São Paulo/SP – Dando continuidade na programação da tarde do Abav MeetingSP, Luis Sobrinho, representante da secretaria de turismo de São Paulo, destacou que o estado é um dos principais emissores e receptores de turistas. Com distâncias de até 400 quilômetros da capital, São Paulo é considerado um destino mundial. Ele ressaltou a diversidade e a amplitude do estado, apontando que durante workshops realizados fora, as pessoas têm a oportunidade de descobrir aspectos que não são percebidos atrás dos prédios.
“São Paulo é reconhecida como uma cidade corporativa, mas vamos mostrar que oferece muito mais do que negócios. Atendemos aos agentes de viagens e temos observado uma mudança no público pós-pandemia, onde as pessoas buscam qualidade de vida e desejam explorar novos atrativos e oportunidades”, afirmou Sobrinho.
Ele enfatizou a logística como um fator influente nos desejos dos turistas, mencionando os 35 mil quilômetros de rodovias no estado, sendo as 20 melhores do país situadas em São Paulo. Essa infraestrutura robusta contribui para uma logística eficiente, com um tráfego de cerca de 104 mil veículos. Sobrinho ressaltou ainda a importância dos aeroportos e do terminal rodoviário, que distribuem tanto nacional quanto internacionalmente, viabilizando a logística assertiva.
“Quando se trata do que fazer em São Paulo, ainda existem alguns equívocos. Algumas pessoas afirmam que São Paulo não possui praia, mas temos diversos atrativos como os circuitos das águas, a região da Mantiqueira, observação de pássaros e uma ampla variedade de produtos em todo o estado”, destacou o representante da Secretaria de Turismo.
Sobrinho mencionou também outras atrações como os circuitos de cerveja em Campinas, o novo Parque Animalia em Cotia, a diversidade de parques como Petar, Vale do Ribeira, Caverna do Diabo, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, entre outros. Ele ressaltou a grande quantidade de parques temáticos em várias cidades do estado.
“Estamos focando em promover o ‘bleisure’, além do trem expresso e outras rotas importantes em todo o estado, como o ciclo paulista, que identificará rotas de ciclismo. As pessoas buscam isso e os destinos estão percebendo, inclusive as locadoras de bicicletas estão se adaptando”, explicou Sobrinho.
Ele destacou os recursos disponíveis no site turismo.sp.gov.br/guias, que oferece informações sobre todos os destinos e municípios, auxiliando os agentes de viagens a se prepararem para comercializar esses destinos de forma mais consistente. Além disso, Sobrinho mencionou os canais digitais que disponibilizam entrevistas e informações sobre o estado de São Paulo.
Agenda