O Turistech Hub Brasil foi lançado nesta quarta-feira (15), e promete liderar a agenda de inovação do setor, buscando e desenvolvendo soluções para os principais desafios do Turismo. O ecossistema de inovação do Turismo brasileiro está sediado no Cubo Itaú, em São Paulo, um dos principais hubs de inovação da América Latina.

As atividades do Turistech Hub Brasil incluem aceleração de startups, desafios de negócio e provas de conceito (POCs), relatórios de inteligência e formação de líderes de inovação. Também faz parte do calendário o evento anual Turistech Summit, no segundo semestre, para promover conexões e networking.

Se trata de um centro independente, não vinculado à estrutura do Cubo, e que conta com cinco mantenedores fundadores. A Befly, ecossistema de negócios focado em Turismo, é uma das fundadoras, na categoria Innovation Partner, para empresas líderes do setor com grande atuação em inovação.

Na categoria Tourism Leader, já aderiram algumas das principais associações do turismo, incluindo a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil). A gestão do hub e execução dos programas será feita pela Numerik, consultoria de Inovação e ESG.

O grupo deve ser ampliado nos próximos meses: a Embratur já anunciou sua intenção de participar do hub, e outras empresas e entidades estão em processo de negociação.

O programa do Turistech Hub prevê mais de 600 horas de atividades e cerca de 20 eventos ao longo do ano, mais de 50 mentores, além de reports de inteligência de mercado e cursos de formação de líderes. O setor enfrenta relevantes desafios em competitividade e sustentabilidade.

“A pulverização do setor de Turismo agrava os desafios enfrentados para adaptar-se às mudanças tecnológicas. A inovação aberta representa a oportunidade para nossas empresas de se apropriar de um enorme potencial de atratividade e competitividade.  Conectar os players do turismo e da tecnologia para estimular esta transformação será a grande contribuição do Turistech Hub”, afirma Roland de Bonadona, advisor do Turistech Hub. Bonadona é uma das personalidades mais reconhecidas do setor no Brasil, ex-CEO da Accor e Diretor Bonadona Hospitality Consulting.