O bloco dos atingidos por cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros cresceu substancialmente no Carnaval deste ano. De acordo com a AirHelp, a quantidade de passageiros afetados por cancelamentos chegou a 35,2 mil no Carnaval deste ano (9 a 14 de fevereiro) contra 23,9 mil mesmo período do ano passado (17 a 22 de fevereiro), apontando alta de 47,3%. O levantamento mostra que um em cada 20 passageiros foi afetado por cancelamentos. O número é superior ao verificado no mesmo período de 2023, quando um em cada 45 passageiros passou pela mesma situação.
Os cancelamentos registrados durantes as festas carnavalescas aumentaram mais de cinco vezes quando comparado ao mesmo período pré-pandêmico, em fevereiro de 2020. O volume de passageiros afetados por esse tipo de ocorrência chegou a 35,2 mil nos aeroportos do país, representando um em cada 20 passageiros. O índice é superior ao verificado no mesmo período de 2020, quando 6,9 mil foram atingidos por esse mesmo tipo de ocorrência, totalizando um em cada 200 passageiros. Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.
As companhias aéreas brasileiras transportaram 708,7 mil passageiros durante o Carnaval deste ano. O volume ainda é inferior aos verificados nos Carnavais do ano passado e de 2020, quando 1,08 e 1,3 milhão de passageiros foram transportados nos aeroportos brasileiros, respectivamente. de passageiro
Agenda