Por Felipe Lima e Kamilla Alves
Seguindo o caminho para se consolidar como a maior feira do setor nas regiões Norte e Nordeste, a 12ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 19 e 20 de outubro deste ano, reuniu diversos players do trade turístico de todo o País.
O evento recebeu mais de 30 caravanas vindas de todo o Brasil e contabilizou cerca de 5 mil profissionais do Turismo, entre expositores e visitantes, ao longo dos dois dias. Foram 192 estandes para mais de 200 marcas nacionais e internacionais. Além disso, a programação teve mais de 520 horas de atividades entre capacitações, workshops, rodadas de negócios e networking.
“Para alcançarmos o sucesso nesta edição, focamos em ampliar a participação das caravanas, uma vez que os preços das passagens aéreas estavam mais altos. Para contornar essa questão, decidimos investir no transporte rodoviário, aumentando a quantidade de ônibus disponíveis para os participantes”, explica Claudio Junior, CEO da BBC Eventos, responsável pelo BTM, destacando o comprometimento da equipe em proporcionar uma experiência de alta qualidade para os operadores e agentes de viagens presentes no evento.
O CEO também ressaltou o empenho da equipe em aprimorar a experiência visual do BTM. “Realizamos um investimento significativo na melhoria dos estandes, buscando criar espaços personalizados e envolventes para os expositores e visitantes. Acreditamos que um ambiente visualmente atraente é fundamental para proporcionar uma experiência marcante e memorável durante a feira”, destaca o profissional.
A “Rodada BTM” teve, ao todo, mais de 20 mesas com reuniões de até sete minutos cada. Foram dois encontros: um voltado para cerca de 200 agentes de viagens, enquanto, em outro momento, foi possível negociar com 21 compradores internacionais da Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Uruguai, Peru e Paraguai.
“Contamos com a participação de centenas de agentes de viagens nas sessões de negociação e aproveitamos a oportunidade para sediar apresentações exclusivas de empresas de destaque, como o Orlando Magic e a CVC, que trouxeram uma experiência enriquecedora para os participantes do evento”, revela o CEO.
Breno Mesquita, também CEO da BBC Eventos, lembrou como surgiu o Brazil Travel Market. “O BTM surgiu de uma lacuna existente no Nordeste. Em um restaurante, começamos a desenhar um evento que hoje é um dos melhores do País, e que me orgulha por estar no Nordeste, sobretudo no Ceará, que sempre nos acolheu bem”, declara.
O empresário ainda aproveitou o momento de abertura do evento para agradecer o apoio contínuo da base do setor: os agentes de viagens. “A palavra resiliência cabe muito bem ao Turismo e a estes profissionais. O advento da pandemia mostrou o quão importante eles são para o setor. Vendo, agora, essa situação em Israel, o agente está sempre presente encontrando formas de ajudar”, pontuou.
Como forma de reconhecimento pelo contínuo apoio e aliança por parte das empresas para com a realização do evento e, sobretudo, para o desenvolvimento do Turismo, o BTM homenageou os principais parceiros da feira. Os premiados foram Celso Guelfi, presidente da Global Travel Assistance (GTA); José Elialdo da Rocha Barbosa, recepcionista e auditor do Magna Praia Hotel; Rodrigo Mont’Alverne, gerente de Marketing da Expresso Guanabara; e Wendell Paiva, turismólogo, jornalista e CEO da WRT Turismo.
Animada por sediar o evento, Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, ressaltou a importância de criar oportunidades e desenvolver o mercado turístico em constante expansão, destacando a missão de proporcionar experiências de imersão e bem-estar. “É grande a alegria de ser o anfitrião da feira, evento de exposição e de capacitação. Durante essas 520 horas de conteúdo, vamos fortalecer o setor, reconquistando o mundo”, celebra.
A secretária demonstrou orgulho pelo Centro de Eventos do Ceará, classificando-o como um dos mais modernos e bem equipados da América Latina. Ela ainda convidou os participantes a explorarem as maravilhas do Ceará, incentivando os visitantes a aproveitarem plenamente o destino.
Data marcada
A próxima edição do BTM já tem data marcada: dias 24 e 25 de outubro de 2024. O evento também acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Conforme antecipa Junior, a ideia é que a feira esteja garantida para acontecer no destino até 2027, ampliando, assim, o acordo inicialmente feito em 2019 junto com a Secretaria de Turismo do Ceará comandada, na época, por Arialdo Pinho.
Junior ainda antecipa que, para o próximo ano, o investimento no tema e na presença do segmento de tecnologia será ainda maior, apostando na principal tendência: inovação. “Estamos planejando a implementação de tecnologias inovadoras no evento, com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais rica e interativa para os participantes. Além disso, estamos explorando possibilidades para incorporar mais elementos, temas e áreas de inovação e tecnologia nas próximas edições do BTM”, afirma.
Sobre a estratégia de internacionalização do BTM, o executivo enfatizou a importância de continuar participando de feiras internacionais para promover o evento e atrair expositores e participantes estrangeiros. “Nos últimos anos, estivemos presentes em várias feiras internacionais, como a FIT na Argentina e a WTM em Londres, com o objetivo de fortalecer nossa presença no cenário global e estabelecer parcerias estratégicas com empresas e profissionais do setor de Turismo em todo o mundo”, ressalta.
Agenda