A partir de 5 de setembro a United Airlines removerá as tarifas econômicas básicas (domésticas e internacionais de curta distância) dos canais GDS. As tarifas só poderão ser reservadas por meio do site da companhia área, do aplicativo e dos canais ativados com o NDC da United.

De acordo com os executivos de Vendas da United, Doreen Burse e Gleen Hollister, a mudança não significa uma remoção total do conteúdo da United dos GDSs. “Não temos planos neste momento de fazer nada além da economia básica”, disse Hollister, vice-presidente de Estratégia de Vendas e Eficácia da United.

Doreen explicou que, como a tecnologia GDS herdada não oferece suporte a uma lista completa de produtos auxiliares, remover a economia básica é um passo natural a ser dado. Os clientes da classe econômica básica da United devem pagar por todas as marcações de assento antes do check-in e, como não podem levar bagagem de mão, a cobrança de taxas de bagagem despachada é uma parte importante da proposta de receita do produto.

“Se você pensar em economia básica, ela realmente deve ser vendida junto com acessórios”, disse Burse, vice-presidente sênior de Vendas Mundiais da United.

Segundo Hollister, a mudança terá um impacto significativo em algumas grandes OTAs e pouso impacto nas TMCs, já que menos de 0,1% de suas vendas GDS são reservas de economia básica. As agências de lazer tradicionais também ficam longe da economia básica.

Entenda como fica para o agente de viagens

O anúncio, no entanto, pode causar preocupação entre os consultores de viagens, especialmente porque ocorre menos de quatro meses depois que a American Airlines retirou aproximadamente 40% de seu conteúdo de GDSs, encerrou alguns contratos de comissão e reduziu a equipe de vendas voltada para agências.

Burse disse que a United não reduzirá o pessoal voltado para agências e que a companhia aérea continua a ver os relacionamentos com agências como “incrivelmente importantes”. “Estamos sendo muito transparentes e sinceros de que queremos fazer negócios juntos”, disse. “E vamos continuar a encontrar maneiras de fazer isso. Seremos transparentes. Seremos proativos e claros no que faremos no futuro.”

Atualmente, a United oferece conteúdo NDC nos GDSs Sabre e Amadeus e está nos estágios finais de implementação do Travelport NDC, embora a data de conclusão não tenha sido definida.

Até o momento, a cia aérea não retirou o conteúdo dos GDSs, mas entre suas reservas habilitadas para Sabre e Amadeus NDC, aproximadamente% são tarifas com preços contínuos que não estão disponíveis para agências de viagens que não oferecem suporte ao NDC. Isso ocorre porque os códigos de reserva baseados na tecnologia Edifact não podem acomodar preços contínuos, qu oferecem preços ilimitados.

Entenda a nova estratégia da United

Hollister não foi específico sobre as medidas que a companhia pode tomar para alinhar custos com valores nos canais de distribuição. As vendas de GDS tendem a ser mais caras para as companhias aéreas do que as vendas em outros canais, devido às taxas de segmento pagas pela companhia aos GDSs, uma parte das quais normalmente são repassadas aos consultores de viagens. Várias companhias aéreas em todo mundo introduziram sobretaxas de reserva GDS para resolver este problema.

A United também incorre em custos substanciais para manter sua infraestrutura Edifact para dar suporte às reservas GDS herdadas. Hollister também explicou que a companhia avalia o valor das vendas das agências de viagens por seus rendimentos e pelo acesso que elas forneceram a segmentos de clientes difíceis de alcançar, como grupos.

As mudanças ainda não foram finalizadas, mas Hollister e Burse explicaram que serão direcionadospara a implementação da estratégia de distribuição três frentes da United:

  • O primeiro ponto é disponibilizar o máximo de conteúdo possível em cada canal de distribuição, sujeito às capacidades tecnológicas e econômicas desse canal.
  • O ponto dois é alinhar os custos com o valor nos canais de distribuição, ao mesmo tempo em que reduz as diferenças econômicas entre os canais.
  • O ponto três é o investimento contínuo em tecnologia moderna de merchandising, incluindo a expansão das capacidades do NDC da United e dos canais diretos.

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