A retomada do setor de turismo já é uma realidade em todo o país, impulsionada pelo crescente interesse das viagens entre a geração Z e pela busca de opções mais acessíveis e curtas pelos segmentos das classes C, D e E. De acordo com dados da Fecomercio – SP, o turismo nacional cresceu 25,4% no primeiro trimestre de 2023, um ganho de R$ 8,2 bilhões em um ano.

Nesse contexto, torna-se crucial a ampliação dos serviços e tecnologias que atendam a todas as necessidades desses públicos. A venda online de passagens de turismo tem ganhado espaço, e a Quero Passagem registrou um aumento de 90% nas passagens de turismo e 142% nas passagens corporativas no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022.

“As viagens curtas, de baixo custo e de pequenas distâncias têm se tornado uma tendência no setor, sendo impulsionadas neste ano pelo calendário de eventos, datas comemorativas e feriados prolongados. Além disso, a disponibilidade de viagens rodoviárias interestaduais e intermunicipais oferece uma ampla gama de alternativas para explorar o Brasil. Os consumidores têm percebido cada vez mais a facilidade de planejar e adquirir serviços de viagem pela internet, buscando opções personalizadas, processos de compra simplificados e respostas ágeis. Marketplaces como a Quero Passagem têm se destacado como plataformas escolhidas por aqueles que buscam o destino ideal para suas viagens”, comenta Lukasz Gieranczyk, CEO da Quero Passagem.

O turismo desempenha um papel crucial na economia do Brasil, sendo fundamental investir no setor, aprimorar a infraestrutura existente e criar novas opções e destinos para atender aos diferentes segmentos.

É importante ressaltar a importância da preservação da cultura local, da inclusão e da sustentabilidade nesse processo. Se as viagens curtas, de baixo custo e de pequenas distâncias são a bola da vez, o turismo regional, o ecoturismo e outras modalidades imersivas na história, meio ambiente e cultura regional e comunitária podem impulsionar a geração de empregos, renda e valorização das comunidades. O turismo pode ser uma ferramenta não apenas para fortalecer as economias regionais, mas também para a conservação ambiental e o fortalecimento dos laços comunitários.

“Investir no turismo rodoviário é essencial para alavancar o setor turístico brasileiro, impulsionando a economia, gerando empregos e promovendo novos destinos de forma sustentável. Com uma ampla oferta de serviços e tecnologias que atendem às necessidades dos diferentes públicos, é possível gerar novas experiências em torno das inúmeras belezas, cidades e riquezas culturais que o país tem a oferecer”, finaliza o CEO.


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