Na última segunda-feira (15), o aeroporto de Porto Alegre voltou a realizar procedimentos de embarque e desembarque, em uma operação temporária acompanhada de perto e com muito entusiasmo por profissionais do turismo, em especial pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS).

Para João Augusto Machado, presidente da entidade, mesmo que ainda não exista uma previsão de retorno dos pousos e decolagens no aeroporto da Capital, essa movimentação de passageiros novamente no local de costume é um passo relevante para recuperar a normalidade tão aguardada pelo setor de viagens. “Sabemos que o cenário ainda não é o ideal, que existem inconvenientes, mas já é uma importante sinalização de que as coisas vão, sim, voltar ao normal”, comentou.

O check-in de passageiros e controle de segurança utilizam a parte que não foi impactada pela enchente, nos pisos 2 e 3, e possibilita viabilizar esses processos de forma mais ágil e eficaz do que no Terminal Park Shopping Canoas. Esta eficiência foi observada por Chayenna de Amorim, vice-presidente Financeira da Abav-RS, que esteve presente no primeiro dia de reabertura parcial do Salgado Filho. Segundo ela, tudo transcorreu bem, de forma ordenada e tranquila.

“Estamos felizes. As coisas acontecem gradativamente e cada passo simboliza um respiro para o turismo gaúcho. Sabemos o quanto a volta do aeroporto de Porto Alegre é importante para o nosso setor”, declarou Chayenna. Além dela, Rita Vasconcelos, vice-presidente Administrativa da Associação, também compareceu para acompanhar o funcionamento de perto.

Esta observação atenta de cada movimento para a recuperação do aeroporto e dos anúncios da Fraport – concessionária que administra o terminal e as operações da Base Aérea de Canoas – tem sido parte da rotina de diversas agências de turismo gaúchas e principalmente da Abav-RS, que representa mais de 180 empresas do segmento. Afinal, o pleno retorno do Salgado Filho é o ponto chave para recuperar o segmento turístico do RS.

“Para as agências de viagens o principal desafio atualmente é o aeroporto. A partir do momento que ele estiver operando em sua totalidade e retomarmos a quantidade de voos habitual, o turismo voltará a crescer com certeza”, acrescenta o Presidente da Associação.

Iniciativas

Enquanto não há previsão do pleno retorno do Porto Alegre Airport, a entidade trabalha em outras frentes para garantir a sustentabilidade do trade turístico do Estado. Uma das iniciativas foi, por exemplo, uma recente viagem de visita técnica ao aeroporto de Florianópolis (SC) – que atualmente se mostra como a alternativa com melhor infraestrutura para atender a demanda de passageiros impactados. Em parceria com a Ugart, a missão foi familiarizar os agentes de viagens do RS com o Floripa Airport, através de um tour guiado conhecendo sua estrutura e diferenciais.

Famtours organizados pela entidade, e operados por parceiros da Serra Gaúcha, também incentivam o turismo interno, levando profissionais para conhecer e explorar melhor as oportunidades e atrativos do interior do Estado. Diversas promoções e pacotes com condições especiais de viagens têm ajudado a atrair visitantes e dar ainda mais destaque a estes destinos regionais.

Outro projeto encabeçado pela Abav-RS para fomentar o setor foi a criação de um Banco de Talentos para conectar profissionais em busca de ofertas no mercado com as agências de viagens que possuem vagas de trabalho. Os interessados em cadastrar seu currículo podem acessar este link, enquanto as agências podem registrar suas oportunidades por meio deste link.

Há ainda a campanha Passaporte Solidário, em parceria com Ugart, Linkka Seguros e GTA Seguros, que iniciou arrecadando mais de R$159 mil, repassados para agências e profissionais do setor afetados pela enchente. Agora, uma segunda etapa da ação solidária pretende unir doações de utensílios a quem precisa reconstruir seu lar, através do site passaportesolidario.com.br.