A Japan Airlines anunciou na quarta-feira (05) que está testando um serviço de aluguel de roupas, chamado Any Wear, Anywhere, que permite aos passageiros alugar um pacote de roupas com antecedência, que pode ser entregue em sua hospedagem na chegada ao Japão. A ideia é que, ao viajar com pouco peso, os clientes possam ajudar a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 e a serem mais sustentáveis nas suas deslocações.

Para oferecer esse novo serviço, a companhia aérea está firmando parceria com a Sumitomo Corporation, que cuidará do sistema de reservas e entrega das roupas. Atualmente, está disponível por um período de teste até o mês de agosto de 2024. É possível alugar até nove peças de roupa e guardá-las por até duas semanas. Isso inclui uma mistura de blusas, calças e agasalhos. Cada seleção de roupas é filtrada por estação, ocasião e tamanho.

Alguns viajantes estão ficando preocupados com a pegada de carbono das viagens aéreas e estão procurando maneiras de compensar isso, especialmente considerando que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais de dióxido de carbono. Para rastrear o impacto do Any Wear, Anywhere, a companhia aérea disse que medirá a bagagem despachada para ver quanto um passageiro reduziu as emissões de dióxido de carbono ao optar por esse serviço.

“O objetivo deste teste é verificar se os usuários aceitam e realmente geram valor ambiental a partir deste conceito”, disse um porta-voz da Japan Airlines em um comunicado por escrito. “Se pudesse haver um serviço all inclusive que englobasse não só ‘alimentação’ e ‘acomodação’, mas também ‘vestuário’, pensamos que poderia criar uma nova forma de viajar. O objetivo da JAL é reduzir o peso da bagagem para diminuir as emissões de CO2 e contribuir para a solução de problemas ambientais”, completa.


Leia também: Taag lança leilão de passagens aéreas internacionais