Crédito da foto: Roberto Castro/MTur

Acessibilidade, inclusão, qualificação profissional, sustentabilidade e diálogo. Estas foram algumas das principais marcas do Ministério do Turismo ao longo dos 100 primeiros dias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completados nesta segunda-feira (10). Liderado pela ministra Daniela Carneiro, o Ministério do Turismo contabiliza importantes entregas durante o período, que corroboram o lema de “União e Reconstrução” da atual gestão.

Ainda nesta segunda-feira (10), a ministra do Turismo participou de reunião ministerial no Palácio do Planalto que marcou o primeiro trimestre do governo, além de definir os próximos passos. “Nesses primeiros 100 dias já tivemos muitas conquistas! E vamos ter ainda mais a comemorar com o protagonismo que o turismo tem assumido como um importante indutor de desenvolvimento econômico e social. Segundo o presidente Lula, a geração de emprego é uma de suas prioridades e o turismo certamente contribuirá para isso”, destacou Daniela Carneiro.

A inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é um exemplo. Atento à importância deste público, o MTur lançou um portfólio online com atrativos acessíveis e mapeou o perfil deste viajante, a fim de favorecer adaptações. Em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o órgão também atualizou uma cartilha digital de orientação ao atendimento destes viajantes, além de revisar publicações semelhantes voltadas a turistas idosos e LGBTQIA+.

Outro avanço veio na área de capacitação de trabalhadores do setor. O MTur disponibilizou cursos online gratuitos com dicas ao acolhimento de visitantes autistas e de boas práticas de turismo responsável, este último abordando temas como sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística. Por sinal, a estrutura do órgão ganhou uma Coordenação-Geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas, exclusivamente voltada para promover ações na área.

O diálogo e a participação social na construção de políticas públicas também foi destaque. Desde que assumiu o cargo, a ministra Daniela Carneiro se reuniu com representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, além de representantes do trade turístico. Carneiro também reativou o Conselho Nacional de Turismo (CNT), que reúne as principais entidades do setor e o governo federal e tem papel crucial na definição de iniciativas de apoio ao ramo.

O período teve ainda como marca o apoio do MTur a cidades do litoral norte de São Paulo afetadas por fortes chuvas no mês de fevereiro. Uma portaria do órgão facilitou o acesso de empreendimentos e profissionais inscritos no Cadastur (Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos) a R$ 196 milhões do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A medida incluiu benefícios como a suspensão de débitos até o fim do estado de calamidade pública na região, entre outras vantagens.


Leia também: MTUR ABRE 160 VAGAS PARA CURSOS NA ÁREA DO TURISMO