de teste usando 100% SAF em uma aeronave Emirates 777-300ER equipada com motores GE90.

A Emirates tem trabalhado com seus parceiros GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent Inc., subsidiária da Marathon Petroleum Corp ao longo de 2022 em testes de mistura de combustível SAF. Os parceiros desenvolveram uma mistura com as mesmas qualidades e características de desempenho do combustível de aviação convencional e trabalharam na análise técnica e nos requisitos operacionais relacionados aos testes em solo e atividades de voo experimental.

Os resultados dessa iniciativa fornecerão dados para pesquisas adicionais sobre componentes da mistura de combustível sintético e biocombustíveis, apoiando a padronização e a aprovação futura de SAF 100% drop-in. Após o teste bem-sucedido do motor, a Emirates continuará desenvolvendo essas iniciativas com os fabricantes de estruturas de motores e fornecedores de SAF, com o objetivo de certificar essas misturas para uso comercial. Atualmente, o SAF é aprovado para uso em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A Emirates há muito apoia o trabalho do setor e do governo para incentivar o desenvolvimento da indústria de SAF e participa regularmente de iniciativas para contribuir com a adoção do SAF. Seu primeiro voo movido a SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017 em uma aeronave Boeing 777, que partiu do aeroporto O’Hare de Chicago.

A Emirates recebeu sua primeira aeronave A380 movida a SAF em dezembro de 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo no começo de 2020 com o apoio do Programa de Incentivo aos Biocombustíveis da Swedavia. Os voos de Oslo também começaram a usar SAF.

A Emirates faz parte do Comitê Diretor da iniciativa Clean Skies for Tomorrow do Fórum Econômico Mundial (FEM), que busca promover a adoção de SAF em todo o mundo. A companhia aérea também contribui para o plano SAF do governo dos Emirados Árabes Unidos e para o plano de migração para eletricidade renovável (Power-to-Liquids Roadmap), que tem apoio do FEM, também dos Emirados Árabes Unidos.


Leia também: Emirates adiciona dois voos para a Austrália

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS