A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) levou para Lima, capital do Peru, nesta terça-feira (28), a rodada de negócios “Roadshow Descubra São Paulo”. O evento apresenta o estado com a maior oferta de parques temáticos da América Latina, destinos gastronômicos premiados internacionalmente, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, com muitos destinos de sol e praia, montanhas e serras. O roadshow é realizado em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru, o Comitê Descubra Brasil, do Governo Federal, e a companhia aérea Sky Airline.
“Já tivemos um aumento significativo de quase 50% de turistas peruanos em São Paulo De janeiro a outubro de 2023, o estado recebeu mais de 37,7 mil visitantes, enquanto no mesmo período de 2022 vieram mais de 25,3 mil peruanos para São Paulo”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP. “O Peru tem um mercado emissor de turistas muito interessante para SP, com a vantagem da proximidade entre os destinos e a oferta de voos diretos”.
Luis Sobrinho, consultor da InvestSP, da Setur-SP, explica que o turismo do estado de São Paulo nos segmentos de lazer e negócios é rico em variedade e qualidade, justamente o que busca o consumidor peruano. “O acesso facilitado pela utilização de passaporte e documento de identidade é um ingrediente promissor no processo de internacionalização do turismo do Estado, em um mercado consumidor de turismo internacional como é o peruano”, disse ele.
Para José Luiz da Cunha, presidente do Comitê Descubra Brasil no Peru, é muito importante oferecer às agencias peruanas variadas opções para seus clientes, com detalhes que poucos conheciam. “Sabemos do enorme potencial do estado de SP nos âmbitos comerciais, industriais e do agro. São Paulo entra de forma muito positiva no mercado local. Agradecemos a Setur-SP a iniciativa e todo o sucesso do evento”, destacou Cunha.
A promoção internacional do estado tem por objetivo fortalecer a imagem de São Paulo como destino turístico de lazer e negócios e apresentar os destinos turísticos do estado como produtos atraentes ao mercado latino-americano. Estão previstas rodadas de negócios entre operadoras peruanas e os principais destinos turísticos do país. Os eventos de promoção já percorreram dez capitais brasileiras divulgando o estado e capacitando mais de mil agentes de viagem no país.
“Após quase dois anos com o turismo praticamente inativo, pelos efeitos econômicos da pandemia, recebemos com muita alegria o evento de São Paulo em nossa Embaixada, que se soma aos esforços que temos empreendido de intensificação das ações de promoção dos destinos turísticos brasileiros junto aos peruanos”, declarou Clemente Baena Soares, cônsul do Brasil no Peru.
De acordo com Gustavo Monteiro, secretário executivo do Circuito Litoral Norte, essa é uma ação efetiva, com resultados diretos e uma oportunidade de reunir os principais operadores e agentes de viagens em um polo emissor com grande potencial e conexão aérea direta. “Foi fundamental para apresentar o destino, fornecedores de turismo e fomentar o mercado peruano com informações para operação turística. O destino Litoral Norte está cada vez mais forte e se mostra a opção mais atrativa para quem busca Natureza, Sol e Praia em São Paulo”, afirma.
A companhia aérea Sky Airline também ficou satisfeita com a participação na rodada de negócios. “Este workshop, realizado em conjunto com o Comitê Descubra o Brasil e a Embaixada do Brasil no Peru teve grande abrangência e ajudou a continuar fortalecendo os laços entre os dois países e promovendo o turismo, este é o início de um grande relacionamento e trabalho em conjunto”, aponta Yalu Jiménez, chefe de vendas diretas da companhia aérea Sky Airline.
Estiveram presentes representantes da Setur-SP, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo; Circuito Litoral Norte; Costa da Mata Atlântica; Circuito das Frutas; Circuito das Águas Paulistas; Região Turística da Fé; Vale do Ribeira e da Agência Receptiva Enjoy Experience.
Agenda