Em um semestre marcado por intensa atividade e colaboração estratégica, o Visit Iguassu revelou resultados promissores para impulsionar o turismo em Foz do Iguaçu. Este período foi caracterizado por um esforço conjunto para captar eventos, capacitar agentes de viagens e maximizar a visibilidade digital com impactos positivos tanto na economia local quanto na percepção internacional de Foz do Iguaçu. O balanço de ações do primeiro semestre de 2024 foi apresentado na última quinta-feira (04), durante a terceira reunião de Conselhos Eleitos da Gestão 2024 e 2025.

No setor de Visitors, foram contabilizadas 34 ações de mercados, considerando que o Visit Iguassu participou ativamente de 10 feiras e eventos tanto no Brasil quanto internacionalmente, além de apoiar a realização sete famtours em parceria com operadoras de turismo, que trouxeram agentes de viagens para Foz do Iguaçu. No período, foram realizados nove workshops de vendas do Destino em âmbito nacional com as ações conhecidas como Boteco do Iguaçu, que reuniram 835 agentes de viagens em diversas cidades brasileiras e cinco workshops internacionais em parceria com a Embratur, nos países do Uruguai, Chile, Colômbia, Argentina e Peru. Destaque também para a realização de três webinars direcionados a operadoras e agências internacionais, especialmente voltados ao mercado norte-americano e canadense.

No setor de Eventos, o primeiro semestre foi marcado pela captação de 12 novos eventos para Foz do Iguaçu, que serão realizados até 2027. Esses eventos captados vão reunir 17,3 mil participantes, que permanecerão uma média de 3,8 dias em Foz do Iguaçu, injetando uma média de R$ 98,6 milhões na economia local.  Também foram apoiados 13 eventos que aconteceram em Foz no primeiro semestre de 2024 e estão em captação outros 17 eventos para serem realizados nos próximos anos no Destino.

Além disso, foram realizadas 09 visitas técnicas e o Visit Iguassu ainda participou de 05 feiras do segmento Mice, resultando em um total de 308 profissionais de eventos treinados para vender o Destino Iguaçu.

“Todas as ações realizadas pelo Visit Iguassu são planejadas e alinhadas em conjunto com as empresas associadas, tendo um plano de ações e um orçamento aprovado em Assembleia Geral. São estipuladas metas por setor, que são acompanhadas constantemente pelos Conselheiros eleitos garantindo o cumprimento da agenda previamente elaborada de forma conjunta. A equipe técnica é enxuta e muito produtiva, o que garante os resultados alcançados sempre reforçando a parceria entre a instituição e as empresas associadas, que apoiam constantemente as ações que são pensadas como oportunidades de negócios”, explica Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu.

O setor de Comunicação e Marketing do Visit Iguassu promoveu 14 ações com influenciadores e quatro com jornalistas, incluindo parcerias com programas de TV reconhecidos como o Plug da RPC e o Chega Mais do SBT. As campanhas impactaram 8,6 milhões de pessoas, com destaque para a performance no LinkedIn, que registrou mais de 356 mil impressões. A presença com o especial publicitário no portal G1 que traz conteúdos sobre o Destino Iguaçu e nas emissoras afiliadas à Rede Globo no Paraná também contribuiu significativamente para a visibilidade de Foz do Iguaçu.

Durante o primeiro semestre, o Visit Iguassu celebrou a adesão de 17 novos associados e está prospectando a entrada de outras nove empresas. Atualmente, o Instituto conta com 119 associados, incluindo empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai).

“O Instituto segue um planejamento estratégico elaborado em conjunto com seus associados e também atua fortemente em conjunto com as instituições que compõem a Gestão Integrada do Turismo, que permite ampliar o leque de atuação e de posicionamento do Destino Iguaçu em mercados estratégicos”, reforça Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, que também destacou que os resultados alcançados refletem um intenso trabalho de equipe para cumprir as metas estabelecidas para 2024 e continuar desenvolvendo a economia local por meio do turismo.

“As ações do Destino no mercado norte-americano e canadense também estão sendo intensificadas para atrair mais turistas daqueles países por meio de uma agenda direcionada tanto para o trade quanto para a mídia, levando a marca e a estratégia Foz do Iguaçu Destino do Mundo, em uma ação colaborativa entre a Secretaria de Turismo de Foz, o Turismo Itaipu, o Visit Iguassu e o Fundo Iguaçu”, completa Jaime.