A JetSmart Airlines recebeu em Santiago do Chile, diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo, o A321neo, aeronave mais sustentável da América do Sul e o primeiro que a empresa incorpora à sua frota. O novo avião tem a menor pegada de carbono por passageiro, pois tem capacidade para 240 passageiros e mais sete metros de comprimento em relação ao A320. Os assentos são revestidos com Eleather – utilizando couro que foram descartados na indústria – o que traz vários benefícios, como reduzir o custo de consumo de combustível em até US$ 10 mil por avião por ano, já que é 48% mais leve que o couro tradicional.
Em seu primeiro voo, a aeronave percorreu mais de 12.000 quilômetros para integrar a frota da companhia aérea líder de ultrabaixo custo da região, foi utilizado BioFuel, um combustível orgânico que reduz em 80% a pegada de carbono emitida pelo avião.
“A chegada do primeiro A321neo marca o início de uma nova era para a JetSmart. Hoje, temos as aeronaves mais sustentáveis e eficientes da região, o que nos permitirá ter melhores custos e, portanto, oferecer preços mais baixos aos nossos clientes, para que continuem voando com conforto, segurança e preços ultrabaixos. A utilização da mais avançada tecnologia aeronáutica e de propulsão do mundo permite que nosso A321neo seja a aeronave mais competitiva do mercado, o que sem dúvida nos permitirá avançar decisivamente em direção à nossa meta de 100 aeronaves e 100 milhões de passageiros transportados até 2028, reforçando nosso posicionamento como a ULCC líder na América do Sul”, disse o CEO da JetSmart, Estuardo Ortiz.
“O desempenho e a eficiência do A321neo permitirá que a JetSmart continue oferecendo tarifas baixas e reduzindo sua pegada de carbono”. disse Arturo Barreira, presidente da Airbus América Latina e Caribe.
Além disso, a nova aeronave A321neo da companhia incorpora motores GTF™ Pratt e Whitney que reduzem o consumo de combustível em mais de 16% e permitem uma redução de ruído de 75% em comparação com a geração anterior.
Esta melhoria, somada às novas pontas das asas (Sharklet), à nova configuração da cabine de 240 lugares e à utilização dos bancos mais leves do mercado, permitem reduzir as emissões de CO2 por passageiro em mais de 25%. Isso equivale a interromper a emissão de mais de 12.000 toneladas de CO2 por avião por ano, que é absorvida por 200.000 árvores em um período de 10 anos.
“Hoje é um grande marco, pois a JetSMART recebe a primeira aeronave A321neo movida a GTF na América do Sul”, disse Rick Deurloo, presidente da Pratt & Whitney Commercial Engines. “Nossos motores GTF continuarão a oferecer à JetSmart não apenas eficiência e economia de combustível, mas maior capacidade e maior alcance para alimentar seu crescimento nas próximas décadas”, acrescentou.
O A321neo será utilizado em rotas domésticas chilenas e internacionais, como Santiago-Buenos Aires e Santiago-Lima. No ano passado, a companhia aérea anunciou a compra adicional de 23 aeronaves da Airbus, sendo: 21 do modelo A321neo e dois A321 XLR, atingindo um total de 125 aeronaves a serem recebidas, desde o início das operações até 2029.
Aliança com o Centro de Conservação Cetácea
Em linha com a adição de um novo modelo à frota, um novo animal também foi adicionado à cauda da aeronave: a baleia jubarte, da família dos cetáceos, caracterizada pelo seu grande porte (15 a 16 metros e até 40 toneladas) e também por serem grandes coletores de CO2. Uma única baleia pode absorver em média 33 toneladas de CO2 durante sua vida, o equivalente a mais de 1.000 árvores.
Assim, como parte da política de Sustentabilidade da empresa e em consonância com a incorporação da baleia jubarte como representante da fauna sul-americana, foi firmada uma aliança de colaboração com o Centro de Conservação de Cetáceos (CCC) com o objetivo de apoiar o trabalho científico, político e educacional para promover a conservação das baleias.
Bárbara Galletti, presidente da organização não governamental chilena, afirmou que “esta aliança é uma oportunidade valiosa, pois permitirá que o setor privado e a sociedade civil avancem conjuntamente no fortalecimento de programas de pesquisa científica e propostas de conservação da vida selvagem, bem como na divulgação massiva de temas de grande importância e contingência como o papel dos cetáceos na mitigação das alterações climáticas e no funcionamento do ecossistema marinho.”
Atualmente a JetSMART totaliza 69 rotas na América do Sul, sendo. 29 rotas domésticas no Chile, outras 17 rotas domésticas na Argentina e 13 rotas domésticas no Peru. E ainda 11 rotas internacionais, que possibilitaram a conectividade de seis países da região: Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Brasil e Uruguai.
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