Para quem ama São João, a chegada do mês de junho é um momento bastante aguardado. Essa excitação reflete no mercado do turismo rodoviário, que movimenta quem deseja aproveitar as festividades juninas em diversos estados. Em 2022, as festas de São João movimentaram cerca de R$ 2 bilhões,0 aquecendo a economia e o segmento de viagens, superando a demanda das festividades de final de ano.

Para a Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) esta é uma grande oportunidade para o setor rodoviário, já que o São João é uma época em que as pessoas costumam se deslocar de ônibus. “Estamos bem otimistas com as festas em Campina Grande, Patos – na Paraíba, Mossoró, Caruaru e Petrolina, que são os destinos mais procurados nesse período. Além disso, as empresas regulares do setor estão investindo em serviços diferenciados e preparando suas equipes para atender com excelência esses passageiros”, ressaltou Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.

Empresas já estão se preparando

E para atender o alto fluxo de demanda, empresas do segmentos estão investindo em uma série de ações que visam ampliar a oferta. O Grupo Brasileiro ampliou o número de partidas extras em mais 40%, além de ter reforçado na mão de obra. O grupo também investiu em nova frota com aquisição de 54 novos ônibus Paradiso G8, da Marcopolo, gerando receita também para a cadeia do transporte.

Outras empresas com forte atuação na região dos festejos investiram em frota e serviços diferenciados, é o caso da Guanabara, a Águia Branca e a Auto Viação Progresso que esperam superar mais de 300 mil passageiros transportados nas linhas operadas com destino às cidades citadas, e vão oferecer serviços para todos os bolsos, desde o convencional até o leito-cama, com destaque nas promoções para quem compra passagens antecipadamente que pode chegar até a 50% do valor de uma passagem adquirida na véspera da viagem.

Pensando ainda na forte questão cultural do São João, a Viação Águia Branca investirá na personalização de seus veículos com o tema da festa e aproveita o período para lançar o serviço leito-cama para quem parte de São Paulo com destino à Vitória da Conquista e que saem de Salvador para cidades como Petrolina, Aracaju, Itabuna e Ilhéus.

Em paralelo, a ClickBus, marketplace de venda de passagens rodoviárias pela internet, afirma que as buscas online já estão crescendo. Em Caruaru, no interior de Pernambuco, segundo a plataforma, o aumento das buscas foi de 229%. Outras cidades conhecidas pelas suas festividades também já estão com uma alta busca por passagens rodoviárias. Aracaju, por exemplo, já conta com um crescimento de 35%, enquanto Mossoró, no Rio Grande do Norte, apresenta um aumento em 201%.

Para Letícia Pineschi, os dados reforçam que no Brasil a capilaridade do transporte rodoviário é a solução mais previsível e segura para atender a eventos de sazonalidade como esses . “Por isso, investimos cada vez mais para elevar o padrão do transporte oferecido pelo rodoviário, agregando comodidades capazes de minimizar o tempo das viagens e consolidando tornando cada vez mais o modal competitivo”, destaca.


Leia também: SÃO LUÍS FARÁ CAPACITAÇÃO ONLINE COM FOCO NO SÃO JOÃO