A Alagev, que agora conta com Luana Nogueira como diretora executiva, esteve presente no Festival de Turismo de Gramado – Festuris para divulgar sua 19ª edição do Lacte. O evento, pautado este ano no etarismo, está previsto para ocorrer entre os dias 26 e 27 de fevereiro no WTC, zona sul de São Paulo, e estima a presença de 1,5 mil visitantes, superando a marca de 1,3 mil passantes registrado neste ano.
“Temos oportunidades dentro do evento de patrocínio, exposição de marca e ativações para durante o evento. Então buscamos pessoas que nos inspirem nesse tema e que tenham interesse em mostrar a sua marca. Estamos aqui para entender as necessidades de cada empresa e, se necessário, adaptar para nosso evento. O céu é o limite e podemos fazer muita coisa”, afirma Luana.
A profissional destaca ainda que o Lacte está se adaptando e apostando na escuta ativa de seus associados. “Vimos em nossas pesquisas que faltava um aprofundamento. Por isso, estamos fazendo sessões mais longas para podemos nos aprofundar, com mais tempo na área de exposição e incentivando os patrocinadores a fazer ativações que aprimorem este evento que já é bom. Queremos inspirar e abrir o olhar para o que a gente pode melhorar”, detalha a executiva, que relembra que, neste ano, o evento se pautou no racismo e, no ano passado, no protagonismo feminino.
Tendência do mercado corporativo
Durante a pandemia, muito se foi questionado sobre o futuro do segmento corporativo e, segundo os dados apontados por Luana, o nicho já superou os níveis de 2019. “Vivemos um cenário de incerteza e que foi muito difícil traçar um prognóstico. Contudo, a bem da verdade é que o olho no olho ainda se mostra necessário. Vamos continuar gerando negócios e olhando para o futuro com otimismo e positividade e, pra isso, contamos com toda essa cadeia para discutirmos de forma aberta e transparente para contruir um caminho sustentável”, avalia a diretora executiva da Alagev.
Ainda de acordo com Luana, hoje a grande preocupação das empresas está na gestão de risco de seus colaboradores, um dos reflexos da pandemia. “É o take of care. Então há essa atenção para repatriação, integridade física e toda a parte de seguridade, pois há uma responsabilidade civil muito grande”, chama atenção, lembrando que estas são ações necessárias para o retorno efetivo e, sobretudo, seguro do bleisure, tendência pré-pandemia.
Luana Nogueira na Alagev
A Alagev conta, atualmente, com mais de 400 associados, formados por gestores e fornecedores e divididos em 17 comunidades. Segundo Luana, o intuito é, agora à frente da associação, conduzir o desenvolvimento já estabelecido para até 2028 focando, neste momento, na estratégia para o primeiro trimestre de 2024 – quando acontece o Lacte – e nos resultados de 2023. “Estamos focando nos resultados do associativismo e nos eventos globais de nossa comunidade, além da próxima edição do Lacte, onde buscamos conteúdo, desenvolvimento e inovação”, estima.
Durante o Lacte, será apresentado o resultado do Levantamento de Viagens Corporativas de 2023, apoiada e conduzida pela Fecomércio. No entanto, Luana antecipa que dados recentes demonstram que agosto registrou o montante de R$ 10,7 bilhões de volume, um crescimento de 3,5% em comparação ao mesmo período de 2022, que representa R$ 385 milhões para dentro da cadeia de viagens corporativas.
“É algo que vemos: uma rentabilidade maior, com volume crescendo e na busca contínua de sinergia para o desenvolvimento sustentável. Nosso foco para 2024 é manter a Alagev a níveis altos, como foi construído nos últimos anos, além de busca representatividade no mercado latino-americano e global. Estivemos no Lacte Latam que aconteceu em Buenos Aires e estamos buscando novas oportunidades para fazer um Lacte itinerante dentro da América Latina”, conta a profissional.
Luana ainda declara que seu trabalho tem sido justamente essa imersão, de conhecimento da equipe e da escuta ativa dos associados. “É necessário escutar bastante nossos associados para buscar melhores oportunidades, entender insatisfações e construir um caminho para de sucesso todos”, finaliza a profissional.
Agenda