Gramado (RS) – Pequenos agricultores rurais poderão ser caracterizados como produtores turístico e podem integrar, assim, o Cadastur. A informação foi repassada por Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, durante painel no Connection Terroirs do Brasil 2024, realizado em Gramado (RS).

A iniciativa caracteriza turismo rural como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas em compromisso com a produção agropecuária, para agregar valor a produtos e serviços e promover o patrimônio cultural e natural da comunidade, como folclore e festejos, especialmente os da agricultura familiar.

Segundo Zuanazzi, o pequeno produtor deve mudar a mentalidade de seu negócio e passar a atrair turistas para sua propriedade, em vez de levar sua produção para vender em outras localidades. “Estamos diante de uma grande oportunidade do agroturismo, da agroindústria turística. Não há como buscar desenvolvimento sem o Turismo envolvido”, pontuou.

Para Milton, a solução pode ser mais barata do que aparenta. O secretário acredita que a mudança de estratégia e utilizar políticas públicas para receber turistas em propriedades rurais é um caminho para a ascensão do turismo em determinadas regiões, incentivando o turismo interno. “Precisamos mostrar a riqueza do nosso Brasil para os brasileiros, não só para o visitante internacional. É necessário um esforço para andar pelo país e conhecer a história de cada localidade“.

“Por vezes temos dificuldade em vender o país lá fora devido a grande riqueza de cultura e diversidade, e utilizamos fotos e vídeos para destacar as regiões. O turismo interno é a mesma coisa, é preciso andar para conhecer”, incentivou Zuanazzi

Por último, Milton pediu que estratégias sejam repensadas e que produtores incluam o Turismo em seus objetivos. “Espero que minhas palavras estimulem vocês a pensar de forma mais estratégica sobre nossas atitudes acerca do setor mais essencial no século XXI: o Turismo. Não há desenvolvimento sem ele”, concluiu.