O Ministério de Turismo de Israel anunciou a prorrogação do início do novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) para turistas de países isentos de visto. Inicialmente previsto para entrar em vigor em 1º de agosto de 2024, o ETA-IL agora será implementado em 1º de janeiro de 2025.

A decisão foi tomada após uma revisão completa pelo PIBA (Autoridade de População e Imigração de Israel) em resposta a solicitações de companhias aéreas que necessitavam de mais tempo para se preparar para as mudanças tecnológicas exigidas pelo novo sistema.

O sistema ETA-IL foi introduzido com o objetivo de facilitar e agilizar o processo de entrada para turistas de países que não precisam de visto para visitar Israel. A fase piloto começou em 1º de junho de 2024 com um grupo seleto de países e foi expandida para todos os países isentos de visto em 1º de julho de 2024. Contudo, devido às necessidades de adaptação das companhias aéreas e outras partes interessadas, o período piloto será estendido por mais cinco meses, permitindo uma transição mais suave e eficiente.

O Ministério de Turismo de Israel reforça a importância de todas as partes envolvidas se prepararem para a nova data de implementação. Para obter mais informações sobre os requisitos e procedimentos do ETA-IL, os interessados podem acessar o site oficial: https://israel-entry.piba.gov.il/. Esta mudança visa garantir que todos os sistemas estejam completamente prontos e operacionais, promovendo uma experiência mais agradável e eficiente para os turistas que visitam Israel.