A partir desta quinta-feira (1), as companhias aéreas Gol e Latam não farão mais o transporte de animais de pequeno portes em voos para os Estados Unidos. Os motivos da suspensão do serviço são as novas restrições impostas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) para países de alto risco de raiva canina, como o Brasil. A Azul já não realizava esse serviço.

As novas regras estabelecem requisitos para entrada de cães e gatos, incluindo cães de serviço, independente da raça, para importadores e companhias aéreas e já começa a valer nesta quinta-feira (1). De acordo com o governo norte-americano, os novos requisitos têm o objetivo de amenizar o risco à saúde pública associado à variante do vírus da raiva, que pode ser transmitido a humanos por cães e gatos.

Por meio de notas, a Gol e a Latam se pronunciaram, explicando o que será feito. A Latam suspendeu o serviço até que seja concluída a implementação necessária para cumprir os requisitos estabelecidos e aguarda mais informações das autoridades para entender se as reservas existentes com transporte confirmado de um animal e/ou animal de serviço a partir de 1° de agosto podem se qualificar em alguma exceção.

Enquanto a Gol comunicou que não fará o transporte de cães e gatos até que todas as exigências necessárias sejam implementadas. A companhia também aguarda orientações para verificar se as reservas existentes com transporte de animais de estimação ou animais de serviço a partir de 1º de agosto poderão ser consideradas para alguma exceção.

Confira, abaixo, as notas oficiais das companhias aéreas na íntegra:

Latam

“O serviço de transporte de cães e gatos (animais em serviço, na cabine e porão) de/para os Estados Unidos em voos da Latam está suspenso para todas as viagens com data de chegada ou partida a partir de 31 de julho de 2024, até novo aviso.”

Gol

“Devido às novas diretrizes das autoridades dos Estados Unidos, a Gol suspendeu temporariamente o transporte de animais nos voos com origem ou destino aos Estados Unidos, a partir de 31 de julho de 2024.”

Azul

“A Azul informa que, devido à restrição na entrada de cães nos aeroportos de Fort Lauderdale e Orlando, na Flórida, por determinação do CDC (Centers of Disease Control and Prevention, agência de saúde e prevenção dos EUA), a Azul já não realizava este tipo de transporte nas viagens para os Estados Unidos.”