BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Domí­nio regional

Por Felipe Lima e Kamilla Alves

Seguindo o caminho para se consolidar como a maior feira do setor nas regiões Norte e Nordeste, a 12ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, entre os dias 19 e 20 de outubro deste ano, reuniu diversos players do trade turístico de todo o País.

O evento recebeu mais de 30 caravanas vindas de todo o Brasil e contabilizou cerca de 5 mil profissionais do Turismo, entre expositores e visitantes, ao longo dos dois dias. Foram 192 estandes para mais de 200 marcas nacionais e internacionais. Além disso, a programação teve mais de 520 horas de atividades entre capacitações, workshops, rodadas de negócios e networking.

“Para alcançarmos o sucesso nesta edição, focamos em ampliar a participação das caravanas, uma vez que os preços das passagens aéreas estavam mais altos. Para contornar essa questão, decidimos investir no transporte rodoviário, aumentando a quantidade de ônibus disponíveis para os participantes”, explica Claudio Junior, CEO da BBC Eventos, responsável pelo BTM, destacando o comprometimento da equipe em proporcionar uma experiência de alta qualidade para os operadores e agentes de viagens presentes no evento.

O CEO também ressaltou o empenho da equipe em aprimorar a experiência visual do BTM. “Realizamos um investimento significativo na melhoria dos estandes, buscando criar espaços personalizados e envolventes para os expositores e visitantes. Acreditamos que um ambiente visualmente atraente é fundamental para proporcionar uma experiência marcante e memorável durante a feira”, destaca o profissional.

A “Rodada BTM” teve, ao todo, mais de 20 mesas com reuniões de até sete minutos cada. Foram dois encontros: um voltado para cerca de 200 agentes de viagens, enquanto, em outro momento, foi possível negociar com 21 compradores internacionais da Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Uruguai, Peru e Paraguai.

“Contamos com a participação de centenas de agentes de viagens nas sessões de negociação e aproveitamos a oportunidade para sediar apresentações exclusivas de empresas de destaque, como o Orlando Magic e a CVC, que trouxeram uma experiência enriquecedora para os participantes do evento”, revela o CEO.

Breno Mesquita, também CEO da BBC Eventos, lembrou como surgiu o Brazil Travel Market. “O BTM surgiu de uma lacuna existente no Nordeste. Em um restaurante, começamos a desenhar um evento que hoje é um dos melhores do País, e que me orgulha por estar no Nordeste, sobretudo no Ceará, que sempre nos acolheu bem”, declara.

O empresário ainda aproveitou o momento de abertura do evento para agradecer o apoio contínuo da base do setor: os agentes de viagens. “A palavra resiliência cabe muito bem ao Turismo e a estes profissionais. O advento da pandemia mostrou o quão importante eles são para o setor. Vendo, agora, essa situação em Israel, o agente está sempre presente encontrando formas de ajudar”, pontuou.

Como forma de reconhecimento pelo contínuo apoio e aliança por parte das empresas para com a realização do evento e, sobretudo, para o desenvolvimento do Turismo, o BTM homenageou os principais parceiros da feira. Os premiados foram Celso Guelfi, presidente da Global Travel Assistance (GTA); José Elialdo da Rocha Barbosa, recepcionista e auditor do Magna Praia Hotel; Rodrigo Mont’Alverne, gerente de Marketing da Expresso Guanabara; e Wendell Paiva, turismólogo, jornalista e CEO da WRT Turismo.

Animada por sediar o evento, Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará, ressaltou a importância de criar oportunidades e desenvolver o mercado turístico em constante expansão, destacando a missão de proporcionar experiências de imersão e bem-estar. “É grande a alegria de ser o anfitrião da feira, evento de exposição e de capacitação. Durante essas 520 horas de conteúdo, vamos fortalecer o setor, reconquistando o mundo”, celebra.

A secretária demonstrou orgulho pelo Centro de Eventos do Ceará, classificando-o como um dos mais modernos e bem equipados da América Latina. Ela ainda convidou os participantes a explorarem as maravilhas do Ceará, incentivando os visitantes a aproveitarem plenamente o destino.

Data marcada

A próxima edição do BTM já tem data marcada: dias 24 e 25 de outubro de 2024. O evento também acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Conforme antecipa Junior, a ideia é que a feira esteja garantida para acontecer no destino até 2027, ampliando, assim, o acordo inicialmente feito em 2019 junto com a Secretaria de Turismo do Ceará comandada, na época, por Arialdo Pinho.

Junior ainda antecipa que, para o próximo ano, o investimento no tema e na presença do segmento de tecnologia será ainda maior, apostando na principal tendência: inovação. “Estamos planejando a implementação de tecnologias inovadoras no evento, com o objetivo de proporcionar uma experiência ainda mais rica e interativa para os participantes. Além disso, estamos explorando possibilidades para incorporar mais elementos, temas e áreas de inovação e tecnologia nas próximas edições do BTM”, afirma.

Sobre a estratégia de internacionalização do BTM, o executivo enfatizou a importância de continuar participando de feiras internacionais para promover o evento e atrair expositores e participantes estrangeiros. “Nos últimos anos, estivemos presentes em várias feiras internacionais, como a FIT na Argentina e a WTM em Londres, com o objetivo de fortalecer nossa presença no cenário global e estabelecer parcerias estratégicas com empresas e profissionais do setor de Turismo em todo o mundo”, ressalta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

São João lota hotéis no interior...

Ocupação hoteleira atinge 100% em municípios como Caruaru, Gravatá e Petrolina; secretário Jaime Anselmo Filho destaca geração de empregos e impacto econômico do ciclo junino

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

MSC World Asia estreia em 2026...

Estreia do MSC World Asia será com roteiros de sete noites e escalas em cidades da Espanha, França, Itália e Malta

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS