Inovação e tecnologias são temáticas que não poderiam faltar na 2ª edição da Conferência Internacional de Turismo (Confetur) – que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC. Durante o painel “Negócios, tecnologia e inovação no Turismo”, Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil, e Fábio Zelenski, diretor de Marketing na Visite São Paulo – São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), apresentaram as propostas e os resultados do Hackaton e TuristechHub, que inaugurou espaço no Cubo e anunciou novos programas recentemente.
“O Hackathon nada mais é que uma maratona de tecnologia, em que diversos desenvolvedores e outros profissionais ficam mergulhados em um problema de algum setor da economia buscando soluções por meio de tecnologias”, explica Zelenski. “O desafio surgiu no diálogo com a Secretaria municipal de Turismo e, a partir disso, trouxemos o briefing e apoiadores para levar o conteúdo de turismo para os profissionais participantes, que normalmente não tem nenhuma experiência ou conhecimento no setor”, acrescenta.
Em 50 horas de evento, a última edição do Hackathon voltada ao turismo desenvolveu seis diferentes soluções. “Elas são únicas, implementáveis e, muitas vezes, são até complementares, podendo resolver um mesmo problema de diferentes formas. Entre elas, chats de atendimento humanizado, gamificação de atrativos, aplicativos-guia, uso de inteligência artificial, entre outras”, conta Zelenski. “Com percepções de fora do setor, buscamos aprimorar e modernizar a experiência dos visitantes por meio de soluções tecnológicas. Resta apenas participar de eventos como a Confetur para promover os cases vencedores”, conclui.
Na mesma linha, o TuristechHub faz parte da missão da Resorts Brasil de fomentar a inovação por meio do trabalho colaborativo. “Embora seja uma iniciativa super recente, é também algo muito poderoso. Só na 1ª edição, conseguimos reunir grandes players, desde empresas como a BeFly, órgãos públicos como a agência de promoção Embratur e diversas outras entidades, como a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit Brasil), a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a Resorts Brasil”, revela Ana.
Se um resort reconhece um problema em sua operação ou distribuição e tenta resolvê-lo sozinho por meio de inovação fechada, levará muito tempo e trabalho para encontrar uma solução, segundo Ana. “No TuristechHub, a empresa interagem com quem distribui e desenvolve seu produto, enriquecendo o debate muito antes de buscar uma solução. Dessa forma se vai direto ao ponto, na raiz do problema”, continua. “Os associados procuram dores em ccomum e tentam buscar soluções em conjunto. Muitas vezes a solução já existe, restando apenas adaptar ao setor de Turismo em uma série de processos”, finaliza a executiva.
Ao fim da palestra, Zelenski abriu espaço para vencedores do Hackathon apresentarem seus projetos para o público da 2ª Confetur.
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