Mtur lança novos guias para turistas idosos e LGBTQIA+

Com o desafio de promover um turismo inclusivo a todos, o Ministério do Turismo atualizou mais duas publicações para ajudar os profissionais do setor na oferta de experiências turísticas mais seguras e prazerosas para os viajantes. Os guias “Dicas para atender bem turistas idosos” e “Dicas para atender bem turistas LGBTQIA+” trazem orientações que possibilitam uma abordagem mais ampla de atendimento e proteção, além de questões comportamentais, conceitos e dicas práticas para melhor atender cada público.

As cartilhas estão disponíveis on-line e possuem um formato mais acessível, podendo ser acessadas por meio de smartphones, tablets ou por desktop.

A atualização dos guias faz parte do compromisso de entregas assumido pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, para os 100 primeiros dias de governo e é fruto de uma parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O objetivo é democratizar o turismo e propiciar o acesso para todos, conforme Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008).

O guia para atender bem turistas LGBTQIA+ traz um novo olhar, com orientações e conteúdos atualizados sobre legalidade e conceitos básicos de identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual.

A publicação ainda orienta que a identidade de gênero diz respeito a vivência interna e individual sobre como a pessoa se reconhece em relação ao gênero, podendo se dar no padrão binário (masculino e feminino), não binário ou de gênero fluído. Em relação à sexualidade, a forma correta de se referir é sempre dizendo: “orientação sexual” ou “identidade de gênero”.

Uma dica do guia é tratar a pessoa de acordo com o gênero no qual ela se identifica e não pelo sexo de nascimento ou orientação sexual. Cabe destacar que, no Brasil, a discriminação a pessoas LGBTQIA+ é crime, podendo ser igualada aos crimes de racismo.

Para os turistas idosos, a atualização do guia ressalta a premissa de que, ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa e lembra que esse público possui flexibilidade de horário, podendo aproveitar e desfrutar de vários roteiros.

A publicação também traz informações sobre infraestrutura apropriada; adequação de ambientes e sinalização correta para que as pessoas idosas aproveitem, por completo, a experiência turística.


Leia também: MTUR DESTACA ENTREGAS DOS 100 PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO

Últimas notícias

Costa do Sauípe Open resgata tradição do tênis e reforça reposicionamento do destino

A Costa do Sauípe, na Bahia, voltará a receber...

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Universal Epic Universe recebe equipe da Azul Viagens para visita técnica

Uma equipe da Azul Viagens está em Orlando, na...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Tópicos

Justiça autoriza 123 Milhas a antecipar pagamento de créditos trabalhistas

A juíza  Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial,...

Companhias aéreas avançam lentamente na adoção do NDC

Enquanto dois terços das companhias aéreas pelo menos iniciaram...

Livelo oferece até 40% de desconto em passagens para a Ásia

A Livelo lançou mais uma edição do Clube Livelo...

Azul e Itaú lançam cartão Skyline com benefícios exclusivos para viajantes

O Itaú Unibanco, maior emissor de cartões de crédito...

Latam transporta araras-vermelhas resgatadas para Foz do Iguaçu

O programa Avião Solidário da Latam realizou, na última...
spot_img

Relacionados