Ao sediar a XVI Convenção da Schultz, que acontece entre os dias 17 e 21 de março, o estado de Alagoas se torna o destino de destaque do evento de Turismo. Logo após a abertura, Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, marcou presença ao apresentar as conquistas, anunciar novidades e destacar os fatores que mais influenciaram o desenvolvimento do setor turístico do estado, que recebeu mais de 3,2 milhões de visitantes por via aérea em 2023. Por fim, Roger Melo, guia da Luck Receptivos, apresentou as principais atrativos das regiões turísticas de Alagoas.
“Nós alagoanos valorizamos muito os agentes de viagem, pois entendemos que Alagoas é o que é por conta do trabalho de vocês, que acreditam, vendem e visitam o nosso estado. Nossa principal estratégia de promoção são os famtrips justamente porque sabemos que ao nos visitar, vocês conhecem e se apaixonam pelos nossos destinos, facilitando muito as vendas”, começa Bárbara.
Ela relembra ainda que a Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur-AL) é bastante recente, tendo se separado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Foi em janeiro de 2023 que o governador Paulo Dantas conferiu o protagonismo que o setor merece. Com isso, iniciamos um trabalho muito mais efetivo. Por mais que seja um estado pequeno, há muito o que mostrar, tanta beleza natural, cultura, gaastronomia e turismo de base comunitária. Dos nossos 102 municípios, 53 são considerados turísticos pelo Mapa do Turismo do Ministério do Turismo (MTur)”, destaca Bárbara.
Com a instituição da pasta, o orgão foi responsável por realizar um planejamento estratégico, a partir do diagnóstico de tudo que o estado tem a oferecer, e reforçar os investimentos em infraestrutura, promoção e marketing. “A hotelaria se desenvolveu muito e, hoje, o estado conta com cerca de 50 mil leitos, desde empreendimentos hoteleiros pé na areia e grandes resorts, até hotéis urbanos de alto padrão, pousadas de charme, luxo, entre outros. No que se refere à promoção, estamos participando das principais feiras de Turismo e firmando diversas parcerias estratégicas”, revela Bárbara.
O estado também tem apostado na capacitação e qualificação de mão de obra, visto que é um dos principais gargalos do setor. Neste âmbito, a Setur-AL instituiu o programa Escola do Turismo, que oferta 11 mil vagas gratuitas para que as pessoas possam adentrar no mercado de trabalho e, no caso de profissionais do setor, se especializar ou aperfeiçoar com os mais de 35 temas abordados.
O esforço da pasta já rendeu frutos, visto que o Turismo de Alagoas bateu diversos recordes de visitantes recentemente, além de um crescimento constante na malha aérea, que costumava ser outro gargalo do setor. Em 2023, o Aeroporto de Zumbi de Palmares recebeu 2,35 milhões de passageiros, o maior número já registrado até então. O terminal rodoviário também registrou mais de um milhão de passageiros, batendo recorde dos últimos quatro anos e refletindo a maior interiorização do Turismo do estado. Só em fevereiro de 2024, o estado registrou aumento de 18% de visitantes frente ao mesmo mês do ano passado, e de 21% em relação ao mesmo período de 2019, período pré-pandemia.
O constante crescimento no número de visitantes de Alagoas também é responsável por garantir cada vez mais parcerias com companhias aéreas, resultando em diversos ampliações na malha aérea do estado. “O ano de 2023 marcou a história de Alagoas, com mais de 40 voos semanais extras. Para 2024, já garantimos um aumento de, pelo menos, 30% da nossa malha aérea. São números que nos deixam muito felizes e estamos muito contentes em saber que irão conhecer alguns dos inúmeros atrativos do estado”, completa Bárbara.
Turismo de Alagoas
Alagoas oferece uma gama diversificada de experiências turísticas, desde praias paradisíacas até destinos ricos em história e cultura afro-brasileira, segundo Melo. São mais de 250 quilômetros (km) de litoral e 240 km de rio São Francisco, banhados pelo sol em mais de 300 dias do ano, garantindo uma temperatura média entre 22ºC e 30ºC. As praias alagoanas são reconhecidas como algumas das mais belas do Brasil, com muitas delas certificadas com Bandeira Azul, além de ter um dos melhores custo-benefícios da região Nordeste. Além disso, tanto a capital, quanto o estado como um todo, são de fácil acesso e sua versatilidade de destinos e atrativos atendem gostos dos mais variados perfis de turistas.
Por fim, o guia da Luck Receptivos apresentou os principais destinos das regiões turísticas de Alagoas. Entre os destaques, estão as praias de Ponta Verde, Ipioca, Gunga, do Francês, Orla de Maceió, Costa dos Corais, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Maragogi, Jequiá da Praia, Foz do rio São Francisco, Penedo, Marechal Deodoro, Mirante do Talhado e o Quilombo de Palmares.
A viagem da redação do Brasilturis Jornal para o evento foi segurada pela Vital Card.
Agenda