O Fórum de Turismo 60+, evento sobre turismo na terceira idade que aconteceu nesta quarta-feira (19) no Hotel Internacional São Paulo, também foi espaço para apresentar serviços oferecidos a este perfil de público. Para isso, Luciana Oliveira, turismóloga e ativista de longevidade, apresentou o painel “Perfil 60+ Produtos e Experiências”.

Luciana conta que tem mais de 31 anos desde que se formou em Turismo e 35 atuando dentro do ramo de planejamento de destinos e benchmark de turismo. “Recentemente, já no período de pandemia, comecei a me interessar nessa questão do envelhecimento por causa própria. Acabei me apaixonando pela área, conforme conversei com várias pessoas e fui apresentada a diversidade que é esse universo”, conta a turismóloga.

A partir disso, a painelista do Fórum apresentou os números do envelhecimento no Brasil e sua relevância para a atividade turística. “A população 60+ conta com mais de 35,3 milhões pessoas no Brasil. Logo, essa será a população predominante da sociedade, o que mudará tudo. Vale dizer, porém, que as velhices não são iguais e atingem questões socioeconômicas, de gênero e de raça”, complementa Luciana.

A pesquisa “Perfil do Consumidor 60+ no Turismo”, realizada pela própria Luciana, revela diversas questões sobre esse segmento. De acordo com o estudo, as pessoas com mais de 60 anos estão conectadas e fazem uso das redes sociais, sentem falta de produtos e serviços para sua faixa etária. Além disso, conforto e segurança são diferenciais relevantes para este público, que também prioriza fechar negócio com pessoas reais.

Para ilustrar as necessidades deste segmento, Luciana apresenta o perfil de três viajantes reais, o Turista 50+, 60+ e 70+. Embora sejam faixas etárias próximas, são bastante expressivas as diferenças em relação a prioridades, necessidades, frequência e tipos de viagens, além do método utilizado para realizar contato e reservas. “É uma população cada vez mais idosa, cada vez mais longeva e cada vez mais saudável”, pontua a turismóloga.

Além dos turistas de idade mais avançada que esses perfis, Luciana destaca os nichos com alta demanda e poucos produtos e serviços, como é o caso do público LGBTQIA+, pet-friendly e pessoas com deficiência. Com todas essas informações, a turismóloga apresenta um guia do que o público 60+ espera dos agentes de viagens.

“É necessário ter uma relação de confiança, pois eles desejam ter um profissional disponível para atender com presteza e paciência para tirar dúvidas e auxiliar nas questões operacionais das viagens”, revela Luciana. “Também é importante valorizar o cliente, pois mais do que comprar roteiros ou serviços, as pessoas querem ser lembradas e o público 60 é altamente fidelizável. Inspire-se e seja autêntico, pois trazer suas percepções e imagens sobre um destino tem mais chance de venda do que cem postagens”, acrescenta.

Por fim, Luciana destacou alguns mandamentos para atender o público 60+. “Não falarás tudo no diminutivo, visto que a infantilização da maturidade é uma das principais queixas. Aprenderás sobre pluralismo etário, pois velho não é “tudo igual”, assim como pessoas de 20 têm interesses diferentes de uma de 30. Evitarás associar beleza à juventude, troque o “você está bem para sua idade”, por “você está ótima” ou “quanta vitalidade”, pois saúde, beleza e disposição podem existir em qualquer idade”, finaliza.

Foto: Gregory Grigoragi


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