Enquanto o Japão desfruta de um ressurgimento pós-pandêmico do turismo de todo o mundo, a Seibu Railway está testando uma janela de tradução automática para ajudar estrangeiros confusos a navegar em um dos centros de transporte mais complexos de Tóquio, segundo o Skift.
O dispositivo, desenvolvido pela empresa de impressão Toppan e chamado VoiceBiz, permite que os clientes falem com um atendente de estação por microfones enquanto a tela semitransparente entre eles soletra suas palavras em japonês e em um dos 11 outros idiomas.
Mais de 2 milhões de visitantes chegaram ao Japão no mês passado, o maior número desde o início da pandemia em 2019, e viajantes dos Estados Unidos e da Europa ultrapassaram os níveis pré-surto, já que o iene fraco torna a viagem a mais barata em décadas.
Kevin Khani estava entre os viajantes estrangeiros que foram surpreendidos na estação Seibu-Shinjuku recentemente e acharam a janela do VoiceBiz útil. “As traduções foram certeiras”, disse o alemão de 30 anos, que trabalha no Alibaba. “Pode soar um pouco estranho, mas você se sente seguro imediatamente porque sabe que há um humano do outro lado. Então você leva seu tempo para explicar o que precisa e saberá que eles entenderão o que você precisa.”
A Seibu Railway, uma unidade do conglomerado Seibu Holdings, instalou a janela de tradução este mês em sua estação Seibu-Shinjuku, o terminal de uma de suas linhas centrais de Tóquio, para um teste de três meses antes de considerar um lançamento mais amplo.
Cerca de 135 mil passageiros passam pela estação diariamente, incluindo muitos estrangeiros que viajam entre pontos turísticos, como o novo parque temático Harry Potter de Tóquio. “Nosso objetivo ao introduzir isso foi melhorar a facilidade de comunicação, permitindo que as pessoas olhassem para o rosto umas das outras”, disse Ayano Yajima, supervisor de vendas e marketing da Seibu Railway.
O dispositivo também foi testado no Aeroporto Internacional de Kansai no início deste ano, e a Toppan pretende vendê-lo para empresas e escritórios do governo no Japão para lidar com viajantes estrangeiros e um número cada vez maior de imigrantes.
Com suas muitas linhas ferroviárias – algumas conectadas, outras não – e uma gigantesca estação de ônibus, o distrito de Shinjuku é o campo de testes definitivo para a tecnologia de localização.
Do outro lado da rua da estação Seibu fica a estação central Japan Railway (JR) de Shinjuku, que é a mais movimentada do mundo, com cerca de 3,6 milhões de pessoas passando diariamente. Um labirinto de túneis conecta a estação JR a várias linhas de trem e metrô administradas por outras empresas.
Em outra demonstração de inovação tecnológica japonesa, a Japan Airlines recentemente lançou um serviço de aluguel de roupas para turistas que buscam viajar com poucas bagagens.
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