Um levantamento recente da Conversion, agência especializada em SEO, mostra um aumento significativo no interesse dos brasileiros por viagens aéreas mais confortáveis. O estudo, que explora dados disponíveis nos últimos 12 meses, revela forte crescimento nas buscas por termos relacionados a voos em classes superiores e serviços premium.

Pesquisas pelo termo “executiva Avianca” dispararam 420%, enquanto “voos executiva baratos” registra 300%. Empatadas, aparecem as expressões “passagem executiva preço” e “classe econômica premium”, com aumento de 200% nas buscas. Destaca-se ainda o termo “diferença entre classe econômica e econômica premium Latam”, com alta de 300%, evidenciando que os usuários procuram conhecer as vantagens de cada categoria.

O cenário também reflete em outras companhias aéreas. A Avianca teve o maior aumento nas pesquisas por voos em primeira classe, classe executiva ou econômica premium, com 8 menções, seguida por Emirates, com 2 menções, depois Latam, Tap e Iberia. Essas referências indicam uma mudança no comportamento dos turistas brasileiros, que priorizam cada vez mais experiências agradáveis e personalizadas durante os voos.

Quais são as principais diferenças entre as classes de avião?

A classe econômica é a opção mais acessível para viagens aéreas, e ocupa a maior parte do avião. Os assentos são mais próximos, com menos espaço para as pernas e reclinação, mas a categoria oferece serviços básicos como refeições, fones, cobertores e TV com filmes e jogos. No entanto, é importante considerar o trajeto e a companhia, pois, em voos curtos ou com empresas “low cost”, os serviços podem ser reduzidos, e até mesmo o entretenimento pode não estar incluso.

Com poltronas mais largas, estofado macio, mais espaço para as pernas e reclinação superior, a classe econômica premium é um upgrade entre as categorias econômica e executiva. O check-in e embarque são mais rápidos, e as refeições são mais elaboradas em voos internacionais, além de disponibilizar acesso a salas de espera exclusivas.

Na classe executiva, a experiência de voo é superior às outras duas, mas ainda abaixo da primeira classe, quando se fala em conforto e luxo. Os assentos são mais espaçosos, com largura de até 86 cm, permitindo que se espreguice com facilidade. As poltronas reclinam bastante e alguns modelos até se transformam em camas, ideal para quem deseja um descanso completo durante o trajeto.

Para muitos viajantes, a primeira classe é ainda um sonho distante. Verdadeiros “quartos de hotel” a 30 mil pés de altitude, os assentos são quase camas king size, e os mimos incluem pijamas, chinelos e até um menu degustação, com diversas opções de pratos e vinhos. Para completar essa vivência, algumas companhias ainda servem champanhe aos passageiros da primeira classe.

Dicas para deixar o voo mais confortável

Viajar de avião por longas horas pode ser cansativo, mas algumas dicas podem torná-lo mais aconchegante, mesmo na classe econômica. Escolha vestir peças produzidas com materiais respiráveis como cashmere ou moletom, de cores escuras, para evitar sujar. Use meia de média compressão, responsável por auxiliar na circulação sanguínea dos membros inferiores. Assim, provavelmente, a circulação não será interrompida por permanecer sentado durante muito tempo.

Fones de ouvido com tecnologia de redução de ruído conseguem bloquear os sons da cabine e conversas altas, proporcionando um ambiente mais tranquilo para descanso. Caso não tenha travesseiro de pescoço, cachecóis ou echarpes servem como apoio para a cabeça. Na nécessaire, não devem faltar os itens essenciais de higiene, como escova e pasta de dente, protetor labial, remédios e escova de cabelo, para evitar imprevistos.