A indústria global de aviação passou por um ano de crescentes tensões geopolíticas e pressões inflacionárias globais, enquanto enfrentava os desafios pós pandemia da covid-19. Apesar disso, a Turkish Airlines encerrou 2022 com lucro líquido de US$ 2,7 bilhões, destacando-se em relação à concorrência, graças à agilidade operacional, ampla rede de voos e mão de obra altamente qualificada. A companhia aérea completou o sexto trimestre consecutivo com lucro líquido, apesar do difícil ambiente operacional que persiste desde 2020.
A receita total da companhia em 2022 foi de 18,4 bilhões de dólares, superando o ano de 2019 em 39%, um recorde. Constituindo 20% das receitas totais, o número de cargas aumentaram 120% em comparação com o mesmo período de 2019 que registrou aproximadamente US $3,7 bilhões.
“Com a responsabilidade e consciência estamos ao lado de nossa nação da mesma forma que o fizemos durante as crises anteriores. Após os terremotos ocorridos em Kahramanmaraş em 6 de fevereiro, utilizamos todos os nossos recursos para operar mais de 2.400 voos para transportar 433 mil equipes de busca e salvamento e 16 mil toneladas de materiais de socorro para a região enquanto evacuamos 430 mil de nossos cidadãos até hoje”, declarou Ahmet Bolat, presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines.
“Estamos fazendo nossa parte para mitigar as dificuldades causadas pelos terremotos que nosso país enfrentou e continuaremos a fazê-la à medida que as consequências do desastre continuarem a se desenrolar. Além da ajuda em dinheiro de 2 bilhões de TL doada à Presidência de Gerenciamento de Emergências e Desastres do Ministério do Interior (AFAD), iniciamos o trabalho com o Ministério do Meio Ambiente, Urbanização e Mudanças Climáticas para fornecer o apoio necessário para a construção de 1.000 casas para os desabrigados devido aos terremotos. Também planejamos empregar 1.000 funcionários de 1.000 famílias afetadas pelos terremotos”, acrescentou o presidente.
Com uma das frotas mais jovens e modernas de 394 aeronaves, a Turkish Airlines transportou cerca de 72 milhões de passageiros, com ocupação de 85,8% em voos domésticos e 80,1% em voos internacionais. Apesar das pressões inflacionárias globais, a companhia aérea manteve sua gestão de custos efetiva em 2022, ao reduzir suas despesas unitárias excluindo combustível em 2% em relação a 2019, o que levou a uma geração de caixa em 5,4 bilhões de dólares.
Conforme os dados publicados pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), enquanto a capacidade global de passageiros aéreos em 2022 estava 28% abaixo de 2019, a Turkish Airlines tornou-se pioneira do setor ao superar sua capacidade de 2019 em 7,5%. A companhia aérea foi a rede líder da Europa em termos de número diário de voos nos últimos três anos, segundo a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol).
Além disso, a companhia registrou um sucesso em escala global em 2022, tornando-se a operadora que oferece a maior capacidade de assentos internacionais. Como resultado dos investimentos do país em infraestrutura de aviação, o Aeroporto de Istambul também foi o aeroporto mais movimentado da Europa.
Leia também: Turkish Airlines projeta aeronave temática da UEFA Champions League
Agenda