Em uma reviravolta nas tendências de viagem, Millennials e a Geração Z estão priorizando destinos autênticos em vez de destinos “instagramáveis”. Dados do estudo VisualGPS da Getty Images revelam que 65% dos jovens dessas gerações estão mais inspirados a buscar e compartilhar experiências que reflitam a realidade dos locais visitados, ao invés de momentos artificiais e editados.
A superexposição de destinos turísticos nas redes sociais contribuiu para a superlotação e deterioração de muitos locais, impactando negativamente a experiência dos viajantes e a qualidade de vida dos moradores. Exemplos incluem a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Conforme a pesquisa, 1 em cada 3 jovens usa redes sociais e perfis de viagem para escolher destinos. No entanto, tendências como “Instagram vs. Realidade” mostram as desvantagens de destinos populares, como multidões e filas. Conceitos como “turistificação” e “gentrificação” também ganharam destaque, evidenciando os efeitos negativos da exploração de destinos populares nas redes sociais.
Impacto da publicidade no setor de Turismo
Gabriel Carreiro de Melo, especialista em Conteúdo Criativo da Getty Images na América Latina, destaca a necessidade de reavaliar a linguagem visual em campanhas de marketing e publicidade para atrair o público jovem a destinos “instagramáveis”. “Em vez de imagens estilizadas e irrealistas, é essencial optar por conteúdo mais autêntico”, afirma Gabriel. O especialista recomenda:
Mostrar a realidade local: Incorporar imagens e vídeos que representem a vida cotidiana e interações genuínas com a cultura e a comunidade local. Destacar experiências personalizadas e acessíveis.
Promover a sustentabilidade: Usar imagens e vídeos que mostrem práticas de turismo responsável, acomodações ecologicamente corretas e atividades sustentáveis.
Diversidade e representação: Incluir pessoas de várias idades, etnias, níveis socioeconômicos e tipos de corpo para refletir a diversidade dos viajantes e das comunidades locais.
Em meio ao surgimento de deepfakes e imagens geradas por IA, a credibilidade e a confiança no conteúdo publicado são essenciais. A pesquisa VisualGPS mostra que 46% dos Millennials e da Geração Z no Brasil não confiam mais no que veem nas redes sociais, e 98% concordam que imagens e vídeos autênticos são essenciais para estabelecer confiança.
“A autenticidade e a transparência são agora mais importantes do que nunca na tomada de decisões. As empresas que conseguirem capturar e transmitir esses valores por meio de suas campanhas se destacarão em um mercado cada vez mais consciente e exigente”, conclui Gabriel Carreiro de Melo.
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