A Emirates concluiu com sucesso o teste em solo com um de seus motores GE90 em uma aeronave Boeing 777-300ER usando combustível de aviação 100% sustentável (100% SAF).

O objetivo dos testes e análises em solo é analisar a capacidade do motor GE90 de operar com 100% SAF de mistura especial, sem afetar seu desempenho e sem exigir modificações nos sistemas da aeronave ou procedimentos especiais de manutenção na aeronave Boeing 777-300ER ou motor GE90 para operar. O SAF reduz em até 80% as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida do combustível.

Os resultados dos testes em solo abrirão caminho para o primeiro voo experimental da companhia aérea usando 100% SAF em um motor, que deve ser realizado nesta semana.

Os testes envolveram a operação de um motor com 100% SAF e de outro com combustível de aviação convencional para analisar melhor o comportamento e o desempenho do sistema com o uso de cada tipo de combustível, comparar as saídas específicas de cada motor e garantir a operação contínua dos sistemas de combustível da fuselagem e do motor da aeronave durante o voo de teste planejado.

Nos testes em solo no moderno Centro de Engenharia da Emirates em Dubai, a aeronave passou por suas atividades de pré-inspeção padrão. Depois disso, o teste de operação estacionária começou com a operação da fonte auxiliar de energia (APU) Honeywell 331-500 usando 100% SAF. A APU foi então colocada sob carga total com SAF para ligar os motores.

O motor esquerdo foi operado em toda a sua faixa de potência, usando as mesmas configurações que serão usadas no voo experimental. Foram testadas as configurações de marcha lenta, decolagem e subida nos tempos completos do perfil de voo, operando em velocidade e intensidade máximas. Os motores foram então operados em configurações de “cruzeiro” por 15 minutos.

Após o término da simulação, os motores foram resfriados. Os combustíveis foram isolados em tanques separados para manter a separação dos combustíveis de teste. Após a conclusão do teste em solo, os dados do motor foram transferidos para revisão, comparação e análise.

No Dubai Airshow 2021, a Emirates, a GE Aerospace e a Boeing assinaram um pré-acordo (MoU) para desenvolver um programa de voo de teste usando 100% SAF em uma aeronave Emirates 777-300ER equipada com motores GE90.

A Emirates tem trabalhado com seus parceiros GE Aerospace, Boeing, Honeywell, Neste e Virent Inc., subsidiária da Marathon Petroleum Corp ao longo de 2022 em testes de mistura de combustível SAF. Os parceiros desenvolveram uma mistura com as mesmas qualidades e características de desempenho do combustível de aviação convencional e trabalharam na análise técnica e nos requisitos operacionais relacionados aos testes em solo e atividades de voo experimental.

Os resultados dessa iniciativa fornecerão dados para pesquisas adicionais sobre componentes da mistura de combustível sintético e biocombustíveis, apoiando a padronização e a aprovação futura de SAF 100% drop-in. Após o teste bem-sucedido do motor, a Emirates continuará desenvolvendo essas iniciativas com os fabricantes de estruturas de motores e fornecedores de SAF, com o objetivo de certificar essas misturas para uso comercial. Atualmente, o SAF é aprovado para uso em misturas de até 50% com combustível de aviação convencional.

A Emirates há muito apoia o trabalho do setor e do governo para incentivar o desenvolvimento da indústria de SAF e participa regularmente de iniciativas para contribuir com a adoção do SAF. Seu primeiro voo movido a SAF misturado com combustível de aviação foi em 2017 em uma aeronave Boeing 777, que partiu do aeroporto O’Hare de Chicago.

A Emirates recebeu sua primeira aeronave A380 movida a SAF em dezembro de 2020 e transportou 32 toneladas de SAF para seus voos de Estocolmo no começo de 2020 com o apoio do Programa de Incentivo aos Biocombustíveis da Swedavia. Os voos de Oslo também começaram a usar SAF.

A Emirates faz parte do Comitê Diretor da iniciativa Clean Skies for Tomorrow do Fórum Econômico Mundial (FEM), que busca promover a adoção de SAF em todo o mundo. A companhia aérea também contribui para o plano SAF do governo dos Emirados Árabes Unidos e para o plano de migração para eletricidade renovável (Power-to-Liquids Roadmap), que tem apoio do FEM, também dos Emirados Árabes Unidos.


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