Um dos principais atributos da WTM London, parte do portfólio World Travel Market (WTM), é o compartilhamento de dados, insights e tendências com potencial para apoiar todos os players da indústria de Turismo na tomada de decisão. Esse compromisso foi reforçado com o lançamento do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas internacionais que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, e divulgado durante a WTM London, o relatório utiliza um extenso banco de dados que abrange cerca de 185 países para fornecer análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico em comparação com 2019.

Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.

O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. O México, segundo maior mercado, terá uma retração de 16% em 2023, com projeção de crescimento de 12% em 2024, enquanto o Brasil, terceiro maior, amargará uma queda de 22% neste ano e deve apresentar alta de 9% no próximo.

Diante das tendências apresentadas, os dados sinalizam a importância do turismo interno para a retomada do setor na região. O estudo destaca a necessidade de as empresas estarem atentas às mudanças no comportamento do consumidor e adaptarem suas estratégias para atender às demandas de um novo cenário pós-pandemia.

Além do compromisso de compartilhar dados e conhecimentos, a WTM segue estimulando o desenvolvimento do setor por meio de plataformas e eventos, entre os quais se destaca o WTM Latin America. A feira de turismo reúne profissionais de viagens de todo o mundo para networking, debates, apresentação de destinos e oportunidades de negócios. A próxima edição, cujo tema já foi revelado, acontece de 3 a 5 de abril de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.