BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42

Novas tendências de viagem na Europa em 2024


A Mabrian, líder em inteligência turística, apresentou sua última análise sobre a evolução das motivações de viagem para 2024, com foco específico na evolução das tendências para visitar a Europa e nos destinos que projetam as melhores perspectivas para o próximo ano. O estudo, realizado por meio de metodologias avançadas, incluindo a análise de sentimento dos viajantes por meio de escuta ativa nas redes sociais e dados transacionais sobre futura conectividade aérea, oferece uma visão das tendências nos interesses turísticos na Europa e nos destinos mais bem posicionados.

A análise da Mabrian identifica um aumento global nas viagens experienciais, refletido especialmente na Europa, e mais especificamente no turismo ativo e natural. Os países do norte da Europa lideram essa mudança e se posicionam como os que melhor podem aproveitar essas novas tendências de demanda. Por sua vez, a Itália lidera a lista de destinos potenciais em tendência para 2024, seguida pela França e Alemanha. A região do Piemonte, na Itália, Nouvelle-Aquitaine, na França, e o leste da Inglaterra se destacam como os três destinos mais destacados, ressaltando o interesse por uma mistura de atrações culturais, naturais e gastronômicas com uma conectividade aérea sólida.

Principais conclusões para 2024:

  1. Há uma tendência global em direção a motivações de viagem mais experienciais, com um aumento de 8% nas viagens experienciais desde 2019. O turismo experiencial inclui atividades ativas, naturais, gastronômicas e de bem-estar, enquanto o turismo convencional inclui cultura, sol e praia, atividades familiares, vida noturna e compras.
  2. A Europa experimentou um crescimento equivalente de 8% em atividades experienciais de 2019 a 2023, reduzindo a predominância das motivações convencionais. O turismo ativo e natural emerge como o de mais rápido crescimento, ganhando 5 e 3 pontos percentuais, respectivamente.
  3. Os países do norte da Europa, incluindo Islândia, Noruega, Finlândia, Eslovênia e Suíça, estão melhor posicionados para capitalizar a crescente demanda por atividades experienciais, com uma participação de mais de 60% no interesse dos visitantes.
  4. A Itália lidera, seguida por França e Alemanha, cada uma com dois destinos potenciais. Os 10 destinos mais destacados para 2024 também incluem o Reino Unido e Portugal.
Evolução das motivações de viagem na Europa 2019-2023 - Foto: Divulgação
Evolução das motivações de viagem na Europa 2019-2023 – Foto: Divulgação

Top 3 destinos em tendência:

  1. Região do Piemonte, Itália: Destacada por destinos como Turim, Stresa e Alba, o Piemonte se distingue por um equilíbrio entre ofertas culturais e naturais. As experiências gastronômicas destacam-se entre as motivações experienciais, junto com tendências positivas em acessibilidade aérea.
  2. Nouvelle-Aquitaine, França: Com destinos como Bordeaux, Biarritz e Limoges, esta região destaca-se por seus produtos enológicos e gastronômicos, juntamente com o turismo ativo. A região conta com uma conectividade aérea boa e estável.
  3. Leste da Inglaterra, Reino Unido: Incluindo Cambridge, Essex e Norfolk, esta região equilibra ofertas culturais e naturais, posicionando-se como um destino em crescimento. Sua conectividade sólida e estável respalda ainda mais seu apelo.

Para este estudo, foram analisadas mais de 380 milhões de menções turísticas entre janeiro e outubro deste ano, e comparadas com os quatro anos anteriores. Essa técnica analisa as conversas espontâneas relacionadas a viagens nas redes sociais (Big Data) por meio da Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, para interpretar o que motiva os viajantes a visitar um lugar. Além disso, para identificar os destinos que serão potencialmente tendência nos próximos meses, foram utilizados dados transacionais de conectividade aérea futura.

Em conclusão, a análise de tendências 2024 da Mabrian mostra uma mudança dinâmica em direção às viagens experienciais globalmente e especificamente na Europa, destacando a Itália, França e Alemanha como atores-chave nas próximas tendências de viagem em 2024.

Carlos Cendra, CMO da Mabrian, comenta, “Embora hoje seja difícil generalizar as tendências, com tanta disparidade de segmentos e interesses, é importante identificar a mudança global e estrutural nas motivações de viagem, especialmente das novas gerações. Cada destino tem características e ofertas turísticas próprias e diferenciadas, mas todos devem prestar atenção à evolução das motivações dos viajantes e trabalhar para adaptar sua oferta da maneira mais ágil possível, pois a competição é global e crescente.” Confira o estudo no Link .

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Copa Airlines lança rota direta entre...

Nova operação conectará Bahia ao Hub das Américas com quatro voos semanais e acesso a mais de 80 destinos no continente

Expo Turismo Goiás reúne público em...

Feira reúne mais de 150 expositores e celebra a força do turismo regional com premiações e conteúdos focados em tecnologia e negócios

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Expo Turismo Goiás se consolida como...

Idealizada por Eliene Meireles e Rose Páscoa, feira chega à 5ª edição com expectativa de expansão internacional, foco em tecnologia e valorização das mulheres no setor

Rumores sobre desastre natural afetam turismo...

Governo nega possibilidade de previsão precisa e reforça confiança nos sistemas de monitoramento e segurança do Japão

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS