BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

52% dos aeroportos estão abaixo dos ní­veis de 2019

Olivier Jankovec, diretor-geral do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), afirmou que a expansão das companhias aéreas de baixo custo – bem como a forte demanda de viagens de lazer – contribuíram para uma recuperação significativa nos últimos seis meses, embora não tenha alcançado os níveis pré-Covid.

“2023 não é 2019”, disse Jankovec. “Existem variações significativas no desempenho nos mercados nacionais, e os volumes ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia para mais da metade (52%) dos aeroportos da Europa.”

Dados da ACI Europe revelam que o tráfego internacional cresceu duas vezes mais rápido do que o tráfego doméstico, aumentando 32,2% durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com 16,6% para o tráfego doméstico. Os aeroportos na zona europeia restante da ACI, que inclui países fora da UE, como partes dos Bálcãs, Israel e Turquia, estão mais próximos de uma recuperação total pré-pandemia, enquanto os aeroportos do mercado UE+, que inclui o Reino Unido e a Suíça, ainda estão ficando para trás.

Em junho, os aeroportos gregos superaram os níveis pré-Covid após o tráfego aumentar 14,2%, seguidos pelos aeroportos da Islândia e Luxemburgo, que cresceram 9,3% e 8,7%, respectivamente.

No restante do mercado europeu, a expansão das companhias aéreas de baixo custo alimentou novos recordes de tráfego de passageiros para aeroportos na Albânia, Uzbequistão e Cazaquistão. Enquanto isso, mercados importantes como Espanha, Reino Unido e França ainda estavam abaixo dos níveis de 2019, em 2,8%, 6% e 8,3%, respectivamente.

De acordo com Jankovec, embora a demanda tenha se mantido “extremamente resiliente” apesar das pressões inflacionárias, as coisas podem piorar após o verão. “No entanto, olhando para frente e depois dos meses de pico do verão, vemos riscos significativos e muita incerteza”, acrescenta. “Isso inclui a perspectiva de piora da macroeconomia para a Eurozona e o Reino Unido, bem como sinais iniciais de que os gastos discricionários podem começar a diminuir e que as reservas de poupança da pandemia estão esgotadas”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Joinville ganha destaque nacional como polo...

Cidade catarinense atrai birdwatchers com trilhas acessíveis, espécies raras e projetos voltados ao turismo de natureza

Vila Galé Collection Ouro Preto: veja...

Novo hotel da rede portuguesa em Minas Gerais une sofisticação, história e sustentabilidade com estrutura completa para lazer e eventos

Expo Abla 2025 abre inscrições com...

Evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro, no São Paulo Expo, e oferecerá até 50% de desconto nas inscrições

Epic Universe é inaugurado em Orlando...

Epic Universe traz hotel integrado, tecnologia imersiva e experiências exclusivas em gastronomia, shows e interatividade

Azul Viagens amplia operações e ofertas...

Com quatro voos diários e três opções exclusivas, Azul Viagens garante acesso facilitado e vivência cultural na Ilha da Magia

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS