Na próxima semana, a Divisão de Cruzeiros da MSC Cruzeiros operará a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa quando o novo MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (GNL), deixar o estaleiro em Saint-Nazaire, na França. A embarcação navegará a caminho de sua cerimônia de inauguração em Copenhague, na Dinamarca.
O MSC Euribia é o 22º navio da frota da MSC e navegará durante quatro dias, partindo de Saint-Nazaire para Copenhague e atingirá zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa. O navio partirá do porto francês no dia 3 de junho e chegará na cidade dinamarquesa no dia 7 de junho.
Pierfrancesco Vago, presidente executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, afirma: “Esta primeira viagem, com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa, do nosso mais recente navio, o MSC Euribia, leva a mais um passo significativo na nossa jornada de descarbonização e demonstra, acima de tudo, a extensão do nosso compromisso.”
A companhia adquiriu 400 toneladas de bio-GNL, afirmando seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética. Além disso, a MSC se torna a primeira operadora de cruzeiros marítimos a comprar bio-GNL como fonte de combustíveis com redução significativa nas emissões do ciclo de vida.
“Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil, para alcançar a descarbonização, todos temos que trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala. A nossa compra de bio-GNL enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que há procura por combustíveis mais limpos por parte das companhias de cruzeiro e de toda a indústria marítima, mas precisamos que os governos, produtores e consumidores finais colaborem e aumentem a disponibilidade dessas fontes de energia novas e tão necessárias”, detalha Vago.
A navegação utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, método que proporciona os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às energias renováveis, também conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
“A primeira viagem do MSC Euribia será um feito incrível e representa anos de compromisso e determinação. Deverá provar que temos a capacidade de operar numa base de zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa com a tecnologia de navios existente”, comenta Michele Francioni, vice-presidente sênior da MSC Cruzeiros.
A MSC conta com o apoio da empresa de energia Gasum para a viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito de estufa. Além disso, a velocidade e o itinerário foram definidos para otimizar a configuração e as cargas dos motores a fim de minimizar o consumo de combustível.
Especialistas estarão a bordo para monitorar e otimizar todos os detalhes da viagem junto ao Capitão Stefano Battinelli, comandante do navio, e Pasquale Mastellone, engenheiro chefe do MSC Euribia. Outros especialistas estarão em terra monitorando e otimizando todos os sistemas a bordo e identificando oportunidades adicionais de melhoria em tempo real. Estas ações incluem medidas como configuração dos motores e a velocidade dos ventiladores de ar-condicionado individuais das cabines dos hóspedes. Todas essas iniciativas vão resultar em economia de energia para reduzir o consumo de combustível
Os novos navios da MSC Cruzeiros são flexíveis em termos de combustível e podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis atualmente e esperados no futuro. A utilização de GNL fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito de estufa quando comparado com os combustíveis marítimos convencionais e elimina emissões de óxido de enxofre e partículas, reduzindo os óxidos de nitrogênio em 85%.
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