A ClickBus, que oferece passagens para mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais em mais de 200 viações regulamentadas pela ANTT, avalia que o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou neste primeiro semestre.

Atualmente as vendas online são responsáveis por cerca de 25% de todas as vendas do setor, porém, em 2013 quando a empresa foi fundada, menos de 2% das vendas eram realizadas digitalmente e a ClickBus teve um papel importante nessa digitalização do setor.

“Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas no site, e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários”, comenta Philip Klien, CEO da ClickBus. “Esse dado demonstra que o público está migrando para a compra online, e pode representar também a migração do passageiro habituado ao aéreo, que agora passa a considerar o ônibus”, analisa o executivo.

A mudança de comportamento do usuário parece ter sido acelerada com o cenário de retomada do turismo no pós-pandemia. Exemplo disso é o aumento de 109% na venda de passagens de assentos tipo leito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019. De acordo com a ClickBus, os destinos que mais cresceram no primeiro semestre foram:

  1. Rio de Janeiro, RJ
  2. Fortaleza, CE
  3. Governador Mangabeira, BA
  4. Colinas do Tocantins, TO
  5. Miranorte, TO
  6. Cruz das Almas, BA
  7. Guaraí, TO
  8. Riachao do Jacuipe, BA
  9. Irará, BA
  10. Vitória da Conquista, BA

Futuro e tendências do setor

“Estamos na vanguarda de um movimento que vem acontecendo desde 2013 nas empresas do setor, mas que com a pandemia teve o seu processo de digitalização acelerado. Com isso queremos estar cada vez mais presentes no dia a dia dos nossos usuários, com novas soluções e dos nossos parceiros, trabalhando juntos para entregar uma experiência de compra 100% digital enquanto eles possam focar em oferecer a melhor viagem”, comenta Klien.

Phillip também destaca algumas tendências que podem afetar positivamente o mercado a médio prazo. A primeira dela é o modelo híbrido de trabalho que vem sendo adotado por grande parte das empresas, o que possibilita que as pessoas não tenham que morar na cidade onde está a sua empregadora, com necessidade de ir ao escritório poucas vezes o modal rodoviário se torna uma opção mais econômica e confortável para o trajeto.

Outro ponto levantado pelo CEO da ClickBus é o investimento constante das viações em trazer ainda mais comodidades para os usuários. “Já temos algumas opções de ônibus que além de um leito cama, trazem serviço bordo, TV e Wi-Fi para o viajante. Mas com a chegada de novas tecnologias o ônibus pode ser uma extensão do escritório até mesmo substituir uma diária de hotel, tendo em vista as diversas opções de assentos.”, destaca.

Além disso, a empresa acredita que as novas tecnologias que estão desembarcando no país, como o 5G e novos meios de pagamento e conexão, podem mudar o setor nos próximos anos.


Leia também: ClickBus celebra nove anos com ativação no Ibirapuera