Aberto ao público para o almoço de segunda a sexta-feira com um menu único e sustentável, o restaurante social também atua como refeitório comunitário, oferecendo todas as noites jantares solidários a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As refeições são preparadas por cozinheiros e chefs formados pela própria Gastromotiva, reaproveitando ingredientes e evitando desperdício. Esses jovens contam com a ajuda de grandes chefs de vários lugares do mundo, que assinam o cardápio do Refettorio na preparação dessas refeições.
Para Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio, a parceria com o Refettorio Gastromotiva é um exemplo de como iniciativas sustentáveis podem ser incorporadas ao setor turístico. Ele considera, ainda, essa colaboração uma excelente oportunidade para que os grupos de incentivo conheçam um trabalho de extrema relevância para a cidade.
“Com essa parceria, buscamos destacar projetos que promovem a responsabilidade social e enriquecem a experiência dos turistas que visitam nossa cidade. Eles terão a oportunidade de se conectar com a culinária local e se envolverem em ações que incentivam a sustentabilidade e o impacto positivo na comunidade. Além disso, essa conexão reforça para os grupos de incentivo a importância de incluir ações de responsabilidade social nas experiências oferecidas aos visitantes,” afirmou.
Os beneficiários são atendidos e servidos por voluntários, saboreando os mesmos cardápios que os clientes comeram no almoço, com entrada, prato principal, sobremesa e bebida, desfrutando da mesma refeição. Qualquer pessoa a partir de 12 anos pode se voluntariar para atender esses beneficiários, inclusive turistas.
“É uma honra estarmos nessa rede de parceiros do Visit Rio. A Gastronomia Social é muito ampla, e um turismo social e sustentável pode fazer parte desse movimento, tendo a capacidade de causar impacto social e contribuir com a segurança alimentar. O nosso Refettorio já faz parte do roteiro turístico do Centro do Rio, e agora, tenho certeza de que mais turistas vão visitar e saborear o almoço oferecido, contribuindo, assim, para garantir uma refeição digna para quem mais precisa,” disse David Hertz, fundador e presidente da Gastromotiva.
Um dos principais pilares da organização, fundada há 18 anos, é o combate ao desperdício de alimentos por meio do aproveitamento integral dos insumos utilizados no preparo das refeições. Ao longo desses anos, mais de 2 milhões de pessoas já foram impactadas pela iniciativa, cuja meta é alcançar 10 milhões até 2030.
Agenda