BRL - Moeda brasileira
EUR
6,51
USD
5,56

MSC Euribia: primeira viagem com zero emissíµes lí­quidas de gases de efeitos estufa

Na próxima semana, a Divisão de Cruzeiros da MSC Cruzeiros operará a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa quando o novo MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL), deixar o estaleiro em Saint-Nazaire, na França. A embarcação navegará a caminho de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca. 

O MSC Euribia é o 22º navio da frota da MSC e navegará durante quatro dias, partindo de Saint-Nazaire para Copenhague e atingirá zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa. O navio partirá do porto francês no dia 3 de junho e chegará na cidade dinamarquesa no dia 7 de junho. 

Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirma:  “Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, do nosso mais recente navio, o MSC Euribia, leva a mais um passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do nosso compromisso.”

A companhia adquiriu 400 toneladas de bio-GNL, afirmando seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética. Além disso, a MSC se torna a primeira operadora de cruzeiros marítimos a comprar bio-GNL como fonte de combustíveis com redução significativa nas emissões do ciclo de vida.  

“Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil, para alcançar a descarbonização, todos temos que trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala. A nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias”, detalha Vago.

A navegação utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, método que proporciona os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às energias renováveis, também conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification. 

“A primeira viagem do MSC Euribia será um feito incrível e representa anos de compromisso e determinação. Deverá provar que temos a capacidade de operar numa base de zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa com a tecnologia de navios existente”, comenta Michele Francioni, vice-presidente sênior da MSC Cruzeiros. 

A MSC conta com o apoio da empresa de energia Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa. Além disso, a velocidade e o itinerário foram definidos para otimizar a configuração e as cargas dos motores a fim de minimizar o consumo de combustível. 

Especialistas estarão a bordo para monitorar e otimizar todos os detalhes da viagem junto ao Capitão Stefano Battinelli, comandante do navio, e Pasquale Mastellone, engenheiro chefe do MSC Euribia. Outros especialistas estarão em terra monitorando e otimizando todos os sistemas a bordo e identificando oportunidades adicionais de melhoria em tempo real. Estas ações incluem medidas como configuração dos motores e a velocidade dos ventiladores de ar-condicionado individuais das cabines dos hóspedes. Todas essas iniciativas vão resultar em economia de energia para reduzir o consumo de combustível

Os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis atualmente e esperados no futuro. A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais e elimina emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo os óxidos de nitrogênio em 85%. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS