As estimativas da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) foram confirmadas com o Carnaval da Bahia 2024 registrando resultados históricos. Cerca de três milhões de visitantes circularam em Salvador e quase 90 cidades do interior onde a festa aconteceu. A movimentação recorde injetou R$ 6,6 bilhões na economia.
A rede hoteleira teve ocupação ente 95% e 100%, enquanto o aeroporto da capital baiana recebeu 26% a mais de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os principais polos emissores nacionais foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Buenos Aires (Argentina) liderou a emissão internacional, que incluiu a operação do voo fretado de Varsóvia (Polônia). No porto de Salvador, atracaram três navios de cruzeiro, que trouxeram 18 mil foliões.
Os turistas brasileiros e estrangeiros contaram com receptivo especial e atendimento da Setur-BA, em Salvador (porto, rodoviária, aeroporto, circuitos da folia e 11 hotéis), com uma equipe de guias de turismo, agentes de informação e intérpretes, além de rede Wi-Fi gratuita no Pelourinho.
Na capital, foi iniciada a pesquisa sobre o perfil do visitante, atividades durante a viagem e avaliação dos serviços, que alcança também Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Mata de São João (Praia do Forte), Lençóis e Porto Seguro. A pesquisa segue até quinta-feira (15). A secretaria ainda patrocinou atrações musicais em 87 municípios do interior, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, ressalta que os números do turismo no Carnaval 2024 são o resultado da preparação do Governo Estado para a festa, com ações transversais envolvendo diversas secretarias, e a contribuição das esferas municipais e federal, do trade turístico e de entidades sociais. “A gente confiava nesse resultado recorde, porque o governo preparou a Bahia para oferecer atendimento qualificado aos turistas, que tiveram todo o suporte para brincar o Carnaval, com segurança e muitos trios sem cordas, além da participação importante da iniciativa privada. O trabalho tem impacto, também, depois da festa, porque muitas pessoas voltarão para conhecer outros atrativos nas 13 zonas turísticas baianas”.
Nesta Quarta-feira de Cinzas (14), em agradecimento à participação dos visitantes no Carnaval, a Setur-BA realiza, no aeroporto e na rodoviária de Salvador, a ação promocional “Até Breve”, com trio de forró e dançarinos, convidando os turistas para o São João da Bahia. A ação acontece, também, na quinta-feira (15).
Agenda