No Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos (comemorado em 29 de setembro), a Accor reforça o compromisso de reduzir o impacto de suas operações ao meio ambiente. Considerando que são servidas mais de 150 milhões de refeições por ano nos hotéis do grupo, ações concretas podem ser tomadas por meio da alimentação, em cada um dos restaurantes, para moldar o futuro das viagens e proporcionar um turismo mais sustentável.

Pensando nisso, a meta é reduzir em 30% a perda de alimentos em cada hotel, considerando a volta do serviço de buffets, eventos, entre outras modalidades que geram consumo. O modelo atual não é mais viável, pois os viajantes buscam produtos alimentícios inovadores, saudáveis ​​e experiências que tenham impacto positivo no planeta e nas comunidades.

“A sustentabilidade está no centro da estratégia global da Accor. Logo, desenvolvemos iniciativas em várias esferas para contribuir com a proteção do planeta e sensibilizar os colaboradores dos escritórios e hotéis ao redor do mundo sobre o papel de cada um”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade da Accor América do Sul.

A América do Sul reúne vários cases de destaque. Entre eles, o Pullman São Paulo Guarulhos Airport fez alianças poderosas, que ajudam na redução do desperdício de alimentos. “Encontramos um parceiro para destinar corretamente os alimentos que seriam descartados, que é a startup Comida Invisível. Assim, contribuímos com a ONG Núcleo Batuíra, de Guarulhos, que apoia famílias em situação de insegurança alimentar”, explica Matheus Cunha, gerente Operacional do hotel.

Tela do app Comida Invísivel inclui métricas sobre alimentos e CO2 evitado

No Chile, o ibis budget Santiago Manuel Montt, desde que as medições começaram em maio deste ano, já conseguiu reduzir a perda de alimentos em 75%, graças ao treinamento constante da equipe e de sua aliança com Karubag, que não apenas coleta itens para reciclagem, mas também compostagem de resíduos orgânicos.

“Observar quais práticas podemos implementar é um processo diário, e nossa equipe está envolvida e comprometida com estas ações. Nosso foco principal é o café da manhã, melhorando a oferta com menos produtos embalados e qualidade elevada, o que gerou forte impacto nas nossas estatísticas. Ainda criamos um espaço para os mesmos hóspedes participarem da compostagem dos orgânicos, incluindo a todos na transformação sustentável”, diz Gabriel Camera, gerente geral do ibis budget Manuel Montt.

Já na Colômbia, o Sofitel Legend Santa Clara, em Cartagena, a gestão alimentar, liderada pelo chef Dominique Oudine foi muito além da utilização de fornecedores locais, que ultrapassa os 90%, ao criar feiras para promover os seus empreendimentos, fortalecer a horta própria e usar brotos nas suas cozinhas – aproveitando, inclusive, sementes e a pele do tomate para receitas especiais.

Ainda é feito um controle rigoroso do prazo de validade dos alimentos, elaboração de menus diários, venda de sacos de pão a preços acessíveis aos colaboradores do hotel e são assinados acordos com associações como a Colombia Food Foundation para doação de alimentos a comunidades vulneráveis. Os resíduos orgânicos das sobras passam por uma compostagem, com o apoio das freiras Clarissas, que originalmente viviam na propriedade histórica, para posteriormente serem utilizadas nos jardins do hotel.

“O desafio maior é alinhar a equipe nessa dinâmica, com grande foco no controle para aproveitar ao máximo cada ingrediente em sua totalidade. É sobre retomar as práticas dos nossos avós e valorizar cada os alimentos”, acrescenta o chef Oudine. No Peru, o ibis Styles Lima San Isidro começou a medir a perda de alimentos em junho e conseguiu uma redução de 48%. De acordo com a gerente geral do hotel, Cecilia Muñiz.

A Accor globalmente, além de usar uma plataforma online para carregar essas medições e manter o controle, implementou uma ficha de ação para combater a perda de alimentos de acordo com suas dificuldades de implementação, investimento e impacto. A cartilha inclui ações durante o preparo dos alimentos, para futuras alterações no cardápio, no atendimento diário, buffets e eventos, e depois na reciclagem, compostagem e alianças com aplicativos como Too Good To Go.


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