Atualmente, a Europa conta com uma rede de transporte terrestre moderno e eficiente, mas nem sempre foi assim. No passado, os deslocamentos de pessoas e de mercadorias privilegiavam as hidrovias que conectavam as principais cidades do Velho Continente. Essas estradas aquáticas ainda existem e a característica histórica reforça as vantagens de embarcar em um cruzeiro fluvial, modal que vem sendo cada vez mais considerado pelos viajantes brasileiros.
Atenta ao crescimento desta demanda, a Europamundo segue investindo na oferta de cruzeiros fluviais com a mesma qualidade de serviços que a tornaram expert na operação de circuitos terrestres pela Europa. Lançado em junho deste ano, o portfólio de roteiros pelos rios europeus foi ampliado com a chegada de 46 opções operadas pela Politours, empresa especializada nesse modal há mais de duas décadas, e comercializados exclusivamente pela Europamundo na América Latina.
Entre os novos itinerários, os destaques vão para a navegação nos rios Danúbio, Reno e Mosela, que concentram boa parte dos itinerários e são oferecidos em diferentes roteiros. Por ser um dos mais procurados, os cruzeiros “Capitais do Danúbio”, por exemplo, acontecem a bordo de quatro navios diferentes – Dutch Grace, Crucestar, Fidelio e VivaTwo – em oito novas opções de roteiros que variam de cinco dias a oito dias de navegação.
A Alemanha também ganha destaque nos roteiros, com roteiros exclusivos como o “Os Três Rios Reno – Meno – Mosela”, a bordo do Dutch Grace, e “Castelos do Reno e Mosela”, no Dutch Symphony, além de itinerários combinados com a França – “Cruzeiro no Reno” –, Áustria – “Grande Cruzeiro do Reno e Mosela” – Bélgica e Holanda – “Países Baixos e Flandres” -, todos a bordo do VivaOne. Já o Crucevita oferece roteiros que combinam Alemanha, França e Holanda – “Reno Romântico, Alsácia e Países Baixos” – e outros ligando Alemanha, França, Holanda e Suíça – “Tesouros do Reno” -, com saídas de Amsterdã ou da Basileia.
Outra novidade é o “Grande Cruzeiro Croácia e Montenegro”, itinerário de oito noites a bordo do Belle de L’Adriatique, navio que oferece mais conforto e exclusividade aos passageiros em roteiros pelo mar Adriático em comparação com transatlânticos. O navio acomoda até 154 passageiros e conta com 47 tripulantes. O embarque acontece em Dubrovnik e há escalas em Mljet, Korcula, Trogir, Split, Hvar, Vis e Kotor, com ancoragem nos portos centrais o que, em muitas dessas cidades, não é permitido a navios maiores.
Todas as opções estão disponíveis no site da Europa mundo e têm saídas garantidas para 2024 e 2025. A busca multifiltro permite selecionar o roteiro por cidade de início ou término, por data de saída e pelo tipo de pacote. Ao fazer a seleção, é possível consultar o mapa proposto e o itinerário detalhado, além de oferecer acesso a um PDF com todas as informações sobre o navio, incluindo as diferenças entre os tipos de cabines.
Os pacotes incluem taxas portuárias, impostos e pensão completa a bordo, além de programas diários a bordo e tours guiados pelas cidades que compõem o roteiro, entre outras facilidades. Independentemente do destino escolhido, a Europamundo oferece a opção de combinar o roteiro fluvial com as centenas de circuitos em terra oferecidos pela empresa que vende circuitos turísticos na região há 25 anos e cresceu 15% em 2023.
Agenda