BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Apagão cibernético no Brasil: Latam, Gol e Azul orientam clientes

O apagão cibernético que afetou diversas redes e aplicativos ao redor do mundo nesta sexta-feira (19) não impactou os aeroportos brasileiros, de acordo com Síllvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. O ministro afirmou que não foram registradas falhas nas operações de tráfego aéreo no Brasil.

Silvio Costa Filho declarou que está acompanhando de perto a situação juntamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir que o transporte aéreo brasileiro não sofra prejuízos. “Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da @oficial_Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, escreveu Costa Filho na rede social X.

No fim da manhã, o ministro voltou a falar sobre o caso e apontou que operações de check-in de algumas companhias foram afetadas mas sem grandes impactos no tráfego aéreo. “[…] Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, relatou.

Enquanto o Brasil permanece sem impacto, companhias aéreas, empresas ferroviárias, do setor de telecomunicações e mídia em diversos países enfrentaram problemas devido a uma grande falha nos sistemas de TI.

O Brasilturis entrou em contato com a Gol, Latam e Azul, principais companhias aéreas que operam no Brasil, em busca de orientações aos passageiros com voos marcados para esta sexta. Confira, abaixo, o que recomenda cada uma delas.

Latam

O Grupo Latam informa que sua operação está funcionando normalmente e que não foi afetada pela falha global da CrowdStrike, fornecedora da Microsoft.

O Grupo Latam reitera seu compromisso com a segurança como um valor inegociável em suas operações, buscando sempre proteger a integridade e o bem-estar dos passageiros, e reforça que continuará acompanhando de perto a situação.

Azul

A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.

Os clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A orientação é que os clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A companhia recomenda que os clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados.

Gol

Os sistemas e as operações da Gol nos aeroportos não sofreram impactos até o momento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta...

Epicentro foi registrado próximo a Heraclio; região enfrenta abalos frequentes desde o início do ano

Portugal adota novo controle migratório com...

Mudança pode causar filas em aeroportos; novos sistemas integram plano europeu de modernização de fronteiras

Olímpia (SP) sanciona lei sobre cassinos...

Texto de Olímpia depende da aprovação de projeto no Congresso que legaliza jogos de azar em todo o Brasil

MTur e IFSul abrem 6 mil...

Iniciativa oferece formação a distância em áreas estratégicas, como recepção hoteleira, eventos e idiomas

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS