A WTM Latin America divulgou, na terça-feira (14), os 15 finalistas do Prêmio de Turismo Responsável 2023. A chancela é parte dos Global Responsible Tourism Awards da WTM e chega à terceira edição na América Latina, com o objetivo de reconhecer publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável. Além do reconhecimento, os finalistas ganharam em reputação e em aprendizado, já que elevam os negócios a outro patamar e contam com feedbacks de especialistas.
O corpo de jurados é formado por profissionais latino-americanos de renome em diferentes áreas e leva diversos aspectos em conta para definir os finalistas e, posteriormente, os vencedores em seis categorias diferentes. Os principais critérios são originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.
“Desde o número de candidaturas até os dados apresentados, comprovando que o trade turístico latino-americano está cada vez mais tomando sua responsabilidade pelos impactos que causam nos destinos e comunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso setor. Os 15 finalistas que temos aqui são originais e replicáveis”, diz Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America e coordenador do Prêmio.
Os 15 finalistas atuam na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Equador. Destes grupos serão anunciados os ganhadores, no dia 4 de abril, no palco do teatro Explore Transformation, e premiados com as Premiações Gold, Silver e One to Watch. Em ordem alfabética, são finalistas desta edição:
- Diáspora.Black (Brasil)
- Equatur (Equador)
- Governo de Antioquia (Colômbia)
- Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil)
- La Union Coffee Farm (Colômbia)
- Las Torres Patagonia (Chile)
- Pipa Convention Bureau (Rio Grande do Norte/Brasil)
- Quinti Ecuador (Equador)
- Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil)
- Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia (Brasil)
- Rota do Enxaimel (Pomerode – SC/Brasil)
- Say Hueque (Argentina)
- Sebrae Maranhão (Brasil)
- Toca do Kainã (Santo Antonio do Jardim – SP/Brasil)
- Wilderness Patagonia (Argentina)
Leia também: WTM Latin America terá speed networking com compradores e expositores
Agenda