A Mabrian, líder em inteligência turística, apresentou sua última análise sobre a evolução das motivações de viagem para 2024, com foco específico na evolução das tendências para visitar a Europa e nos destinos que projetam as melhores perspectivas para o próximo ano. O estudo, realizado por meio de metodologias avançadas, incluindo a análise de sentimento dos viajantes por meio de escuta ativa nas redes sociais e dados transacionais sobre futura conectividade aérea, oferece uma visão das tendências nos interesses turísticos na Europa e nos destinos mais bem posicionados.
A análise da Mabrian identifica um aumento global nas viagens experienciais, refletido especialmente na Europa, e mais especificamente no turismo ativo e natural. Os países do norte da Europa lideram essa mudança e se posicionam como os que melhor podem aproveitar essas novas tendências de demanda. Por sua vez, a Itália lidera a lista de destinos potenciais em tendência para 2024, seguida pela França e Alemanha. A região do Piemonte, na Itália, Nouvelle-Aquitaine, na França, e o leste da Inglaterra se destacam como os três destinos mais destacados, ressaltando o interesse por uma mistura de atrações culturais, naturais e gastronômicas com uma conectividade aérea sólida.
Principais conclusões para 2024:
- Há uma tendência global em direção a motivações de viagem mais experienciais, com um aumento de 8% nas viagens experienciais desde 2019. O turismo experiencial inclui atividades ativas, naturais, gastronômicas e de bem-estar, enquanto o turismo convencional inclui cultura, sol e praia, atividades familiares, vida noturna e compras.
- A Europa experimentou um crescimento equivalente de 8% em atividades experienciais de 2019 a 2023, reduzindo a predominância das motivações convencionais. O turismo ativo e natural emerge como o de mais rápido crescimento, ganhando 5 e 3 pontos percentuais, respectivamente.
- Os países do norte da Europa, incluindo Islândia, Noruega, Finlândia, Eslovênia e Suíça, estão melhor posicionados para capitalizar a crescente demanda por atividades experienciais, com uma participação de mais de 60% no interesse dos visitantes.
- A Itália lidera, seguida por França e Alemanha, cada uma com dois destinos potenciais. Os 10 destinos mais destacados para 2024 também incluem o Reino Unido e Portugal.
Top 3 destinos em tendência:
- Região do Piemonte, Itália: Destacada por destinos como Turim, Stresa e Alba, o Piemonte se distingue por um equilíbrio entre ofertas culturais e naturais. As experiências gastronômicas destacam-se entre as motivações experienciais, junto com tendências positivas em acessibilidade aérea.
- Nouvelle-Aquitaine, França: Com destinos como Bordeaux, Biarritz e Limoges, esta região destaca-se por seus produtos enológicos e gastronômicos, juntamente com o turismo ativo. A região conta com uma conectividade aérea boa e estável.
- Leste da Inglaterra, Reino Unido: Incluindo Cambridge, Essex e Norfolk, esta região equilibra ofertas culturais e naturais, posicionando-se como um destino em crescimento. Sua conectividade sólida e estável respalda ainda mais seu apelo.
Para este estudo, foram analisadas mais de 380 milhões de menções turísticas entre janeiro e outubro deste ano, e comparadas com os quatro anos anteriores. Essa técnica analisa as conversas espontâneas relacionadas a viagens nas redes sociais (Big Data) por meio da Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, para interpretar o que motiva os viajantes a visitar um lugar. Além disso, para identificar os destinos que serão potencialmente tendência nos próximos meses, foram utilizados dados transacionais de conectividade aérea futura.
Em conclusão, a análise de tendências 2024 da Mabrian mostra uma mudança dinâmica em direção às viagens experienciais globalmente e especificamente na Europa, destacando a Itália, França e Alemanha como atores-chave nas próximas tendências de viagem em 2024.
Carlos Cendra, CMO da Mabrian, comenta, “Embora hoje seja difícil generalizar as tendências, com tanta disparidade de segmentos e interesses, é importante identificar a mudança global e estrutural nas motivações de viagem, especialmente das novas gerações. Cada destino tem características e ofertas turísticas próprias e diferenciadas, mas todos devem prestar atenção à evolução das motivações dos viajantes e trabalhar para adaptar sua oferta da maneira mais ágil possível, pois a competição é global e crescente.” Confira o estudo no Link .
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