BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Fórum apresenta perfis de público 60+

O Fórum de Turismo 60+, evento sobre turismo na terceira idade que aconteceu nesta quarta-feira (19) no Hotel Internacional São Paulo, também foi espaço para apresentar serviços oferecidos a este perfil de público. Para isso, Luciana Oliveira, turismóloga e ativista de longevidade, apresentou o painel “Perfil 60+ Produtos e Experiências”.

Luciana conta que tem mais de 31 anos desde que se formou em Turismo e 35 atuando dentro do ramo de planejamento de destinos e benchmark de turismo. “Recentemente, já no período de pandemia, comecei a me interessar nessa questão do envelhecimento por causa própria. Acabei me apaixonando pela área, conforme conversei com várias pessoas e fui apresentada a diversidade que é esse universo”, conta a turismóloga.

A partir disso, a painelista do Fórum apresentou os números do envelhecimento no Brasil e sua relevância para a atividade turística. “A população 60+ conta com mais de 35,3 milhões pessoas no Brasil. Logo, essa será a população predominante da sociedade, o que mudará tudo. Vale dizer, porém, que as velhices não são iguais e atingem questões socioeconômicas, de gênero e de raça”, complementa Luciana.

A pesquisa “Perfil do Consumidor 60+ no Turismo”, realizada pela própria Luciana, revela diversas questões sobre esse segmento. De acordo com o estudo, as pessoas com mais de 60 anos estão conectadas e fazem uso das redes sociais, sentem falta de produtos e serviços para sua faixa etária. Além disso, conforto e segurança são diferenciais relevantes para este público, que também prioriza fechar negócio com pessoas reais.

Para ilustrar as necessidades deste segmento, Luciana apresenta o perfil de três viajantes reais, o Turista 50+, 60+ e 70+. Embora sejam faixas etárias próximas, são bastante expressivas as diferenças em relação a prioridades, necessidades, frequência e tipos de viagens, além do método utilizado para realizar contato e reservas. “É uma população cada vez mais idosa, cada vez mais longeva e cada vez mais saudável”, pontua a turismóloga.

Além dos turistas de idade mais avançada que esses perfis, Luciana destaca os nichos com alta demanda e poucos produtos e serviços, como é o caso do público LGBTQIA+, pet-friendly e pessoas com deficiência. Com todas essas informações, a turismóloga apresenta um guia do que o público 60+ espera dos agentes de viagens.

“É necessário ter uma relação de confiança, pois eles desejam ter um profissional disponível para atender com presteza e paciência para tirar dúvidas e auxiliar nas questões operacionais das viagens”, revela Luciana. “Também é importante valorizar o cliente, pois mais do que comprar roteiros ou serviços, as pessoas querem ser lembradas e o público 60 é altamente fidelizável. Inspire-se e seja autêntico, pois trazer suas percepções e imagens sobre um destino tem mais chance de venda do que cem postagens”, acrescenta.

Por fim, Luciana destacou alguns mandamentos para atender o público 60+. “Não falarás tudo no diminutivo, visto que a infantilização da maturidade é uma das principais queixas. Aprenderás sobre pluralismo etário, pois velho não é “tudo igual”, assim como pessoas de 20 têm interesses diferentes de uma de 30. Evitarás associar beleza à juventude, troque o “você está bem para sua idade”, por “você está ótima” ou “quanta vitalidade”, pois saúde, beleza e disposição podem existir em qualquer idade”, finaliza.

Foto: Gregory Grigoragi


Leia também: Fórum 60+ discute desafios do Turismo acessível

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS