A primeira reunião do ano do Conturesp – Conselho Estadual de Turismo de São Paulo – aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP). Temas de relevância do setor foram expostos e analisados, com a coordenação do novo titular da Pasta, Roberto de Lucena.

Após ouvir a apresentação de cada integrante do Conselho, e reviver os anos de 2015 e 2016, período em que também atuou como secretário de Turismo do Estado de SP, Lucena destacou um planejamento a longo prazo “que será respeitado como política de Estado com a colaboração do trade, da academia, deste Conselho e de todos que integram o setor.”

Muito otimista, Lucena destacou que o Governo do Estado está sensível e comprometido com o Turismo Paulista. “Assim podemos ir mais longe e fazer melhor. Neste momento, a participação do turismo no PIB da economia paulista gira em torno de 7% e queremos que até 2030 este número alcance dois dígitos”, revelou.

O novo secretário foi elogiado pelos presentes quando disse que o papel do Conturesp deve ser consultivo e sugeriu a criação da Associação de Secretários Municipais de Turismo do Estado de São Paulo para participar deste Conselho.

“Esta Secretaria é de vocês e tenham a certeza que vamos, sim, ouvir cada setor com suas políticas públicas com total respeito pela história de cada um”, concluiu Lucena.

Durante a reunião, houve a apresentação do Relatório de Transição do Turismo, que teve a coordenação de Ana Biselli Aidar, ressaltando a Secretaria de Turismo e Viagens como excelente investimento e com elevado potencial de retorno no PIB e Emprego, com propostas de melhoria de gestão, otimização, articulação e integração, entre tantos outros itens.


Leia também: Setur-SP registra participação recorde em feiras do setor