A WTM Latin America divulgou, na terça-feira (14), os 15 finalistas do Prêmio de Turismo Responsável 2023. A chancela é parte dos Global Responsible Tourism Awards da WTM e chega à terceira edição na América Latina, com o objetivo de reconhecer publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável. Além do reconhecimento, os finalistas ganharam em reputação e em aprendizado, já que elevam os negócios a outro patamar e contam com feedbacks de especialistas.

O corpo de jurados é formado por profissionais latino-americanos de renome em diferentes áreas e leva diversos aspectos em conta para definir os finalistas e, posteriormente, os vencedores em seis categorias diferentes. Os principais critérios são originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

“Desde o número de candidaturas até os dados apresentados, comprovando que o trade turístico latino-americano está cada vez mais tomando sua responsabilidade pelos impactos que causam nos destinos e comunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso setor. Os 15 finalistas que temos aqui são originais e replicáveis”, diz Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America e coordenador do Prêmio.

Os 15 finalistas atuam na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Equador. Destes grupos serão anunciados os ganhadores, no dia 4 de abril, no palco do teatro Explore Transformation, e premiados com as Premiações Gold, Silver e One to Watch. Em ordem alfabética, são finalistas desta edição:

  1. Diáspora.Black (Brasil)
  2. Equatur (Equador)
  3. Governo de Antioquia (Colômbia)
  4. Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil)
  5. La Union Coffee Farm (Colômbia)
  6. Las Torres Patagonia (Chile)
  7. Pipa Convention Bureau (Rio Grande do Norte/Brasil)
  8. Quinti Ecuador (Equador)
  9. Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil)
  10. Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia (Brasil)
  11. Rota do Enxaimel (Pomerode – SC/Brasil)
  12. Say Hueque (Argentina)
  13. Sebrae Maranhão (Brasil)
  14. Toca do Kainã (Santo Antonio do Jardim – SP/Brasil)
  15. Wilderness Patagonia (Argentina)

Leia também: WTM Latin America terá speed networking com compradores e expositores