O apagão cibernético que afetou diversas redes e aplicativos ao redor do mundo nesta sexta-feira (19) não impactou os aeroportos brasileiros, de acordo com Síllvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. O ministro afirmou que não foram registradas falhas nas operações de tráfego aéreo no Brasil.

Silvio Costa Filho declarou que está acompanhando de perto a situação juntamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir que o transporte aéreo brasileiro não sofra prejuízos. “Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu Costa Filho na rede social X.

No fim da manhã, o ministro voltou a falar sobre o caso e apontou que operações de check-in de algumas companhias foram afetadas mas sem grandes impactos no tráfego aéreo. “[…] Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, relatou.

Enquanto o Brasil permanece sem impacto, companhias aéreas, empresas ferroviárias, do setor de telecomunicações e mídia em diversos países enfrentaram problemas devido a uma grande falha nos sistemas de TI.

O Brasilturis entrou em contato com a Gol, Latam e Azul, principais companhias aéreas que operam no Brasil, em busca de orientações aos passageiros com voos marcados para esta sexta. Confira, abaixo, o que recomenda cada uma delas.

Latam

O Grupo Latam informa que sua operação está funcionando normalmente e que não foi afetada pela falha global da CrowdStrike, fornecedora da Microsoft.

O Grupo Latam reitera seu compromisso com a segurança como um valor inegociável em suas operações, buscando sempre proteger a integridade e o bem-estar dos passageiros, e reforça que continuará acompanhando de perto a situação.

Azul

A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.

Os clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A orientação é que os clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A companhia recomenda que os clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados.

Gol

Os sistemas e as operações da Gol nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.